16426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - O consumo de energia elétrica per/capita: Uma análise comparativa

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender aspectos da desigualdade no consumo de recursos energéticos no mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_18UND01

Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender aspectos da desigualdade no consumo de recursos energéticos no mundo. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem o quanto a família deles consome de eletricidade mensalmente. Seria bem interessante solicitar antecipadamente que os estudantes levassem para a aula uma cópia da conta de luz para verificação dos valores de consumo. Explique que o consumo de eletricidade é dado em Kwatts/hora e que esse é um indicador de atividade econômica. Quanto maior o consumo de energia maior é a atividade econômica de um país. Explique que essa energia elétrica pode ser produzida com diversas fontes energéticas e que algumas fontes energéticas geram impactos ambientais grandes, como na queima de combustíveis fósseis, enquanto outras são menos agressivas ao meio ambiente, como hidroeletricidade, energia solar, energia eólica. Saliente que todas as atividades de geração de energia geram impactos, não existe nenhuma que é absolutamente “verde” pois existe toda uma cadeia de produtiva industrial que pode ser muito poluente. Solicite que eles anotem as discussões. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Para incentivar um debate com a turma, faça alguns questionamentos como: O que é um padrão de consumo aceitável para o século XXI? Será que o brasileiro (na média) gasta muita eletricidade? Se devemos economizar, quem deve economizar mais? Explique que para responder essas questões é preciso embasar a opinião em dados, e que é justamente esse um dos objetivos da aula. Incentive-os expor suas ideias. Solicite que eles anotem as discussões. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Envie o gráfico e a atividade para os estudantes e explique que eles devem consultar os dados e anotações feitas e responderem a atividade. Separe a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, eles podem consultar as anotações, os livros e a internet. Fique disponível para sanar qualquer dúvida via Google Meet. Tempo estimado 30 minutos.

Sistematização
Feche a aula explicando que a análise de dados é uma das atividades mais importantes da Geografia. Que é uma forma de apreender a realidade. Faça a leitura do primeiro parágrafo do texto e peça para algum estudante fazer a leitura do parágrafo seguinte. O estudante terminando o parágrafo peça para outro continuar a leitura até terminar o texto. De forma livre peça para alguns estudantes lerem suas respostas das duas questões dissertativas e oralmente estruture uma resposta coletiva. A sistematização da aula deve ser feita concentrando a discussão nas respostas dissertativas especialmente na heterogeneidade do consumo de eletricidade no mundo. Professor, aqui tem o link para o gabarito. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre energia renováveis. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_18UND01

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas