16427
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A grande diversidade do quadro natural da Ásia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender como a grande extensão territorial asiática e a diversidade natural exigiu formas diferentes de uso e ocupação da terra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_17UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender como a grande extensão territorial asiática e a diversidade natural exigiu formas diferentes de uso e ocupação da terra. É importante lembrar que para a Geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie o mapa da Ásia. Grave um áudio e pergunte se eles conseguem localizar a Ásia num mapa, pergunte também se eles conhecem alguns países desse continente. Por ser extenso o continente asiático, didaticamente, é estudado de maneira parcelada, em diversos casos, os alunos não conseguem entender que, por exemplo, parte do Oriente Médio está localizado na Ásia. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Envie as imagens para os alunos. Pergunte aos alunos se as paisagens são semelhantes? Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes? Identifique a paisagem humanizada e a natural. Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes. Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum. Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Separe os alunos em grupos (máximo de 5 alunos). Envie o mapa em branco para os grupos. Peça aos alunos para imaginar uma viagem pela Ásia, peça aos grupos para fazer um traço que perpassa pelos países escolhidos, entre 3 a 5 países no máximo. Após essa etapa, os alunos devem criar um mini diário de viagem descrevendo as variadas paisagens que cruzaram pela viagem imaginada. Para esse trabalho os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as paisagens dos países “visitados”. É interessante que esse diário contemple as paisagens naturais e as culturais. Tempo estimado 35 minutos.

Sistematização
Solicite que os alunos compartilhem e apresentem os seus diários de viagem. Eles devem responder em suas apresentações: quais foram os países visitados? Como é a paisagem? Qual o motivo dessas paisagens ser tão diversas? Professor, tente evidenciar as grandes diferenças paisagísticas da região devido às diferenças climáticas apresentadas. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre a Ásia. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_17UND01

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas