GEO01_02UND02 - Ação Propositiva - História de cada brinquedo
Plano de Aula
Plano de aula: Brinquedos de diferentes épocas
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas formas de relações mudam os lugares.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula você e os alunos construirão brinquedos com sucata e para isso irão precisar de giz, quadro, embalagens recicláveis tais como caixa de sapato, garrafas plásticas, embalagem de desodorante, meias velhas, pedaços de tecido, etc (ver lista de material de cada brinquedo a ser construído nos documentos do material complementar), palitos de churrasco, prendedores, cola branca líquida, cola quente, tesoura, 1 prego ou objeto pontiagudo (para furar os plásticos de pet), arroz cru (ou areia), papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, os manuais de como confeccionar os brinquedos e as histórias de cada brinquedo (os dois últimos disponíveis nos documentos do material complementar logo abaixo).
Com 15 dias de antecedência é necessário pedir que os alunos tragam os materiais recicláveis e sucatas que serão utilizadas na confecção.
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf
História de cada brinquedo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rhtPH54YUH2gGwZdh4ZPCgQZRmu2RWsrxJaKkvTZSAscr6FYvQE6thygTRZq/geo01-02und02-acao-propositiva-historia-de-cada-brinquedo.pdf
Manual - lista de materiais e modo de confeccionar os brinquedos com sucata (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VvBsnXJMK6NFsewzHJmzjxxPqZzahVrzbJgFHnYGJgAtXsrW4qQMCGAbSBph/geo01-02und02-acao-propositiva-manual.pdf
Para você saber mais: Para esta aula seria interessante conhecer mais brinquedos feitos de sucata, caso você necessite substituir algum daqueles que propomos. Você pode conhecer mais brinquedos e como montá-los a partir do site Artesanato Brasil disponível através do link http://artesanatobrasil.net/brinquedos-de-sucata/
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização. Propomos que, você organize uma exposição dos brinquedos construídos em outra aula, assim as crianças podem sistematizar ainda mais o que aprenderam nesta aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com 15 dias de antecedência, peça aos alunos para começarem a trazer materiais recicláveis e sucatas que forem jogar fora em suas casas. Olhe a lista de materiais e especifique alguns deles, porém se as crianças trouxerem outros, guarde-os, pois outros brinquedos podem ser feitos. Anuncie, então, que chegou o dia deles usarem o que trouxeram.
Projete ou escreva no quadro o título da aula e pergunte o que eles entendem ao lê-lo/ouvi-lo. Questione sobre o que eles pensam ser as “diferentes épocas”. Anuncie que eles compreenderão melhor o significado do título ao longo da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a conversa inicial projete este slide ou apresente as imagens impressas (você pode imprimi-las por meio deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
Você pode optar por mostrá-las a partir de um livro ou revista e pode, inclusive, mudar de imagens, pois o importante na contextualização é dar a introdução do que eles estudarão na aula.
Ao mostrar as imagens comente que estes são brinquedos existem hoje em dia, mas foram inventados muito tempo atrás e que os pais e avós das crianças já brincavam com eles.
Você pode perguntar se eles costumam brincar com algum desses brinquedos representados, mas diga que na próxima etapa eles conhecerão outros brinquedos e tentarão adivinhar quando eles foram inventados.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete os slides de 4 a 8 ou apresente as imagens impressas, disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
As fotos representam os brinquedos que eles conhecerão e confeccionarão.
Em cada slide pergunte aos alunos: Como podemos brincar com esses objetos? Como podemos brincar com esses objetos? O que eles fazem? Que brinquedos são estes?
Você pode incrementar esta pergunta questionando se eles acham que os pais, avós ou responsáveis mais velhos brincavam com estes brinquedos. Você poderá pedir que eles arrisquem quais são os mais antigos e quando foram inventados.
Permita que eles possam levantar hipóteses sobre as diferentes formas de brincar e utilizar esses objetos.
Permita que eles respondam livremente e, por fim diga que eles irão descobrir qual destes jogos são antigos e quais novos.
Caso não projete ou use as imagens impressas, você pode pegar fotos ou imagens dos brinquedos em livros ou revistas. Principalmente se precisar trocar algum brinquedo, por algum motivo.
Problematização
Orientações: Projete os slides de 4 a 8 ou apresente as imagens impressas, disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
As fotos representam os brinquedos que eles conhecerão e confeccionarão.
Em cada slide pergunte aos alunos: Como podemos brincar com esses objetos? Como podemos brincar com esses objetos? O que eles fazem? Que brinquedos são estes?
Você pode incrementar esta pergunta questionando se eles acham que os pais, avós ou responsáveis mais velhos brincavam com estes brinquedos. Você poderá pedir que eles arrisquem quais são os mais antigos e quando foram inventados.
Permita que eles possam levantar hipóteses sobre as diferentes formas de brincar e utilizar esses objetos.
Permita que eles respondam livremente e, por fim diga que eles irão descobrir qual destes jogos são antigos e quais novos.
Caso não projete ou use as imagens impressas, você pode pegar fotos ou imagens dos brinquedos em livros ou revistas. Principalmente se precisar trocar algum brinquedo, por algum motivo.
Problematização
Orientações: Projete os slides de 4 a 8 ou apresente as imagens impressas, disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
As fotos representam os brinquedos que eles conhecerão e confeccionarão.
Em cada slide pergunte aos alunos: Como podemos brincar com esses objetos? Como podemos brincar com esses objetos? O que eles fazem? Que brinquedos são estes?
Você pode incrementar esta pergunta questionando se eles acham que os pais, avós ou responsáveis mais velhos brincavam com estes brinquedos. Você poderá pedir que eles arrisquem quais são os mais antigos e quando foram inventados.
Permita que eles possam levantar hipóteses sobre as diferentes formas de brincar e utilizar esses objetos.
Permita que eles respondam livremente e, por fim diga que eles irão descobrir qual destes jogos são antigos e quais novos.
Caso não projete ou use as imagens impressas, você pode pegar fotos ou imagens dos brinquedos em livros ou revistas. Principalmente se precisar trocar algum brinquedo, por algum motivo.
Problematização
Orientações: Projete os slides de 4 a 8 ou apresente as imagens impressas, disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
As fotos representam os brinquedos que eles conhecerão e confeccionarão.
Em cada slide pergunte aos alunos: Como podemos brincar com esses objetos? Como podemos brincar com esses objetos? O que eles fazem? Que brinquedos são estes?
Você pode incrementar esta pergunta questionando se eles acham que os pais, avós ou responsáveis mais velhos brincavam com estes brinquedos. Você poderá pedir que eles arrisquem quais são os mais antigos e quando foram inventados.
Permita que eles possam levantar hipóteses sobre as diferentes formas de brincar e utilizar esses objetos.
Permita que eles respondam livremente e, por fim diga que eles irão descobrir qual destes jogos são antigos e quais novos.
Caso não projete ou use as imagens impressas, você pode pegar fotos ou imagens dos brinquedos em livros ou revistas. Principalmente se precisar trocar algum brinquedo, por algum motivo.
Problematização
Orientações: Projete os slides de 4 a 8 ou apresente as imagens impressas, disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf .
As fotos representam os brinquedos que eles conhecerão e confeccionarão.
Em cada slide pergunte aos alunos: Como podemos brincar com esses objetos? Como podemos brincar com esses objetos? O que eles fazem? Que brinquedos são estes?
Você pode incrementar esta pergunta questionando se eles acham que os pais, avós ou responsáveis mais velhos brincavam com estes brinquedos. Você poderá pedir que eles arrisquem quais são os mais antigos e quando foram inventados.
Permita que eles possam levantar hipóteses sobre as diferentes formas de brincar e utilizar esses objetos.
Permita que eles respondam livremente e, por fim diga que eles irão descobrir qual destes jogos são antigos e quais novos.
Caso não projete ou use as imagens impressas, você pode pegar fotos ou imagens dos brinquedos em livros ou revistas. Principalmente se precisar trocar algum brinquedo, por algum motivo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 60 minutos
Orientações:
Para esta etapa divida os alunos em 5 grupos e estabeleça quais as funções dentro dos grupos da seguinte forma:
- Dois ou três alunos serão os responsáveis pela leitura do papel que contém a lista de materiais e a maneira de confeccionar os brinquedos;
- Um ou dois alunos ficarão responsáveis pela leitura da histórias do brinquedo que eles confeccionarão;
- Dois alunos ficarão responsáveis por pegar o material que irão utilizar;
- Dois alunos serão responsáveis por vistoriar e organizar o brinquedo depois que for finalizado.
A função de confeccionar os brinquedos é de todos participantes do grupo. O número de funções e de alunos pode variar de acordo com o tamanho da sua turma. Fique livre para organizar esta parte da maneira que achar mais conveniente, apenas certifique-se que todos tenham funções.Estimule o trabalho em grupo e a cooperação.
Os documentos com a história de cada brinquedo e o manual da confecção podem ser impressos a partir destes documentos: Manual da confecção - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VvBsnXJMK6NFsewzHJmzjxxPqZzahVrzbJgFHnYGJgAtXsrW4qQMCGAbSBph/geo01-02und02-acao-propositiva-manual.pdf
História dos brinquedos - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rhtPH54YUH2gGwZdh4ZPCgQZRmu2RWsrxJaKkvTZSAscr6FYvQE6thygTRZq/geo01-02und02-acao-propositiva-historia-de-cada-brinquedo.pdf
Em seguida projete este slide e diga a eles que, assim como o menino, eles irão construir seus brinquedos e dessa maneira já começarão a brincar e se divertir.
Não entregue os materiais, deixe-os separados para que os próprios alunos se dirijam até a mesa ou espaço onde eles estiverem e peguem aquilo que irão precisar. Dessa forma você guarda consigo os mais perigosos, tais como os objetos pontiagudos para perfurar e a cola quente.
Peça que, antes de selecionar os objetos, cada aluno preste atenção na leitura do papel que foi entregue. Como eles estão em processo de alfabetização, auxilie-os na leitura. Enquanto você estiver em um grupo, alguns alunos podem tentar ler ou fazer combinados a respeito da confecção.
Após a leitura, oriente os alunos a pegar os materiais para dar início a confecção do brinquedo. Avise que, caso precisem de objetos como: cola quente, perfuradores e estiletes, você será o responsável para manuseá-los e a medida que eles forem precisando, você irá ajudá-los.
Deixe que os grupos trabalhem livremente, escolham as cores para pintura, os modelos, desenhos, etc. Mas oriente-os a sempre retornar à leitura caso possuam alguma dúvida. É importante que você circule entre os grupos e auxilie-os para que os brinquedos possam ser confeccionados de forma que sua utilização não fique comprometida.
Conforme os alunos forem terminando peça para organizarem os brinquedos em um local previamente reservado, isto para que possam secar ou apenas ficarem armazenados para a próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva seu conteúdo no quadro.
Peça que os alunos tragam os brinquedos para a frente da sala e pergunte a eles o que acharam do momento da confecção. Em seguida pergunte se eles perceberam que alguns brinquedos são muito antigos, mas ainda são comuns nos dias de hoje (damas e boliche) ao passo que alguns não são mais tão vistos nas lojas (como as cinco marias e o bilboquê, por exemplo). Comente que outros não existiam antigamente, pois foram inventados recentemente (fidget spinner).
Após essa conversa libere as crianças para experimentarem e brincarem com o que confeccionaram. Deixe os brinquedos como parte do material da sala que eles podem brincar/usar em momentos livres.
Como sugestão, você poderá propor a montagem de uma exposição em outra aula. Assim as demais crianças da escola poderão também ter contato com as informações e brinquedos, assim como a turma que confeccionou anteriormente.
Materiais Complementares
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar os jogos e brinquedos relacionando-os às diferentes épocas
Habilidade (s) da Base: (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras e diferentes épocas e lugares
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA