Contexto 1 - Imagem da Escultura Mão de Oscar Niemeyer
Plano de Aula
Plano de aula: A América Latina no contexto pós-Guerra Fria
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos ou projetor. Mapa-múndi ou mapa da América. Folhas de papel sulfite.
Material complementar:
Imagem da escultura Mão, de Oscar Niemeyer, para impressão:
O significado da escultura Mão, de Oscar Niemeyer, e fala de Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura, para impressão:
Mapa: O Mundo bipolar de 1945 até o final da década de 1980, para impressão:
Trechos de artigos científicos - Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil, de Márcio Pochmann, e América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria”, de Mônica Hirst, para impressão:
Glossário para impressão:
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
Sobre o Memorial da América Latina:
http://www.memorial.org.br/o-memorial/
Biografia de Oscar Niemeyer:
http://www.memorial.org.br/obras-de-arte/mao/biografia-oscar-niemeyer/
Links para os artigos completos:
Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil, de Márcio Pochmann
http://www.scielo.br/pdf/spp/v18n2/a02v18n2.pdf
América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria, de Mônica Hirst
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo desta aula é fazer com que os estudantes compreendam a posição subalterna ocupada pela América Latina no pós-Guerra Fria.
Segundo o Dicionário de História do Mundo, Geopolítica é “Uma abordagem para compreender a política internacional que busca explicar o comportamento político dos Estados em termos de variáveis geográficas, tais como tamanho ou localização”, p. 298
WRIGHT, Edmund; LAW, Jonathan. Dicionário de História do Mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas. Projete, imprima ou escreva no quadro as perguntas acima. Em seguida, apresente a imagem da escultura Mão,
de Oscar Niemeyer, para a turma, por meio de impressão ou projeção e peça que os alunos descrevam-na com detalhes.
É esperado que comentem a presença de uma escultura de uma mão aberta e façam referência a uma mancha vermelha nela, talvez comparando-a a sangue. Pergunte aos alunos: O que significa a mancha vermelha na mão? O que o formato desta mancha representa? Caso os alunos não relacionem a mancha ao mapa da América Latina, apresente um mapa-múndi ou um mapa da América para que comparem os formatos. Pergunte se há alguma semelhança entre o mapa e a mancha na mão.
Em seguida, peça que opinem a razão pela qual a América Latina foi representada como uma mancha de sangue. É esperado que associem a dor, sofrimento e morte.
Após as discussões, apresente o texto “O significado da escultura Mão, de Oscar Niemeyer”, e a fala de “Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura” por meio de impressão ou projeção. Leia ou peça que um dos alunos leia em voz alta. Pergunte qual foi a intenção de Niemeyer ao criar esta escultura.
Espera-se que os alunos façam referência à opressão sofrida pelo povo latino-americano e ao desejo de promover a união entre os países da região. Caso os alunos tenham dificuldade de compreender algum dos termos, peça que os demais tentem explicá-lo. Se ainda assim não ficar claro, solicite que algum aluno procure no dicionário e leia para a turma.
Para concluir esta etapa, lance a pergunta para reflexão: Por que Oscar Niemeyer disse que a América Latina deveria se proteger das intervenções do capitalismo internacional?
Materiais complementares
Imagem da escultura Mão, de Oscar Niemeyer, para impressão:
O significado da escultura Mão e fala de Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zUudqsx6jwGBprpZDbPACsSbwGZkhkPJfP4DX7zRgttqGSE5vmaEQwBJWuv9/his9-34und01-contexto-2-o-significado-da-escultura-mao-e-oscar-niemeyer-sobre-o-sentido-da-escultura.pdf
Contexto
Continuação
Contexto
Continuação
Contexto
Continuação
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apesar do fim da Guerra Fria, muito da estrutura de poder do período permaneceu. Para compreender a América Latina pós-Guerra Fria é necessário entender sua posição durante o período anterior. Para isso, apresente, por meio de projeção ou impressão, o mapa das áreas de influência durante o período bipolar. Peça que os alunos identifiquem as áreas centrais do mundo capitalista e as áreas de influência.
Se necessário, apresente um mapa-múndi para que os alunos possam citar alguns países que fazem parte das áreas centrais e das áreas periféricas. Pergunte aos alunos: Segundo o mapa, a América Latina se localiza no centro ou na periferia do mundo capitalista?
Peça que deem ideias de quais seriam as diferenças entre os países centrais e periféricos. Anote estas diferenças no quadro.
Em seguida, projete, escreva no quadro ou leia as orientações para a leitura dos textos e projete, escreva no quadro ou entregue cópias impressas a cada dupla os trechos dos textos dos artigos a seguir:
Trechos de artigos científicos - “Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil”, de Márcio Pochmann, e “América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria”, de Mônica Hirst:
Durante o trabalho em duplas, caminhe pela sala e esteja disponível para auxiliar as duplas que solicitarem sua presença.
Peça que respondam no caderno as seguintes perguntas: De que temática os textos tratam? Segundo os textos, o que diferencia o centro da periferia no mundo capitalista? Junto com os textos, entregue também o glossário impresso. Você também pode ler ou pedir que um aluno leia o glossário para a turma ou pode projetar o texto.
Material complementar:
Mapa: O mundo bipolar de 1945 até o final da década de 1980, para impressão:
Trechos de artigos científicos - “Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil”, de Márcio Pochmann, e “América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria”, de Mônica Hirst, para impressão:
Glossário para impressão:
Para você saber mais:
Links para os artigos completos:
“Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil”, de Márcio Pochmann
http://www.scielo.br/pdf/spp/v18n2/a02v18n2.pdf
“América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria”, de Mônica Hirst
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Peça que dois alunos apresentem para a turma as suas respostas para a atividade anterior. Em seguida, faça a pergunta: Qual é a relação entre a escultura Mão e os textos lidos?
Espera-se que os alunos comentem que o sofrimento e a opressão citados por Niemeyer persistem na América Latina em razão de sua permanência como área de influência ou periferia do capitalismo e, consequentemente, da forte intervenção do capitalismo internacional, o que contribuiu para que não se completasse o Estado de Bem-Estar Social e para que a democracia não avançasse tanto quanto nos países centrais.
Se os alunos não chegarem a esta conclusão, retome as falas de Niemeyer que aparecem no Contexto da aula e indique as palavras-chave com base nas seguintes perguntas: Segundo Niemeyer, o que levou o “suor, sangue e pobreza” a marcar a História da América Latina? Que intervenções internacionais prejudicam a região? Com base nos textos lidos na Problematização, de que maneira o capitalismo internacional oprime a população latino-americana e por que consegue oprimir a região?
Em seguida entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite e apresente o próximo slide, por meio de projeção, ou imprima ou escreva no quadro a orientação para a atividade de Sistematização. Esta atividade tem o objetivo de estimular a habilidade de síntese do aluno ao utilizar os conhecimentos e análises feitas para criar uma releitura de Mão.
Sistematização
Continuação
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe, primeiramente, o objetivo da aula e o documento com a imagem da escultura mão com alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- O que significa a mancha vermelha na mão?
- O que o formato desta mancha representa?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Em seguida, encaminhe o documento com o texto, o significado da escultura, a fala de Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura e mais alguns questionamentos.
- Qual foi a intenção do arquiteto, Oscar Niemeyer, ao criar esta escultura?
- Por que Oscar Niemeyer disse que a América Latina deveria se proteger das intervenções do capitalismo internacional?
Dê mais um tempo para que os alunos possam responder. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os três documentos da etapa, um com o mapa do mundo bipolar, outro com os dois textos e o terceiro com o glossário. Junto, encaminhe um roteiro para que os alunos saibam a melhor forma de analisar as fontes.
Você pode propor que os alunos pesquisem no Google Maps para encontrar os países representados no mapa ou mandar, junto com os documentos, uma imagem de uma mapa-múndi que tenha legendas em português legíveis, para que consigam identificar os nomes dos países.
Roteiro para a análise das fontes
1º - Mapa “O mundo bipolar entre 1945 até o final dos anos 1980”.
- Tente identificar alguns dos países representados nas zonas de capitalismo, socialismo, periferia capitalista e satélites socialistas e escreva o nome do país e a qual zona pertencia.
- Segundo o mapa, a América Latina se localizava no centro ou na periferia do mundo capitalista?
2º - Textos “Proteção social na periferia do capitalismo” e “América Latina-EUA em tempos de Guerra Fria” e Glossário.
- De que temática os textos tratam?
- Segundo os textos, o que diferencia o centro da periferia no mundo capitalista?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono para que os alunos apresentem as respostas, você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam as releituras da escultura mão e as questões orientadoras da atividade.
- Qual é a relação entre a escultura Mão e os textos lidos?
- Segundo Niemeyer, o que levou o “suor, sangue e pobreza” a marcar a História da América Latina?
- Que intervenções internacionais prejudicam a região?
- Com base nos textos lidos anteriormente, de que maneira o capitalismo internacional oprime a população latino-americana e por que consegue oprimir a região?
Os alunos podem discutir com os colegas como fazer a releitura, que desenhos e frases colocar. Um dos alunos pode ficar responsável por produzir a releitura em uma folha de sulfite ou no caderno, assim como proposto originalmente.
Outra alternativa pode ser propor que os alunos façam a releitura usando aplicativos de edição de fotos, como Instagram, Snapchat e Faceapp, onde podem tirar uma foto da palma da mão e editar a imagem com frases, gifs e músicas, postando nas redes sociais com uma hashtag criada pela turma para divulgar as releituras.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as releituras com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre Oscar Niemeyer e assistir à entrevista do arquiteto ao programa Roda Viva, em 1997, no site Arquitetura e Urbanismo para Todos (disponível aqui).
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android (disponível aqui) e IOS (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A história recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização.Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina assim como seus impactos sociais nos países da região.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Abertura comercial. Privatizações. Flexibilização das leis trabalhistas.
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