Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Apresente para a turma as imagens aqui presentes em uma sequência de slides via Google Apresentações e peça que eles organizem uma apresentação que responda às questões presentes nas orientações ao professor. Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode enviar as imagens em folha impressa e pedir que eles façam uma colagem com as imagens que responda às questões.
Atividade principal
Faça o mesmo movimento com as imagens dos termômetros de mercúrio e digitais em um arquivo via Google Apresentações para que os alunos possam utilizá-los para responder às questões propostas, criando um novo arquivo via Google Apresentações. É importante que eles tenham acesso à internet para realizar uma pesquisa sobre as informações solicitadas. Insira também as questões presentes nas orientações ao professor propostas originalmente no plano para discussão com o grupo todo.
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais você pode apresentar as informações essenciais em texto impresso para que os alunos identifiquem os dados necessários para responder ao que se pede, propondo uma devolução da atividade por escrito.
Discussão das soluções
Peça aos alunos que usem do material disponível para a etapa anterior (Atividade Principal) para criar uma apresentação que discuta a diferença entre os tipos de termômetro utilizados e qual a funcionalidade de cada um destes tipos.
Sistematização
Apresente o texto do slide para a turma, seja via Google Apresentações ou em folha impressa, para que possam consultar sempre que for necessário.
Encerramento
Proponha que a turma pesquise a temperatura corporal normal em diferentes animais para ver como eles se comportam quando comparados com os seres humanos e registrem as informações no caderno.
Raio X
Peça que os alunos respondam às questões apresentadas nesta etapa em folha impressa ou usando o Google Formulários.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar no trabalho de pesquisa indicado na etapa de Encerramento, discutindo sobre as informações encontradas em relação às temperaturas dos animais quando comparadas com a temperatura dos seres humanos.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_27PES06
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes