Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a execução desta aula você precisa de um retroprojetor ou televisão para apresentação de um vídeo do pôr do Sol e início da noite, caso não tenha os instrumentos disponíveis você pode usar desenhos diferentes de dia e noite. Além disso, será necessária a impressão de um desenho por aluno para a identificação da rotina ao longo do dia, na impossibilidade da impressão, você pode fazer o desenho no quadro e pedir para que eles reproduzam no caderno e depois realizar a atividade sugerida.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBR5Q7bj9bnuAKKJ9Tyb8n9qFDgB54eSdBv9WZaMtg35PzZz7fPYe24mmXw/geo1-05und05-acao-propositiva-movimento-do-sol.pdf
Para você saber mais:
O movimento aparente do Sol é explicado pelo movimento de rotação e translação da Terra, inclusive o local de nascimento do Sol muda ao longo das estações do ano. Acesse os links abaixo para conhecer um pouco mais sobre estes conceitos:
https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg: vídeo em português de Portugal, mas que explica muito bem o movimento aparente do Sol
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula projetando o slide, colocando escrito no quadro ou apenas oralmente, o importante agora é deixar os alunos integrados ao que será abordado nesta aula. Você pode perguntar como eles sabem que começou o dia? Como eles sabem que começou a noite? A partir das respostas anote no quadro, principalmente caso apareça algo relacionado a Lua e ao Sol, estes astros podem ser referência para o dia e noite.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta disparadora para esta aula, ouça as respostas e destaque aquelas condizentes às características do dia e da noite. Por exemplo, eles podem destacar a escuridão como aviso do início da noite, as luzes acendendo na cidade para as atividades noturnas, o surgimento da Lua e o sumiço do Sol. Enfim, ao final deste processo os estudantes devem compreender a influência do Sol para o dia e suas atividades diárias, agora é importante que você consiga motivá-los a querer descobrir isso.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o vídeo uma vez sem falar nada, ao final pergunte aos estudantes o que está acontecendo? Depois da discussão, passe o vídeo novamente para que os alunos que não tinham percebido tantas informações, as identifique. Caso você não consiga os recursos necessários para transmitir o vídeo aos alunos, utilize imagens impressas de nascer ou pôr do sol para que a discussão inicial aconteça.
Material complementar
Vídeo do movimento do sol: https://www.youtube.com/watch?v=sgWqdtyUd3w&feature=youtu.be
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Entregue aos alunos a folha de atividade com a imagem do movimento aparente do Sol e a tabela para que relacionem os horários à sua rotina diária. O ideal é que cada aluno faça sozinho, pois, cada um tem uma rotina diferente que depende de vários fatores. Caso você não consiga imprimir, pode fazer uma tabela simples no quadro para que cada um responda no seu caderno. Depois de entregar as folhas, permita que os alunos visualizem a mudança de local do sol ao longo do dia, destaque os horários de nascimento e desaparecimento do sol no horizonte. Solicite que escrevam em cada horário as ações realizadas por eles. Por exemplo: 6h levanto e tomo café, 9h estou no intervalo da escola, 12h chego em casa e almoço, 15h faço meus deveres escolares, 18h tomo banho para o jantar. No final da folha há um espaço para escreverem o que eles fazem depois das 18h: jantam, assistem televisão e vão dormir? Não têm horário para dormir? É importante destacarmos que o dia (claridade) termina quando o sol desaparece, porém, o dia do calendário termina à meia-noite (00h00), cite o exemplo do réveillon, comemoramos o início do novo ano à meia-noite.
Como adequar à sua realidade: No verão o dia dura mais do que a noite e vice-versa no inverno, nas regiões centro-sul essa mudança é perceptível ao longo do ano. Já nas regiões nordeste e norte essa duração da claridade e escuridão é quase constante, pois, são cortadas pela Linha do Equador. Dependendo da região da sua escola, você pode explorar esse conteúdo, pois, nem sempre às 18h o Sol desapareceu.
Para você saber mais:
Acesse o link que explica a diferença entre a duração do dia e da noite nas estações do ano:
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leve os alunos ao pátio com a atividade em mãos, peça para que observem o sol e circule na imagem qual o período do dia estão vivenciado. Em uma roda peça para que digam se estão mais próximos do dia ou da noite? Faça-os explicar como chegaram à essa conclusão. É possível ainda fazer um relógio do sol com os alunos para descobrir exatamente que horas são e destacar que era assim que os povos antigos marcavam o tempo e o fim do dia.Essa opção demandará mais tempo para a execução da proposta. Você pode fazê-lo antes e usá-lo no fechamento da aula ou junto com os alunos. Apenas reorganize o tempo de acordo com sua escolha.
Para você saber mais:
Caso decida fazer o relógio do sol, siga o passo a passo no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=i8TPzjjrjjI