16425
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: aspectos naturais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre identificar os aspectos naturais da América Latina.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_23UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Google Meet

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é identificar os aspectos naturais da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal desta região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latinoamericanos. Incentive-os a participar. Envie 3 arquivos disponíveis (arquivo 1, arquivo 2 e arquivo 3). No mapa, apresente a América Latina em sua amplitude. Em seguida, comente com os alunos que esta é uma região contemplada não só com distintas características morfoclimáticas, mas também com diferentes culturas que atraem turistas de todo mundo. imagens da América Latina. Nas imagens a seguir, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir. Na XXVIII Semana de Jogos Geográficos que ocorrerá numa competição escolar, cada turma deverá criar uma atividade para que os demais alunos participem ao longo do evento. Tempo estimado de 5 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles via WhatsApp. Neste momento, explique que a turma confeccionará jogos da memória que explicitam características físicas de alguns lugares da América Latina. Disponibilize o material para a confecção dos jogos (disponível aqui), esclareça que as características das imagens deverão ser pontuadas pelos alunos nas cartas-descritivas, formando seus pares com as cartas-imagens. Posteriormente, sugira, também, que os alunos confeccionam o outro lado (imagem comum) de todas as cartas. Incentive-os a participarem. Eles podem combinar um momento síncrono com o Google Meet para jogarem, seria o ideal. Podem jogar com os familiares também. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Retome o objetivos de aprendizagem, verifique se os alunos entenderam o conteúdo. É um bom momento de tirar dúvidas que apareceram durante a ação propositiva. Tempo estimado de 5 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem sobre a Cordilheira dos Andes, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_23UND01

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas