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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A grande diversidade do quadro natural da Ásia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender como a grande extensão territorial asiática e a diversidade natural exigiu formas diferentes de uso e ocupação da terra

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha, mapa da Ásia em branco.

Separe os alunos em grupo de 5 integrantes.

Material complementar:

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Exemplo - Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa Ásia no globo:

Mapa mudo político da Ásia: http://geografia.hi7.co/mapa-mudo-politico-da-asia-56c3b040b25c7.html. Acesso em: 14 mar 2019.

Para você saber mais:

Este plano irá abordar as diferentes paisagens asiáticas, suas riquezas naturais e a forma de uso pelas sociedades humanas. A Ásia é o maior continente da Terra, perpassando por diferentes ambientes climáticos e, dessa maneira, são constituídas diferentes paisagens. Regiões desérticas no Oriente Médio e na Ásia Central (deserto de Gobi), cadeias montanhosas (Himalaia), regiões com florestas equatoriais em países como Indonésia e Tailândia, entre outras paisagens devido às diferentes condições do clima e do solo.

Para entender melhor o conceito de paisagem, selecionamos alguns textos. Estes textos apontam diferentes formas de concepções do conceito dentro da Geografia acadêmica, desde uma concepção cultural à uma física.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/definicao-de-paisagem.htm>. Acesso em: 29 jan 2019.

AMARAL, Ilídio. Acerca de paisagem: apontamentos para um debate. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 75-81, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28180752_Acerca_de_Paisagem_apontamentos_para_um_debate>. Acesso em: 14 mar. 2019.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na geografia física. Mercator, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. p. 71 a 78, nov. 2008. Disponivel em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58>. Acesso em: 24 jan. 2018.

Contextos prévios: Para melhor compreensão desse plano o aluno já deve ter adquirido noções sobre os elementos climáticos e os biomas terrestres.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Nesse momento da apresentação do tema é importante remeter ao conceito de Paisagem, uma vez que para essa aula, este conceito é primordial. Assim já de início tente resgatar o conceito dos alunos.

Utilizamos a palavra paisagem no nosso cotidiano frequentemente, quando viajamos ou observando um lugar dizemos que estamos vendo uma bela paisagem, no entanto, para a ciência geográfica a palavra é um conceito importante. Para a Geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

Como adequar à sua realidade: Antes de falar sobre a paisagem, especificamente, da Ásia. Aborde sobre as paisagens cotidianas do seu aluno, pergunte a eles sobre as paisagens de sua cidade, da região onde vive. Ela é natural? Ela foi modificada pela ação do Homem? Ela está em transformação? Leve ao aluno a discutir sobre o conceito para compreender melhor o conceito.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o mapa asiático ou imprima e entregue para os alunos. Pouco se discute sobre a Ásia, dessa maneira é de grande importância que se localize no globo terrestre o continente Asiático. Se possível, utilize o globo terrestre em escala reduzida para a melhor representação. Após essa primeira apresentação, pergunte aos alunos os países que compõem a Ásia. É interessante fazer esse questionamento.

Por ser extenso o continente asiático, didaticamente, é estudado de maneira parcelada, em diversos casos, os alunos não conseguem entender que, por exemplo, parte do Oriente Médio está localizado na Ásia.

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Para você saber mais:

Selecionamos dois materiais para subsidiá lo nessa etapa do plano caso necessite.

PENA, R.F.A. Ásia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Mapa Político da Ásia. Disponível em: ttps://www.guiageo.com/asia.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o mapa asiático ou imprima e entregue para os alunos. Pouco se discute sobre a Ásia, dessa maneira é de grande importância que se localize no globo terrestre o continente Asiático. Se possível, utilize o globo terrestre em escala reduzida para a melhor representação. Após essa primeira apresentação, pergunte aos alunos os países que compõem a Ásia. É interessante fazer esse questionamento.

Por ser extenso o continente asiático, didaticamente, é estudado de maneira parcelada, em diversos casos, os alunos não conseguem entender que, por exemplo, parte do Oriente Médio está localizado na Ásia.

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Para você saber mais:

Selecionamos dois materiais para subsidiá lo nessa etapa do plano caso necessite.

PENA, R.F.A. Ásia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Mapa Político da Ásia. Disponível em: ttps://www.guiageo.com/asia.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos (máximo de 5 alunos). Entregue o mapa em branco para os grupos (disponível abaixo).

Peça aos alunos para imaginar uma viagem pela Ásia, peça aos grupos para fazer um traço que perpassa pelos países escolhidos, entre 3 a 5 países no máximo.

Após essa etapa, os alunos devem criar um mini diário de viagem descrevendo as variadas paisagens que cruzaram pela viagem imaginada. Para esse trabalho os alunos deverão ter acesso a biblioteca com enciclopédias, mapas ou à internet para pesquisar as paisagens dos países “visitados”. É interessante que esse diário contemple as paisagens naturais e as culturais.

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Podemos exemplificar o diário da seguinte maneira: Países Índia, Nepal e China.

Iniciamos nossa viagem pelo Vale do Ganges em seu curso caudaloso, ao longo do rio encontramos uma rica agricultura em que mesclava entre a tradicional e a moderna, em Nova Délhi o rio é utilizado em rituais religiosos, para os hindus o rio é sagrado. Nossa viagem continua pelo Nepal, que fica ao meio das Cordilheiras do Himalaia, a nossa primeira parada foi na capital Kathmandu com suas construções milenares e seus lindos templos budistas. Devido ao terreno montanhoso do Nepal, os terraços para as plantações são comuns. Por último, atravessamos a Cordilheira do Himalaia e chegamos ao vale do caudaloso Rio Amarelo em que terminamos nossa viagem.

Mapa do exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Para saber mais: Existem grandes clássicos na literatura de viagem, durante o século XIX foi muito comum grandes naturalistas publicarem seus relatos de viagens a lugares distantes, selecionamos dois destes, caso tenha interesse em aprofundar nesse ramo da literatura, ademais, esse tipo de relato, ainda serve como base histórica para investigações científicas.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.

VON SPIX, Johann Baptist; VON MARTIUS, Karl Friedrich Philipp. Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Separe os alunos em grupos (máximo de 5 alunos). Entregue o mapa em branco para os grupos (disponível abaixo).

Peça aos alunos para imaginar uma viagem pela Ásia, peça aos grupos para fazer um traço que perpassa pelos países escolhidos, entre 3 a 5 países no máximo.

Após essa etapa, os alunos devem criar um mini diário de viagem descrevendo as variadas paisagens que cruzaram pela viagem imaginada. Para esse trabalho os alunos deverão ter acesso a biblioteca com enciclopédias, mapas ou à internet para pesquisar as paisagens dos países “visitados”. É interessante que esse diário contemple as paisagens naturais e as culturais.

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Podemos exemplificar o diário da seguinte maneira: Países Índia, Nepal e China.

Iniciamos nossa viagem pelo Vale do Ganges em seu curso caudaloso, ao longo do rio encontramos uma rica agricultura em que mesclava entre a tradicional e a moderna, em Nova Délhi o rio é utilizado em rituais religiosos, para os hindus o rio é sagrado. Nossa viagem continua pelo Nepal, que fica ao meio das Cordilheiras do Himalaia, a nossa primeira parada foi na capital Kathmandu com suas construções milenares e seus lindos templos budistas. Devido ao terreno montanhoso do Nepal, os terraços para as plantações são comuns. Por último, atravessamos a Cordilheira do Himalaia e chegamos ao vale do caudaloso Rio Amarelo em que terminamos nossa viagem.

Mapa do exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Para saber mais: Existem grandes clássicos na literatura de viagem, durante o século XIX foi muito comum grandes naturalistas publicarem seus relatos de viagens a lugares distantes, selecionamos dois destes, caso tenha interesse em aprofundar nesse ramo da literatura, ademais, esse tipo de relato, ainda serve como base histórica para investigações científicas.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.

VON SPIX, Johann Baptist; VON MARTIUS, Karl Friedrich Philipp. Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos:

Orientações: Para finalizar, escolha dois grupos para para fazer um breve relato do seu diário. Peça aos alunos para apresentar os países e descrever a paisagem da região. Tente evidenciar as grandes diferenças paisagísticas da região devido às diferenças climáticas apresentadas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE17) de Geografia que tem como proposta explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania, que consta na BNCC. O objeto de estudo dessa habilidade é a diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. Assim como as outras habilidades, esta também apresenta interconexões com outras diversas. Exemplo disso é a habilidade EF09GE16 que tem como objeto o mesmo estudado pela habilidade em questão. Esse tipo de interação entre as propostas da BNCC são essenciais para tornar o estudo mais atrativo e conectado, sempre levando em conta as especificidades do contexto do aluno. Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha, mapa da Ásia em branco.

Separe os alunos em grupo de 5 integrantes.

Material complementar:

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Exemplo - Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa Ásia no globo:

Mapa mudo político da Ásia: http://geografia.hi7.co/mapa-mudo-politico-da-asia-56c3b040b25c7.html. Acesso em: 14 mar 2019.

Para você saber mais:

Este plano irá abordar as diferentes paisagens asiáticas, suas riquezas naturais e a forma de uso pelas sociedades humanas. A Ásia é o maior continente da Terra, perpassando por diferentes ambientes climáticos e, dessa maneira, são constituídas diferentes paisagens. Regiões desérticas no Oriente Médio e na Ásia Central (deserto de Gobi), cadeias montanhosas (Himalaia), regiões com florestas equatoriais em países como Indonésia e Tailândia, entre outras paisagens devido às diferentes condições do clima e do solo.

Para entender melhor o conceito de paisagem, selecionamos alguns textos. Estes textos apontam diferentes formas de concepções do conceito dentro da Geografia acadêmica, desde uma concepção cultural à uma física.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Definição de Paisagem. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/definicao-de-paisagem.htm>. Acesso em: 29 jan 2019.

AMARAL, Ilídio. Acerca de paisagem: apontamentos para um debate. Finisterra, v. 36, n. 72, p. 75-81, 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28180752_Acerca_de_Paisagem_apontamentos_para_um_debate>. Acesso em: 14 mar. 2019.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003.

VITTE, Antônio Carlos. O desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na geografia física. Mercator, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. p. 71 a 78, nov. 2008. Disponivel em: <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/58>. Acesso em: 24 jan. 2018.

Contextos prévios: Para melhor compreensão desse plano o aluno já deve ter adquirido noções sobre os elementos climáticos e os biomas terrestres.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Nesse momento da apresentação do tema é importante remeter ao conceito de Paisagem, uma vez que para essa aula, este conceito é primordial. Assim já de início tente resgatar o conceito dos alunos.

Utilizamos a palavra paisagem no nosso cotidiano frequentemente, quando viajamos ou observando um lugar dizemos que estamos vendo uma bela paisagem, no entanto, para a ciência geográfica a palavra é um conceito importante. Para a Geografia a paisagem é conjunto dos elementos naturais e humanos em que nossos sentidos conseguem abarcar, é a paisagem que nos mostra, de forma clara, a complexa relação entre sociedade e natureza.

Como adequar à sua realidade: Antes de falar sobre a paisagem, especificamente, da Ásia. Aborde sobre as paisagens cotidianas do seu aluno, pergunte a eles sobre as paisagens de sua cidade, da região onde vive. Ela é natural? Ela foi modificada pela ação do Homem? Ela está em transformação? Leve ao aluno a discutir sobre o conceito para compreender melhor o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o mapa asiático ou imprima e entregue para os alunos. Pouco se discute sobre a Ásia, dessa maneira é de grande importância que se localize no globo terrestre o continente Asiático. Se possível, utilize o globo terrestre em escala reduzida para a melhor representação. Após essa primeira apresentação, pergunte aos alunos os países que compõem a Ásia. É interessante fazer esse questionamento.

Por ser extenso o continente asiático, didaticamente, é estudado de maneira parcelada, em diversos casos, os alunos não conseguem entender que, por exemplo, parte do Oriente Médio está localizado na Ásia.

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Para você saber mais:

Selecionamos dois materiais para subsidiá lo nessa etapa do plano caso necessite.

PENA, R.F.A. Ásia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Mapa Político da Ásia. Disponível em: ttps://www.guiageo.com/asia.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o mapa asiático ou imprima e entregue para os alunos. Pouco se discute sobre a Ásia, dessa maneira é de grande importância que se localize no globo terrestre o continente Asiático. Se possível, utilize o globo terrestre em escala reduzida para a melhor representação. Após essa primeira apresentação, pergunte aos alunos os países que compõem a Ásia. É interessante fazer esse questionamento.

Por ser extenso o continente asiático, didaticamente, é estudado de maneira parcelada, em diversos casos, os alunos não conseguem entender que, por exemplo, parte do Oriente Médio está localizado na Ásia.

Contextualização: Localização do continente da Ásia no Globo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zVFPvXXfURX6QuryDHrpGJ74P5y6JK3aQ4gdcnsgCDpggueWcE7qXSgfbqDC/geo9-17und01-contextualizacao-localizacao-da-asia-no-globo.pdf

Para você saber mais:

Selecionamos dois materiais para subsidiá lo nessa etapa do plano caso necessite.

PENA, R.F.A. Ásia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Mapa Político da Ásia. Disponível em: ttps://www.guiageo.com/asia.htm>. Acesso em: 25 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

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Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

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Orientações: Entregue as imagens ou as projete (recomendável). Logo após a observação, projete ou escreva no quadro as perguntas:

  • As paisagens são semelhantes?
  • Quais as condições de termos, dentro do mesmo continente, paisagens tão diferentes?

Possivelmente, os alunos irão dizer que as imagens são completamente diferentes.

Mas porque são tão díspares? Essa é a pergunta chave para tirar os alunos do senso comum.

Enquanto a região desértica se encontra no Estado de Israel a floresta equatorial com o cultivo de arroz está na Indonésia. Essas diferenças advém da localização geográfica. O continente é longo longitudinalmente, isso faz com que diversos países possuam elementos climáticos e botânicos diferentes.

imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJbgCykUdj6AqEMXxdc4fVJk6bPdXMjkBxrquHHVusCTHRKhvfXVfSyuPtnb/geo9-17und01-problematizacao-diferentes-paisagens-na-asia.pdf

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos (máximo de 5 alunos). Entregue o mapa em branco para os grupos (disponível abaixo).

Peça aos alunos para imaginar uma viagem pela Ásia, peça aos grupos para fazer um traço que perpassa pelos países escolhidos, entre 3 a 5 países no máximo.

Após essa etapa, os alunos devem criar um mini diário de viagem descrevendo as variadas paisagens que cruzaram pela viagem imaginada. Para esse trabalho os alunos deverão ter acesso a biblioteca com enciclopédias, mapas ou à internet para pesquisar as paisagens dos países “visitados”. É interessante que esse diário contemple as paisagens naturais e as culturais.

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Podemos exemplificar o diário da seguinte maneira: Países Índia, Nepal e China.

Iniciamos nossa viagem pelo Vale do Ganges em seu curso caudaloso, ao longo do rio encontramos uma rica agricultura em que mesclava entre a tradicional e a moderna, em Nova Délhi o rio é utilizado em rituais religiosos, para os hindus o rio é sagrado. Nossa viagem continua pelo Nepal, que fica ao meio das Cordilheiras do Himalaia, a nossa primeira parada foi na capital Kathmandu com suas construções milenares e seus lindos templos budistas. Devido ao terreno montanhoso do Nepal, os terraços para as plantações são comuns. Por último, atravessamos a Cordilheira do Himalaia e chegamos ao vale do caudaloso Rio Amarelo em que terminamos nossa viagem.

Mapa do exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Para saber mais: Existem grandes clássicos na literatura de viagem, durante o século XIX foi muito comum grandes naturalistas publicarem seus relatos de viagens a lugares distantes, selecionamos dois destes, caso tenha interesse em aprofundar nesse ramo da literatura, ademais, esse tipo de relato, ainda serve como base histórica para investigações científicas.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.

VON SPIX, Johann Baptist; VON MARTIUS, Karl Friedrich Philipp. Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.

Slide Plano Aula

Orientações: Separe os alunos em grupos (máximo de 5 alunos). Entregue o mapa em branco para os grupos (disponível abaixo).

Peça aos alunos para imaginar uma viagem pela Ásia, peça aos grupos para fazer um traço que perpassa pelos países escolhidos, entre 3 a 5 países no máximo.

Após essa etapa, os alunos devem criar um mini diário de viagem descrevendo as variadas paisagens que cruzaram pela viagem imaginada. Para esse trabalho os alunos deverão ter acesso a biblioteca com enciclopédias, mapas ou à internet para pesquisar as paisagens dos países “visitados”. É interessante que esse diário contemple as paisagens naturais e as culturais.

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xmdwNPmTSXYMdPDFdPYNRte2ZJknZ4mcqaTTAykdq7gwvrA94Ym6k2ANzFrD/geo9-17und01-acao-propositiva-mapa-da-asia.pdf

Podemos exemplificar o diário da seguinte maneira: Países Índia, Nepal e China.

Iniciamos nossa viagem pelo Vale do Ganges em seu curso caudaloso, ao longo do rio encontramos uma rica agricultura em que mesclava entre a tradicional e a moderna, em Nova Délhi o rio é utilizado em rituais religiosos, para os hindus o rio é sagrado. Nossa viagem continua pelo Nepal, que fica ao meio das Cordilheiras do Himalaia, a nossa primeira parada foi na capital Kathmandu com suas construções milenares e seus lindos templos budistas. Devido ao terreno montanhoso do Nepal, os terraços para as plantações são comuns. Por último, atravessamos a Cordilheira do Himalaia e chegamos ao vale do caudaloso Rio Amarelo em que terminamos nossa viagem.

Mapa do exemplo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fmz2TN3FGnFvEugVKbyYkxp8vSWEu62MgqWMZ8BETEK8a9HSwwdERthwdmqv/geo9-17und01-exemplo-acao-propositiva.pdf

Para saber mais: Existem grandes clássicos na literatura de viagem, durante o século XIX foi muito comum grandes naturalistas publicarem seus relatos de viagens a lugares distantes, selecionamos dois destes, caso tenha interesse em aprofundar nesse ramo da literatura, ademais, esse tipo de relato, ainda serve como base histórica para investigações científicas.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.

VON SPIX, Johann Baptist; VON MARTIUS, Karl Friedrich Philipp. Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.

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Tempo sugerido: 10 minutos:

Orientações: Para finalizar, escolha dois grupos para para fazer um breve relato do seu diário. Peça aos alunos para apresentar os países e descrever a paisagem da região. Tente evidenciar as grandes diferenças paisagísticas da região devido às diferenças climáticas apresentadas.

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