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Plano de aula > História > 8º ano > O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

Plano de aula - A Revolta de Vila Rica e as ideias liberais no século XVIII

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Revolta de Vila Rica e as ideias liberais no século XVIII

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Textos impressos ou projetor, se disponível.

Material complementar:

Livreto Museu do Ouro (página 16 - 17):

https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf

Trecho livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia em voz alta para os alunos o objetivo da aula. Os alunos devem conseguir ao longo da aula identificar a principal causa da Revolta de Vila Rica e a influência das ideias iluministas no movimento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a imagem sobre os locais onde os impostos trazem mais bem-estar, para que analisem a utilização dos impostos em diferentes locais e reflitam sobre o destino dessas cobranças. Esta proposta é interessante para iniciar a aula, que tratará sobre a cobrança de impostos no Brasil colônia, possibilitando a reflexão sobre esta prática no passado e no presente. Para nortear a análise da imagem, você pode propor questionamentos como:

  • Você conhece os 5 primeiros países apresentados na tabela?
  • Por que esses países apresentam esse índice?
  • Você acredita que quanto mais imposto um país arrecada menos desigualdade social existirá nesse território? Por quê?
  • Você concorda com a posição do Brasil no gráfico apresentado?

Gráfico: Onde os Impostos trazem mais bem-estar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mS4VXsy96aRD76xFpcsAYjNXpq4bjUhSdyuKSmSQ623eW8Cf4WQ4nEVHwA5d/his8-05und03-onde-os-impostos-trazem-mais-bem-estar.pdf

Para você saber mais:

FUENTES, André. Brasil, o país onde os impostos fazem menos pela população. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/brasil-o-pais-onde-os-impostos-fazem-menos-pela-populacao/>. Acesso em: 7 dez. 2018.

Professor, os dados do gráfico apresentado foram baseados em uma pesquisa do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. O IBPT é uma instituição privada que desde a década de 1990 se dedica ao estudo do sistema tributário no Brasil, apresentando pesquisas críticas sobre a cobrança e a utilização de impostos no país. Para saber mais sobre o IBPT e ter outras informações sobre suas pesquisas, veja:

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Disponível em: https://ibpt.com.br/ Acesso: 25 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos a imagem da barra de ouro fundida no século XVIII e as explicações dos detalhes de suas inscrições contidas na imagem do Museu do Ouro. A proposta é que os alunos possam entender que o objetivo do governo era controlar a circulação do ouro no país. Para este trabalho de análise da fonte, você pode indicar alguns questionamentos aos estudantes:

  • O que as inscrições da peça de ouro indicam?
  • Qual seria o objetivo da Coroa em cunhar estas peças?
  • Como os governos fazem para ter controle sobre o dinheiro em um país?

Caso não possua um projetor à sua disposição o professor pode imprimir a página do Livro do Museu do Ouro disponibilizado pelo próprio museu no link a seguir.

Livreto Museu do Ouro: Disponível em:<https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.

Para você saber mais: Recomenda-se que o professor leia o livreto completo disponibilizado, para que possa compreender mais a respeito das fontes do período estudado.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:

  • Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
  • Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
  • Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
  • De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
  • Segundo o relato o que aconteceu?

Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:

  • Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
  • Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
  • Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
  • De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
  • Segundo o relato o que aconteceu?

Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Ao fim da aula os alunos devem conseguir relacionar a cobrança de impostos no período colonial para o sustento da coroa com a revolta de Vila Rica e indicar as influências dos pensamentos iluministas e liberais na revolta. Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa. Para refletir sobre isso, medie um debate entre os alunos sobre a importância da cobrança de impostos para a manutenção de determinados serviços e instituições no país atualmente, diferenciando o destino dos impostos no período colonial e atualmente. Você pode dividir a sala em dois grupos:

  • Grupo 1: Deve apresentar os motivos das cobranças de impostos no período colonial, as motivações da Revolta de Vila Rica e sua relação com as ideias iluministas.
  • Grupo 2: Deve expor por que eles acreditam que os impostos são cobrados até hoje, qual seu destino e refletir se a população está satisfeita com seus usos.

Para organizar as reflexões desenvolvidas, poderá ser feito um registro com uma tabela comparativa dos dois contextos. Após preencherem a tabela, os alunos podem dialogar sobre os pontos levantados. Caso tenha interesse, desenvolva uma atividade de aprofundamento, solicitando aos alunos uma entrevista com outros professores (geografia ou matemática) sobre a cobrança de impostos no Brasil.

Materiais para atividade: Tabela comparativa impressa.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BYgZeSFX6M5FD75qZSZQ5RrkZ35z9tDq3cxm68zYfqXzpMRFWjjtnp5wtJQE/his8-05und03-tabela-comparativa-de-reflexoes.pdf

Para você saber mais: Para ajudar no debate o professor pode consultar a seguinte relação dos principais impostos cobrados atualmente no Brasil.

Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/impostos/not03.htm>. Acesso em: 7 dez. 2018.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Textos impressos ou projetor, se disponível.

Material complementar:

Livreto Museu do Ouro (página 16 - 17):

https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf

Trecho livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia em voz alta para os alunos o objetivo da aula. Os alunos devem conseguir ao longo da aula identificar a principal causa da Revolta de Vila Rica e a influência das ideias iluministas no movimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a imagem sobre os locais onde os impostos trazem mais bem-estar, para que analisem a utilização dos impostos em diferentes locais e reflitam sobre o destino dessas cobranças. Esta proposta é interessante para iniciar a aula, que tratará sobre a cobrança de impostos no Brasil colônia, possibilitando a reflexão sobre esta prática no passado e no presente. Para nortear a análise da imagem, você pode propor questionamentos como:

  • Você conhece os 5 primeiros países apresentados na tabela?
  • Por que esses países apresentam esse índice?
  • Você acredita que quanto mais imposto um país arrecada menos desigualdade social existirá nesse território? Por quê?
  • Você concorda com a posição do Brasil no gráfico apresentado?

Gráfico: Onde os Impostos trazem mais bem-estar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mS4VXsy96aRD76xFpcsAYjNXpq4bjUhSdyuKSmSQ623eW8Cf4WQ4nEVHwA5d/his8-05und03-onde-os-impostos-trazem-mais-bem-estar.pdf

Para você saber mais:

FUENTES, André. Brasil, o país onde os impostos fazem menos pela população. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/brasil-o-pais-onde-os-impostos-fazem-menos-pela-populacao/>. Acesso em: 7 dez. 2018.

Professor, os dados do gráfico apresentado foram baseados em uma pesquisa do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. O IBPT é uma instituição privada que desde a década de 1990 se dedica ao estudo do sistema tributário no Brasil, apresentando pesquisas críticas sobre a cobrança e a utilização de impostos no país. Para saber mais sobre o IBPT e ter outras informações sobre suas pesquisas, veja:

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Disponível em: https://ibpt.com.br/ Acesso: 25 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos a imagem da barra de ouro fundida no século XVIII e as explicações dos detalhes de suas inscrições contidas na imagem do Museu do Ouro. A proposta é que os alunos possam entender que o objetivo do governo era controlar a circulação do ouro no país. Para este trabalho de análise da fonte, você pode indicar alguns questionamentos aos estudantes:

  • O que as inscrições da peça de ouro indicam?
  • Qual seria o objetivo da Coroa em cunhar estas peças?
  • Como os governos fazem para ter controle sobre o dinheiro em um país?

Caso não possua um projetor à sua disposição o professor pode imprimir a página do Livro do Museu do Ouro disponibilizado pelo próprio museu no link a seguir.

Livreto Museu do Ouro: Disponível em:<https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.

Para você saber mais: Recomenda-se que o professor leia o livreto completo disponibilizado, para que possa compreender mais a respeito das fontes do período estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:

  • Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
  • Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
  • Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
  • De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
  • Segundo o relato o que aconteceu?

Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

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Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:

  • Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
  • Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
  • Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
  • De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
  • Segundo o relato o que aconteceu?

Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.

Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf

Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Ao fim da aula os alunos devem conseguir relacionar a cobrança de impostos no período colonial para o sustento da coroa com a revolta de Vila Rica e indicar as influências dos pensamentos iluministas e liberais na revolta. Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa. Para refletir sobre isso, medie um debate entre os alunos sobre a importância da cobrança de impostos para a manutenção de determinados serviços e instituições no país atualmente, diferenciando o destino dos impostos no período colonial e atualmente. Você pode dividir a sala em dois grupos:

  • Grupo 1: Deve apresentar os motivos das cobranças de impostos no período colonial, as motivações da Revolta de Vila Rica e sua relação com as ideias iluministas.
  • Grupo 2: Deve expor por que eles acreditam que os impostos são cobrados até hoje, qual seu destino e refletir se a população está satisfeita com seus usos.

Para organizar as reflexões desenvolvidas, poderá ser feito um registro com uma tabela comparativa dos dois contextos. Após preencherem a tabela, os alunos podem dialogar sobre os pontos levantados. Caso tenha interesse, desenvolva uma atividade de aprofundamento, solicitando aos alunos uma entrevista com outros professores (geografia ou matemática) sobre a cobrança de impostos no Brasil.

Materiais para atividade: Tabela comparativa impressa.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BYgZeSFX6M5FD75qZSZQ5RrkZ35z9tDq3cxm68zYfqXzpMRFWjjtnp5wtJQE/his8-05und03-tabela-comparativa-de-reflexoes.pdf

Para você saber mais: Para ajudar no debate o professor pode consultar a seguinte relação dos principais impostos cobrados atualmente no Brasil.

Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/impostos/not03.htm>. Acesso em: 7 dez. 2018.

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