16408
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Programando um polígono regular

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Fluxograma na construção de polígonos regulares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT9_27GEO05

Recursos
- Necessários:, WhatsApp, Papel, Lápis, Papel, Régua.
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen ou Loon..

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Tire uma foto do fluxograma do slide 3 e compartilhe no grupo de WhatsApp juntamente com o enunciado da atividade. Solicite que os alunos compartilhem o significado de cada figura utilizada num fluxograma.

Atividade principal
Apresente no grupo de WhatsApp cada uma das 4 etapas da Atividade Principal, disponível nos materiais impressos, separadamente. Utilize as questões propostas no Discuta com a turma para que os alunos registrem suas respostas no caderno. Para cada etapa solicite que a alguns alunos que compartilhem suas respostas do grupo de WhatsApp, desse modo você pode garantir a participação da turma toda. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir das respostas apresentadas pelos alunos via WhatsApp faça as intervenções necessárias de modo que fique claro o procedimento para o cálculo da medida do ângulo externo. Compartilhe com os alunos o slide 9 também para que tenham como comparar o fluxograma que fizeram.

Sistematização
xxxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.

Convite às famílias
Nem sempre a família pode participar desse momento por não serem professores de matemática, mas é possível que auxiliem na discussão de possibilidades de resolução dos problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT9_27GEO05

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas