16428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Investigando diferentes formas para se resolver um problema de MMC ou MDC

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp.

Opcionais:
- Google Sala de Aula.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) em que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem as respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar. Envie também a orientação presente em uma das tiras da atividade para cada aluno. 

Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.

A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema. Lance as perguntas disponíveis no plano para mediar as discussões.

Estimule perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, que combate a valorização excessiva da resposta certa.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa.

Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_01NUM06

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas