16406
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Afro-americanos e racismo: pluralidades étnicas no mundo globalizado

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Afro-americanos e racismo: pluralidades étnicas no mundo globalizado

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, os 4 documentos do contexto, com as informações sobre Rosa Parks e Barack Obama, e alguns questionamentos. Se preferir, pode encaminhar os materiais complementares, que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, para que os alunos conheçam mais a respeito do ex-presidente Barack Obama e de Rosa Parks. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Será que existe racismo em outros países além do Brasil?
- Vocês já conheciam ou tinham ouvido falar de Rosa Parks ou de Barack Obama?
- Quem é Rosa Parks? Por que ela é citada na revista como uma das mulheres que mudaram a história? O que ela fez?
- Quem é Barack Obama? Qual a importância dele para os EUA?

Dê um tempo para que os grupos discutam e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.

Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os 2 documentos com os tópicos sobre racismo nos EUA e a matéria sobre a condecoração de Rosa Parks. Se possível, encaminhe o link para que os alunos possam ler o artigo inteiro sobre a condecoração de Rosa Parks no endereço (disponível aqui). Junto, encaminhe alguns questionamentos.

- Qual foi a importância do gesto de Rosa Parks para a abolição das leis de segregação racial nos ônibus de Montgomery?
- Por que o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, afirma que “Parks foi capaz de lembrar aos EUA que a promessa de liberdade vinha sendo apenas uma ilusão para milhares de cidadãos do país”? Quem eram esses milhares de cidadãos?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um texto relacionando a atitude de Rosa Parks e a eleição de Barack Obama à formas de combater o racismo no mundo contemporâneo.

Além de textos, eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou de caderno e enviar fotos delas, ou fazer um cartaz virtual utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os textos ou cartazes, ou eles podem enviá-los no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, entre outros.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

O Ted Talk (pequena palestra) de David Ikard aborda, de uma maneira muito interessante, a questão da mitificação da história dos negros e está disponível, com legendas em português, no endereço (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_36UND03

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas