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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Jogo Super Trunfo “Cães”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Frações equivalentes

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre comparação de números racionais;
  • Comparar frações com denominadores diferentes.

Conceito-chave

Frações equivalentes

Conhecimentos prévios:

Números racionais na forma de frações, frações equivalentes, comparação de frações.

Recursos necessários

  • Lousa,
  • Cópias das cartas do jogo,
  • Cópias do raio x (opcional),
  • Cópias das atividades complementares (opcional),
  • Lápis, borracha.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual fração é maior.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Foi usada a maior parte da barra com as trufas, pois 9/12 é maior que ¼.

Acesse aqui atividades complementares.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar frações com diferentes denominadores.

Discuta com a turma:

? Que fração representa a parte usada para a cobertura do bolo?

? Que fração representa a parte usada para as trufas?

? Qual das duas frações é a maior?

? O que você observou na comparação das frações para definir qual era a maior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar frações, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa a raça de cães. A primeira coluna apresenta as 5 características que serão observadas. A segunda coluna conta com a pontuação destinada à característica.

Site consultado: < http://tudosobrecachorros.com.br/racas-de-cachorros/>

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a primeira parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que os números de 1 a 5 representam nas cartas?

? O que as frações representam?

? O que será comparado neste jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Neste momento esclareça como as rodadas ocorrerão e o que eles devem observar. Orientar que as comparações ocorrerão através das frações que representam os pontos das características dos cães. O primeiro passo para a comparação entre as frações é saber se ela representa menor que a metade (1/6 e 4/12 por exemplo), exatamente a metade (½) ou maior que a metade (2/3 e 5/6 por exemplo). Somente com essa comparação, já é possível definir quem ganha a rodada. Caso exista mais de um jogador com as maiores frações, ressaltar que neste momento deverão encontrar frações equivalentes para a comparação, por exemplo, para comparar as frações 2/3 e 5/6 é necessário encontrar uma fração equivalente às duas que apresente o mesmo denominador para então compará-las e definir qual a maior. Neste exemplo, o denominador deverá ser 6, a fração 2/3 ficará 4/6 e a fração 5/6 permanecerá igual. Comparando as duas frações, 4/6 e 5/6, a fração 5/6 é maior.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que as frações das habilidades têm em comum?

? Como é definido qual fração é maior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Explicar como será definido o vencedor de cada jogada e quem vence o jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a última parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito se mais de um jogador ter fração equivalente a do colega na comparação nas cartas?

? Qual a melhor estratégia para escolher a carta para usar na rodada?

? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito antes de se comparar as frações?

? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada foi lançado o dado e foi tirado 2. Desta maneira, será observada a característica de número 2 das cartas - Brincalhão. As cartas escolhidas pelos jogadores foram das raças: Fox Paulistinha, Lhasa Apso e Poodle. Confirmar com os alunos as frações que serão comparadas nesta rodada.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de frações.

Discuta com a turma:

? Qual será a característica observada?

? Quais as frações que estão representadas, nesta característica, nas três cartas selecionadas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Agora será discutido quem será o vencedor desta rodada. Confirmar com os alunos a fração que cada criança irá comparar: Guilherme 4/4; Ana 1/2 e Mariana 5/6. Fazer a pergunta proposta no slide: “Qual criança ganhou esta rodada?”. Nesta rodada, Guilherme ganhou, pois sua fração representa a maior quantidade do jogo, 1 inteiro. Também, é possível definir como ganhador, encontrando frações equivalentes. Para que a fração de Guilherme e Ana possuam o mesmo denominador para comparar, ficará 4/4 e 2/4. Sendo a fração de Guilherme maior. Comparando as frações de Guilherme e Mariana com um mesmo denominador, ficará as frações equivalente às de sua cartas, respectivamente, 12/12 e 10/12, a de Guilherme ainda será a maior fração.

Propósito: Comparar as cartas de uma jogada e definir quem é o vencedor.

Discuta com a turma:

? Quais frações foram observadas nesta rodada?

? O que foi necessário fazer para definir qual era a maior fração?

? Entre Ana e Mariana, qual possui a maior fração?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Neste momento, serão discutidas estratégias para escolher a carta para uma jogada quando sair o 6 no dado, quando o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Guilherme possui em mãos, a melhor escolha são as habilidades que possui a fração 4/4, que é a maior fração encontrada no jogo, que aparece na característica “brincalhão” na carta do Bull Terrier e na característica de “guarda” no Chow Chow, garantindo no mínimo um empate com outro jogador.

Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito quando sair o número 6 no dado?

? Quais características de quais cães ele poderia escolher?

? Por que ele deveria fazer estas escolhas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de frações com denominadores diferentes?

? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estas frações?

Acesse aqui atividades complementares.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de comparação de números racionais.

Discuta com a turma:

  • O que é observado para ordenar frações com o mesmo denominador?

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares:

Raio X

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre comparação de números racionais;
  • Comparar frações com denominadores diferentes.

Conceito-chave

Frações equivalentes

Conhecimentos prévios:

Números racionais na forma de frações, frações equivalentes, comparação de frações.

Recursos necessários

  • Lousa,
  • Cópias das cartas do jogo,
  • Cópias do raio x (opcional),
  • Cópias das atividades complementares (opcional),
  • Lápis, borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual fração é maior.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Foi usada a maior parte da barra com as trufas, pois 9/12 é maior que ¼.

Acesse aqui atividades complementares.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar frações com diferentes denominadores.

Discuta com a turma:

? Que fração representa a parte usada para a cobertura do bolo?

? Que fração representa a parte usada para as trufas?

? Qual das duas frações é a maior?

? O que você observou na comparação das frações para definir qual era a maior?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar frações, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa a raça de cães. A primeira coluna apresenta as 5 características que serão observadas. A segunda coluna conta com a pontuação destinada à característica.

Site consultado: < http://tudosobrecachorros.com.br/racas-de-cachorros/>

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a primeira parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que os números de 1 a 5 representam nas cartas?

? O que as frações representam?

? O que será comparado neste jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Neste momento esclareça como as rodadas ocorrerão e o que eles devem observar. Orientar que as comparações ocorrerão através das frações que representam os pontos das características dos cães. O primeiro passo para a comparação entre as frações é saber se ela representa menor que a metade (1/6 e 4/12 por exemplo), exatamente a metade (½) ou maior que a metade (2/3 e 5/6 por exemplo). Somente com essa comparação, já é possível definir quem ganha a rodada. Caso exista mais de um jogador com as maiores frações, ressaltar que neste momento deverão encontrar frações equivalentes para a comparação, por exemplo, para comparar as frações 2/3 e 5/6 é necessário encontrar uma fração equivalente às duas que apresente o mesmo denominador para então compará-las e definir qual a maior. Neste exemplo, o denominador deverá ser 6, a fração 2/3 ficará 4/6 e a fração 5/6 permanecerá igual. Comparando as duas frações, 4/6 e 5/6, a fração 5/6 é maior.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que as frações das habilidades têm em comum?

? Como é definido qual fração é maior?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Explicar como será definido o vencedor de cada jogada e quem vence o jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a última parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito se mais de um jogador ter fração equivalente a do colega na comparação nas cartas?

? Qual a melhor estratégia para escolher a carta para usar na rodada?

? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito antes de se comparar as frações?

? Qual a melhor estratégia se cair o número 6 do dado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada foi lançado o dado e foi tirado 2. Desta maneira, será observada a característica de número 2 das cartas - Brincalhão. As cartas escolhidas pelos jogadores foram das raças: Fox Paulistinha, Lhasa Apso e Poodle. Confirmar com os alunos as frações que serão comparadas nesta rodada.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de frações.

Discuta com a turma:

? Qual será a característica observada?

? Quais as frações que estão representadas, nesta característica, nas três cartas selecionadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Agora será discutido quem será o vencedor desta rodada. Confirmar com os alunos a fração que cada criança irá comparar: Guilherme 4/4; Ana 1/2 e Mariana 5/6. Fazer a pergunta proposta no slide: “Qual criança ganhou esta rodada?”. Nesta rodada, Guilherme ganhou, pois sua fração representa a maior quantidade do jogo, 1 inteiro. Também, é possível definir como ganhador, encontrando frações equivalentes. Para que a fração de Guilherme e Ana possuam o mesmo denominador para comparar, ficará 4/4 e 2/4. Sendo a fração de Guilherme maior. Comparando as frações de Guilherme e Mariana com um mesmo denominador, ficará as frações equivalente às de sua cartas, respectivamente, 12/12 e 10/12, a de Guilherme ainda será a maior fração.

Propósito: Comparar as cartas de uma jogada e definir quem é o vencedor.

Discuta com a turma:

? Quais frações foram observadas nesta rodada?

? O que foi necessário fazer para definir qual era a maior fração?

? Entre Ana e Mariana, qual possui a maior fração?

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Tempo sugerido: (slides 8 - 10) 15 minutos

Orientações: Neste momento, serão discutidas estratégias para escolher a carta para uma jogada quando sair o 6 no dado, quando o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Guilherme possui em mãos, a melhor escolha são as habilidades que possui a fração 4/4, que é a maior fração encontrada no jogo, que aparece na característica “brincalhão” na carta do Bull Terrier e na característica de “guarda” no Chow Chow, garantindo no mínimo um empate com outro jogador.

Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito quando sair o número 6 no dado?

? Quais características de quais cães ele poderia escolher?

? Por que ele deveria fazer estas escolhas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de frações com denominadores diferentes?

? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estas frações?

Acesse aqui atividades complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem-na. Circule pela sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de comparação de números racionais.

Discuta com a turma:

  • O que é observado para ordenar frações com o mesmo denominador?

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares:

Raio X

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução do atividade complementar

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