10232
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - O que é um perímetro? E uma área?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Perímetro e área de figuras planas.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
  • E área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?

Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.

Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .

Discuta com a turma:

  • Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
  • Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
  • Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.

Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .

Discuta com a turma:

  • Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
  • Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
  • Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o quê se aprendeu na aula sobre perímetro e área na resolução de um problema.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.

Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.

Discuta com a turma:

  • Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
  • Como vocês tentaram resolvê-lo?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • papel quadriculado,
  • lápis de cor,
  • papel sulfite para fotocópias.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
  • E área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?

Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.

Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .

Discuta com a turma:

  • Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
  • Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
  • Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Esta atividade pode ser feita em dupla. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. A leitura compartilhada do problema é importante ser feita para ajudar no esclarecimento do que se pede. Na atividade, num primeiro momento, os alunos terão que apenas calcular perímetro e área, exercitando assim, o que relembram sobre os conceitos. Na segunda parte da atividade, porém, terão que seguir os comandos do jogo para construção da figura, depois de forma a fixar os métodos de cálculo do perímetro e área, calcular as medidas encontradas que eles mesmo desenharão. Nessa segunda parte a sequência de comandos foi maior e mais elaborada.

Propósito: Cálculo de perímetro e área a partir de uma situação problema .

Discuta com a turma:

  • Olhando a figura desenhada, o quê quer dizer esses comandos?
  • Para achar o perímetro e a área da figura o quê se precisa fazer?
  • Para se fazer a segunda parte da atividade vocês precisam fazer o quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o quê se aprendeu na aula sobre perímetro e área na resolução de um problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.

Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.

Discuta com a turma:

  • Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
  • Como vocês tentaram resolvê-lo?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano