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Plano de aula - Mapas temáticos e suas informações geográficas

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender que a definição de mapa está mais atrelada à representação do que à precisão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender que a definição de mapa está mais atrelada à representação do que à precisão. Os alunos se sentirão aptos a desenvolver seus próprios mapas a partir de diversos materiais com que lidam no dia a dia. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Temos 4 mapas que serão trabalhados nesta aula. Comente que os mapas sempre foram um instrumento usado pelos homens para se orientarem, se localizarem, se informarem, enfim, para se comunicarem. Pergunte em quais contextos os alunos usam mapas e se eles já viram um mapa como o primeiro. Baseie-se nas respostas dos alunos e fale que no nosso cotidiano utilizamos constantemente mapas, como, por exemplo, o GPS de carros e celulares. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Diga que nos mapas temáticos não é necessário realizar uma descrição exaustiva de todos os objetos possíveis. Como o próprio nome sugere, um tema é escolhido para ser representado, e um ou mais elementos podem ser ressaltados. Um mapa temático de IDH, por exemplo, não levará em conta o relevo do lugar. Essa problematização consiste em lançar aos alunos algumas questões relativas aos mapas. Eles são reais, fiéis à realidade? Quem produz o mapa? Pode haver uma ou mais intenções ao se produzir um mapa? E o mapa turístico que os alunos estão analisando, quem o produziu? Qual foi o objetivo? Qual é o público-alvo? Como é a linguagem, os símbolos do mapa? São mais lúdicos? Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Apresente as outras três imagens e inicie questionando quais dessas representações são mapas. Solicite que escrevam no caderno a sequência de 1 a 3, dizendo, ao lado do número, se aquela imagem é ou não um mapa. Sem dar uma resposta “correta” a respeito de quais são mapas ou não, faça a seguinte pergunta: um croqui feito à mão e um mapa mundi - qual deles é mapa? Use o plano de aula para ampliar o debate, se julgar necessário. A próxima etapa contará com a criatividade e o senso crítico dos alunos para elaborar seus próprios mapas a partir de outras figuras disponíveis no material trazido para esta aula. De maneira geral, os alunos devem buscar retratar, por meio dos mapas, os debates socioeconômicos que se fazem presentes na geografia. Eles podem fazer o mapa à mão ou usar recursos tecnológicos. Incentive-os a enviar fotos de seus mapas. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Peça que alguns alunos apresentem seus mapas para a turma sem dizer muita coisa sobre ele, por ora. Pergunte aos alunos leitores do mapa o que pensam sobre aquele mapa e se eles conseguem compreender a informação que os autores quiseram transmitir. Após ouvir algumas colocações sobre a interpretação dos leitores sobre o mapa, o aluno autor da produção deverá revelar suas intenções e justificativas para a elaboração. Lembre-se de que o objetivo desta aula é aguçar o senso crítico dos alunos e fazer com que compreendam que os mapas são repletos de intenções. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a um documentário sobre cartografia, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_15UND01

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.


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