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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - América Latina: aspectos naturais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre identificar os aspectos naturais da América Latina.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão/xerox do material da atividade (disponível abaixo) para que os alunos realizem a proposta apresentada. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Imagens América Latina - Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3UAGVMYP6u7sPMfAK4BgEwwnqZdqg9enb9EE6thZYGaHbHwDW8GYmNRnBmS/geo8-23und01-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Imagens Brasil - Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJ6yPQThDxqTjYrvMuujtEYcyASxCBqKKr2K9m2KhDGFs86yAeBduKT5cKNA/geo8-23und01-contextualizacao-imagens-brasil.pdf

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Link para o mapa

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aCtkNuC4XB2ufCp2pyey5mMN6cvMpvXZA9ATHUCgbam3Nm3QyWXkEMayjEZW/geo8-23und01-mapa-mundi.pdf

Para você saber mais:

30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal desta região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latinoamericanos.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a América Latina em sua amplitude. Em seguida, comente com os alunos que esta é uma região contemplada não só com distintas características morfoclimáticas, mas também com diferentes culturas que atraem turistas de todo mundo. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens de países latinoamericanos.

Para você saber mais:

30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.

Fonte das imagens:

Cordilheira dos Andes - Chile:

Fonte: LIMA, Marcos Eduardo e. Cordilheira dos Andes, Santiago, Chile CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33080608>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Puntaneras - Costa Rica:

Fonte: SOTILLO, Arturo Sotillo. Isla Tortuga CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37676082>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Cânion Sumidero - México:

Fonte: STANLEY, Antony Stanley. Sumidero Canyon, Chiapas CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28438528>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Salar de Uyuni - Bolívia:

Fonte: DELSO, Diego Delso. Salar de Uyuni, Bolivia CC BY-SA 4.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47617647>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.

Fonte das imagens:

Floresta Amazônica: MOURA, Carla. Árvore se destaca na Floresta Amazônica CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40610590>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Caatinga - Brasil: ALVES, Artur. Caatinga: bioma brasileiro CC BY-SA 4.0,Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60362672>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Chapada Diamantina: ISABEL, Cleide. Chapada Diamantina panorama CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31455276>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Rio Solimões: MINISTÉRIO DA DEFESA, Vista aérea do rio Solimões CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37362607>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, comente com os alunos que eles produzirão jogos que, posteriormente, poderão ser utilizados não só por eles, mas também por outras turmas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Neste momento, explique que a turma confeccionará jogos da memória que explicitam características físicas de alguns lugares da América Latina. Disponibilize o material para a confecção dos jogos (disponível no link abaixo), esclareça que as características das imagens deverão ser pontuadas pelos alunos nas cartas-descritivas, formando seus pares com as cartas-imagens. Posteriormente, sugira, também, que os alunos confeccionem o outro lado (imagem comum) de todas as cartas.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, transite pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente, através da verificação das informações que constam nas cartas-descritivas.

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento, os grupos trocarão os jogos da memória produzidos e iniciarão partidas que possibilitem desfrutar de jogos desenvolvidos por eles, ao mesmo tempo em que conhecem um pouco mais dos aspectos naturais da América Latina.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão/xerox do material da atividade (disponível abaixo) para que os alunos realizem a proposta apresentada. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Imagens América Latina - Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y3UAGVMYP6u7sPMfAK4BgEwwnqZdqg9enb9EE6thZYGaHbHwDW8GYmNRnBmS/geo8-23und01-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Imagens Brasil - Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJ6yPQThDxqTjYrvMuujtEYcyASxCBqKKr2K9m2KhDGFs86yAeBduKT5cKNA/geo8-23und01-contextualizacao-imagens-brasil.pdf

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Link para o mapa

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aCtkNuC4XB2ufCp2pyey5mMN6cvMpvXZA9ATHUCgbam3Nm3QyWXkEMayjEZW/geo8-23und01-mapa-mundi.pdf

Para você saber mais:

30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da biodiversidade e geodiversidade existentes na América Latina. Ressalte que a América Latina possui inúmeras particularidades que ocorrem devido à grande extensão latitudinal e longitudinal desta região, o que possibilita a pluralidade dos aspectos naturais latinoamericanos.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a América Latina em sua amplitude. Em seguida, comente com os alunos que esta é uma região contemplada não só com distintas características morfoclimáticas, mas também com diferentes culturas que atraem turistas de todo mundo. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens de países latinoamericanos.

Para você saber mais:

30 maravilhas da América Latina. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/turismo/infograficos/30-maravilhas-america-latina/capa.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MORINI, Thiago Ferrer. América Latina foca no turismo para fortalecer sua economia. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/22/economia/1529683118_375185.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. América Latina. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.

Fonte das imagens:

Cordilheira dos Andes - Chile:

Fonte: LIMA, Marcos Eduardo e. Cordilheira dos Andes, Santiago, Chile CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33080608>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Puntaneras - Costa Rica:

Fonte: SOTILLO, Arturo Sotillo. Isla Tortuga CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37676082>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Cânion Sumidero - México:

Fonte: STANLEY, Antony Stanley. Sumidero Canyon, Chiapas CC BY-SA 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28438528>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Salar de Uyuni - Bolívia:

Fonte: DELSO, Diego Delso. Salar de Uyuni, Bolivia CC BY-SA 4.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47617647>. Acesso em: 25 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, solicite que apontem as características naturais encontradas na região em cada uma das imagens.

Fonte das imagens:

Floresta Amazônica: MOURA, Carla. Árvore se destaca na Floresta Amazônica CC BY-SA 3.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40610590>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Caatinga - Brasil: ALVES, Artur. Caatinga: bioma brasileiro CC BY-SA 4.0,Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60362672>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Chapada Diamantina: ISABEL, Cleide. Chapada Diamantina panorama CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31455276>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Rio Solimões: MINISTÉRIO DA DEFESA, Vista aérea do rio Solimões CC BY 2.0. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37362607>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, comente com os alunos que eles produzirão jogos que, posteriormente, poderão ser utilizados não só por eles, mas também por outras turmas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

Neste momento, explique que a turma confeccionará jogos da memória que explicitam características físicas de alguns lugares da América Latina. Disponibilize o material para a confecção dos jogos (disponível no link abaixo), esclareça que as características das imagens deverão ser pontuadas pelos alunos nas cartas-descritivas, formando seus pares com as cartas-imagens. Posteriormente, sugira, também, que os alunos confeccionem o outro lado (imagem comum) de todas as cartas.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, transite pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente, através da verificação das informações que constam nas cartas-descritivas.

Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TPrcQRx7parntMyY7YV6A5CkFp7pbBMyG6msj28EJNmMWuVbS3nrrmqtsGMX/geo8-23und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento, os grupos trocarão os jogos da memória produzidos e iniciarão partidas que possibilitem desfrutar de jogos desenvolvidos por eles, ao mesmo tempo em que conhecem um pouco mais dos aspectos naturais da América Latina.

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