Trecho do livro História do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: A Revolta de Vila Rica e as ideias liberais no século XVIII
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Revoltas na América portuguesa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Textos impressos ou projetor, se disponível.
Material complementar:
Livreto Museu do Ouro (página 16 - 17):
https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf
Trecho livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf
Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia em voz alta para os alunos o objetivo da aula. Os alunos devem conseguir ao longo da aula identificar a principal causa da Revolta de Vila Rica e a influência das ideias iluministas no movimento.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a imagem sobre os locais onde os impostos trazem mais bem-estar, para que analisem a utilização dos impostos em diferentes locais e reflitam sobre o destino dessas cobranças. Esta proposta é interessante para iniciar a aula, que tratará sobre a cobrança de impostos no Brasil colônia, possibilitando a reflexão sobre esta prática no passado e no presente. Para nortear a análise da imagem, você pode propor questionamentos como:
- Você conhece os 5 primeiros países apresentados na tabela?
- Por que esses países apresentam esse índice?
- Você acredita que quanto mais imposto um país arrecada menos desigualdade social existirá nesse território? Por quê?
- Você concorda com a posição do Brasil no gráfico apresentado?
Gráfico: Onde os Impostos trazem mais bem-estar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mS4VXsy96aRD76xFpcsAYjNXpq4bjUhSdyuKSmSQ623eW8Cf4WQ4nEVHwA5d/his8-05und03-onde-os-impostos-trazem-mais-bem-estar.pdf
Para você saber mais:
FUENTES, André. Brasil, o país onde os impostos fazem menos pela população. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/brasil-o-pais-onde-os-impostos-fazem-menos-pela-populacao/>. Acesso em: 7 dez. 2018.
Professor, os dados do gráfico apresentado foram baseados em uma pesquisa do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. O IBPT é uma instituição privada que desde a década de 1990 se dedica ao estudo do sistema tributário no Brasil, apresentando pesquisas críticas sobre a cobrança e a utilização de impostos no país. Para saber mais sobre o IBPT e ter outras informações sobre suas pesquisas, veja:
Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Disponível em: https://ibpt.com.br/ Acesso: 25 de março de 2019.
Contexto
Orientações: Apresente aos alunos a imagem da barra de ouro fundida no século XVIII e as explicações dos detalhes de suas inscrições contidas na imagem do Museu do Ouro. A proposta é que os alunos possam entender que o objetivo do governo era controlar a circulação do ouro no país. Para este trabalho de análise da fonte, você pode indicar alguns questionamentos aos estudantes:
- O que as inscrições da peça de ouro indicam?
- Qual seria o objetivo da Coroa em cunhar estas peças?
- Como os governos fazem para ter controle sobre o dinheiro em um país?
Caso não possua um projetor à sua disposição o professor pode imprimir a página do Livro do Museu do Ouro disponibilizado pelo próprio museu no link a seguir.
Livreto Museu do Ouro: Disponível em:<https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Livreto-Museu-do-Ouro1.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
Para você saber mais: Recomenda-se que o professor leia o livreto completo disponibilizado, para que possa compreender mais a respeito das fontes do período estudado.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.
Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf
Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf
Problematização
Orientações: Nesta parte os alunos devem ler dois textos: o primeiro é um documento, uma carta enviada pelo governador D. Pedro de Almeida ao rei de Portugal, noticiando como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica. O segundo é um trecho do livro História do Brasil do historiador Boris Fausto, sobre a intervenção da coroa portuguesa na extração do ouro e do diamante no Brasil no século XVIII e sobre as ideias liberais e iluministas, que surgiram entre os séculos XVII e XVIII (aqui poderá retomar conceitos trabalhados em Iluminismo). Os alunos devem ser questionados quanto às ideias dos pensadores iluministas sobre o papel do Estado e sua função em relação à economia. Você pode perguntar aos alunos:
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa o que gerou uma ação revoltosa da população de Vila Rica. Também devem refletir que o Estado possui a função de servir ao povo e que de acordo com alguns pensadores iluministas, essa instituição deve intervir minimamente na economia.
Trecho da carta de Pedro Almeida ao Rei (1720): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gGvNs2ZPndf2BBPWJu5Wre3ycYk8QxqgFeemeevVMWGg3KXP5Q8kHS2DRkCK/his8-05und03-trecho-da-carta-de-pedro-almeida-ao-rei-1720.pdf
Trecho do livro “História do Brasil” de Boris Fausto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wt6wgAtEaCHbkPpU8DBvjKDndgMPuvzyynZQnMpZvXQyNEstkFZJr5Mv9rgj/his8-05und03-trecho-do-livro-historia-do-brasil.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Ao fim da aula os alunos devem conseguir relacionar a cobrança de impostos no período colonial para o sustento da coroa com a revolta de Vila Rica e indicar as influências dos pensamentos iluministas e liberais na revolta. Os alunos devem identificar que os impostos no período colonial eram cobrados para sustentar a coroa. Para refletir sobre isso, medie um debate entre os alunos sobre a importância da cobrança de impostos para a manutenção de determinados serviços e instituições no país atualmente, diferenciando o destino dos impostos no período colonial e atualmente. Você pode dividir a sala em dois grupos:
- Grupo 1: Deve apresentar os motivos das cobranças de impostos no período colonial, as motivações da Revolta de Vila Rica e sua relação com as ideias iluministas.
- Grupo 2: Deve expor por que eles acreditam que os impostos são cobrados até hoje, qual seu destino e refletir se a população está satisfeita com seus usos.
Para organizar as reflexões desenvolvidas, poderá ser feito um registro com uma tabela comparativa dos dois contextos. Após preencherem a tabela, os alunos podem dialogar sobre os pontos levantados. Caso tenha interesse, desenvolva uma atividade de aprofundamento, solicitando aos alunos uma entrevista com outros professores (geografia ou matemática) sobre a cobrança de impostos no Brasil.
Materiais para atividade: Tabela comparativa impressa.
Para você saber mais: Para ajudar no debate o professor pode consultar a seguinte relação dos principais impostos cobrados atualmente no Brasil.
Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/impostos/not03.htm>. Acesso em: 7 dez. 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, com o infográfico sobre impostos e bem-estar, e a captura (print) do slide com a imagem da barra de ouro do século XVIII e as informações. Junto, encaminhe as questões propostas. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Infográfico sobre impostos
- Você conhece os 5 primeiros países apresentados na tabela?
- Por que esses países apresentam esse índice?
- Você acredita que quanto mais imposto um país arrecada menos desigualdade social existirá nesse território? Por quê?
- Você concorda com a posição do Brasil no gráfico apresentado?
Imagem da barra de ouro
- O que as inscrições da peça de ouro indicam?
- Qual seria o objetivo da Coroa em cunhar estas peças?
- Como os governos fazem para ter controle sobre o dinheiro em um país?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe os dois documentos com os trechos da Carta de Pedro Almeida ao rei, do livro “HIstória do Brasil”, de Boris Fausto, e alguns questionamentos.
Carta de Pedro Almeida ao rei
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Trecho de “História do Brasil”
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre Iluminismo e o período histórico.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que a turma seja dividida em dois grupos, de forma que metade fique responsável por apresentar os motivos da cobrança de impostos no período colonial, as motivações da revolta de Vila Rica e a relação com as ideias iluministas, e a outra deve apresentar porque existe cobrança de impostos até hoje, qual o destino deles e refletir sobre a satisfação da população com a utilização de impostos pelo governo.
Os alunos podem escrever textos, gravar pequenos áudios ou vídeos ou produzir mini-cartazes apresentando as ideias em papel sulfite, folha de caderno ou digitais, feitos no Google Apresentações ou Google Docs, por exemplo.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem os cartazes, ou eles podem postar os textos, áudios ou vídeos nas redes sociais utilizando uma hashtag para divulgá-las.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha Cruz Dias Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
Objeto (s) de conhecimento: Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
Palavras-Chave: Revolta, Vila Rica, Iluminismo, Impostos
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