16434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Circuito Corporal

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre Demonstrar autonomia nos movimentos corporais e utilizar o corpo como referência topológica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp e celular, tablet ou computador com câmera para gravação de áudios e vídeos.

- Optativas: E-mail.

Valor trabalhado

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

- Solidariedade

- Participação

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo desta aula é demonstrar autonomia nos movimentos corporais e utilizar o corpo como referência topológica. As atividades serão realizadas em casa, com o auxílio de um adulto, de forma assíncrona. A ferramenta utilizada para comunicação será o WhatsApp.

Explique o que é um circuito. Conte que é uma série de atividades ou etapas a serem realizadas em sequência. Os materiais necessários para o circuito poderão ser alternativos. Exemplos: pneus, caixas de papelão, bambolês, mangueiras, giz para desenhar no chão os obstáculos etc. Caso as crianças tenham disponível em casa, outras opções são cones, colchonetes, escorregador e outros brinquedos.


Contextualização (20 minutos)

Apresente a imagem que consta nesta etapa do plano original aos alunos. Outra opção é buscar uma fotografia ou ilustração semelhante na internet, em revistas ou jornais e disponibilizá-la para a turma. Grave e envie um vídeo questionando os alunos: o que o garoto está fazendo? Ele poderia ultrapassar esse obstáculo de outra maneira?

Permita que eles manifestem suas opiniões sobre as possibilidades e estratégias que usariam para ultrapassar o obstáculo. Peça que anotem em seus cadernos e que depois compartilhem as respostas. Caso perceba alguma fala que represente alguma limitação para o corpo humano, é importante pontuá-la, falando do risco e limites de algumas ações. Questione a turma sobre outras possibilidades e desafios que enfrentamos no dia a dia e como podemos mobilizar nosso corpo para resolvê-las.

Problematização (30 minutos)

Grave e envie um vídeo incentivando os alunos a pensar nas potencialidades espaciais e físicas do corpo. Faça os seguintes questionamentos: o que nós conseguimos fazer? Não conseguimos voar como o Super Homem sozinhos. Mas conseguimos correr bem rápido? Conseguimos pular bem alto? Conseguimos passar por cima de obstáculos? E por baixo? Realize a mediação, estimulando-os a refletirem sobre essas questões.

Ação propositiva (60 minutos)

Nesta etapa, as crianças vão participar de um circuito. Ele deverá ser organizado por um adulto, com o auxílio da criança. A atividade será realizada de forma assíncrona, com um vídeo orientador do professor.

Exemplos: os pneus podem servir como túnel (para passar por dentro). Os cones são empecilhos ao trajeto (e os alunos vão passar entre eles). Você pode incentivar que os familiares criem outras possibilidades dentro do circuito, conforme as condições em suas moradias.

Lembre-se de pedir para garantir a segurança das crianças. Caso haja alunos com mobilidade reduzida, oriente de forma individual que se adapte o circuito para que ela participe. Essa é uma atividade que pode ser realizada por várias pessoas da família. Incentive a participação e o registro da brincadeira por meio de vídeos.

Sistematização (40 minutos)

Solicite que os alunos contem oralmente como foi a realização do circuito corporal em família. Depois, peça que ilustrem o circuito percorrido. Incentive-os a identificar de alguma maneira pontos de referência como túnel, caixas etc. Vocês podem combinar símbolos que serão utilizados para mostrar esses pontos.

No relato oral, que pode ser gravado em vídeo ou somente áudio, analise as falas conforme a aquisição de conceitos referentes às relações topológicas e temporais. A partir dos pontos de referência estabelecidos, é esperado que as crianças demonstrem compreensão, relatando se passaram por cima, por baixo, dentro ou fora dos obstáculos, rapidamente ou devagar. Nas ilustrações, deve aparecer a sequência dos pontos, se eles conseguiram fixar esses pontos de referência e as relações de vizinhança e proximidade. Peça que enviem suas produções.

Convite às famílias

Nesta atividade, a família é imprescindível para a realização do circuito. Oriente por meio de um vídeo as possibilidades de organização. Aqui será fundamental a participação de todos que tenham convivência com as crianças.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND04

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas