16404
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Sequência dos anos bissextos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Sequência não recursiva

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Simone de Albuquerque,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_27ALG01

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, régua, lápis de cor, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Fotografe a figura inicial e encaminhe para os alunos para que possam responder à questão. É importante que neste momento seja retomado com os alunos os conceitos de Sequência Recursiva e Não Recursiva.

Atividade principal
Indique aos alunos que escrevam que estratégias são necessárias para descobrir se um ano é bissexto. Em seguida, apresente no grupo de WhatsApp a imagem do fluxograma da atividade principal e mostre aos alunos as três figuras utilizadas e qual a finalidade de cada uma (é importante o aluno reconhecer a função das figuras dentro de um fluxograma para perguntas, cálculos e entradas/saídas de números). Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon, para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet, disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir das estratégias apresentadas pelos alunos via WhatsApp e do fluxograma construa a regra de formação da sequência para solução do problema.

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares.

Convite às famílias
O aluno pode ser convidado a apresentar à sua família o fluxograma e resolverem juntos o exercício 3 da atividade complementar.

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT8_27ALG01

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas