16447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - O neoliberalismo e a abertura comercial na América Latina no pós-guerra fria

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O neoliberalismo e a abertura comercial na América Latina no pós-guerra fria

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento com o texto sobre neoliberalismo, o documento com os trechos das músicas e as orientações, para que os alunos analisem as fontes. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Se possível, encaminhe junto, com os documentos, os links, para que os alunos ouçam as músicas completas no Youtube:
- Raul Seixas - Aluga-se (disponível aqui).
- Djavan - Imposto (disponível aqui).

As duas músicas fazem referência a alguns dos preceitos do neoliberalismo. Com base no texto, compare os preceitos citados nele com as ideias transmitidas pelos trechos das músicas.

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento da etapa com os dois textos e as orientações, para que os alunos ou grupos construam um quadro com os pontos positivos e negativos da influência do FMI e do Banco Mundial nas políticas latino-americanas.

Após a leitura dos textos sobre o FMI e o Banco Mundial, responda:
- Quais são os pontos positivos e negativos da influência desses organismos internacionais nas políticas dos países latino-americanos?

Construa um quadro com os benefícios desta interferência de um lado e os malefícios do outro.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder os quadros. Podem fazê-los nos próprios cadernos e enviar fotos, ou no computador e smartphone, encaminhando os arquivos para o grupo da sala, no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. para que você e os colegas possam ver. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Outra alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono para que os alunos ou grupos apresentem os quadros, você responda dúvidas e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe as orientações para que escrevam um parágrafo ou texto respondendo o questionamento:
- Os benefícios da influência do FMI e do Banco Mundial na América Latina superam os malefícios? Por quê?

Você pode criar um mural decorado no Padlet para que os alunos postem os seus textos ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, entre outros.

Se optar por fazer um momento síncrono ao final da problematização, pode aproveitar para construir o texto colaborativo com a sala toda, compartilhando a sua tela e servindo de escriba para a assembleia da turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem ouvir as músicas propostas no plano e muitas outras de Raul Seixas e Djavan no Youtube.

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_34UND02

(EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas