Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário um quadro branco ou lousa, caneta ou giz para desenhar. Será necessário também o uso das imagens do slide 4, se não for possível projetar estas imagens o professor deve trazê-las impressas. Já para a ação propositiva (slide 5) será necessário o uso de massa de modelar para todos os alunos da sala.
Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano de aula seria interessante que os alunos já tivessem compreendido a idéia de profissão e quais as mais conhecidas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Comece a aula perguntando se os alunos já pensaram no que gostariam de ser quando crescerem. Depois de organizar as falas e todos se expressarem, refaça a pergunta de uma outra maneira, no que gostariam de trabalhar quando crescerem. A idéia de fazer a pergunta de dois modos diferentes é para que os alunos percebam que podemos ser uma coisa e trabalhar em outra. Por exemplo: eu gostaria de ser escritor e trabalhar na TV.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou faça a pergunta contida no slide. Questione a sala sobre o que é o futuro. Como eles acreditam que serão as pessoas, os carros, as comidas, as casas, os computadores no futuro. Ajude a turma a pensar como seria uma cidade do futuro. Após as falas, desenhe no quadro, com ajuda dos alunos, a cidade do futuro pensada por eles.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou traga imagens impressas sobre uma profissão que existia no passado e que hoje não existe mais. Em seguida peça para os alunos olharem para as imagens e pergunte se eles sabem qual é a profissão da primeira foto. Se ninguém souber, explique que antes dos computadores existirem, as pessoas escreviam trabalhos e documentos em uma máquina de escrever.A pessoa que exercia essa profissão era chamada de datilógrafa. Explique que hoje em dia, com os computadores, todos podem digitar seus trabalhos, por isso essa profissão já não existe mais. Pergunte se sabem quais outras profissões existiram no passado e hoje já não existem mais (leiteiros, pessoas para revelar fotos, etc).
Agora pensando na cidade futurista criada pelos alunos, pergunte quais profissões poderiam ser as profissões do futuro. Por exemplo: construtor de robôs, mecânico de carros voadores e assim por diante.
Depois das falas dos alunos, pergunte se eles acreditam que as profissões que pensaram lá no começo da aula, (o que eu quero ser quando crescer) ainda existirão no futuro. Instigue a reflexão lançando questões como: No futuro ainda precisaremos de médicos? Policiais, agricultores? Por quê? Como serão as cidades e as profissões no futuro? A ideia destas perguntas é que os alunos percebam que por mais que as coisas evoluam, algumas profissões continuam a existir, pois são essenciais para a vida em sociedade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Distribua a massinha de modelar para os alunos. Peça para pensarem no futuro e no que gostariam de trabalhar quando crescerem. Em seguida orientem para que cada um crie um objeto referente a profissão que escolheu.
Explique que neste momento eles não podem contar para os colegas o que estão fazendo, pois irão realizar uma brincadeira de adivinhação.
Quando todos terminarem, faça uma roda com os alunos e peça que cada aluno, um de cada vez, se dirija ao centro do círculo e mostre o seu objeto. Os outros colegas terão três tentativas para adivinhar qual é a profissão. Se ninguém acertar o aluno que estiver no centro da roda, conta qual é a profissão que escolheu e explica o porquê da escolha.
Como adequar à sua realidade: Se a escola não puder disponibilizar a massa de modelar, o professor pode fazer a massinha em casa seguindo a receita abaixo:
1 xícara de sal.
4 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara e meia de água.
3 colheres de sopa de óleo.
Corante alimentício.
Misture a farinha e o sal. Em seguida a água e o óleo, até a massinha ficar homogênea, adicionando mais água se estiver muito dura, ou farinha se estiver muito mole.Por último acrescente o corante alimentício.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Ainda na roda de conversa, peça que os alunos olhem para a cidade do futuro que criaram (desenho no quadro) e conversem se acreditam que as profissões que escolheram se encaixam naquela cidade. Se a resposta for positiva conversem sobre onde elas se encaixam. Já se a resposta for negativa, questione o que poderiam mudar na cidade para que todas as profissões escolhidas pudessem existir nela.