16405
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Racismo no Brasil: herança maldita

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Racismo no Brasil: herança maldita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Para despertar a curiosidade da turma sobre o tema da aula, envie os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Vamos refletir um pouco.
- Quantas mulheres vocês conhecem na política?
- Quantos homens negros?
- Quantas mulheres negras?

Dê um tempo para que os grupos discutam e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.

Em seguida, por escrito, encaminhe o documento com o gráfico com a distribuição da população por cor e mais alguns questionamentos.

- No Brasil, existem mais pessoas autodeclaradas brancas, negras ou pardas?
- Entre 2012 e 2016 cresceu mais o número de pessoas que se declararam brancas ou negras/pardas?
- Por que vocês acham que o número de brasileiros que se declararam pardos é maior do que o número de brasileiros que se declaram brancos ou negros?

Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os 2 documentos com os trechos das reportagens e os questionamentos.

- Vocês concordam com a fala de Paim, de que as populações negras são sub-representadas na política brasileira? Por quê?
- Considerando que a maior parte da população baiana é de negros e pardos, porque só em 2018 uma candidata negra conseguiu vencer o pleito?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um texto relatando fatores que contribuem para a perpetuação do racismo no Brasil, a pouca participação de pessoas negras na política brasileira e o que nós podemos fazer para mudar essa realidade.

Eles podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo.

Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) com esta reflexão. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

O site Geledés apresenta uma matéria sobre a representação de pessoas negras na polítca brasileira (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_36UND02

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas