16402
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - As faces do terrorismo

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre As faces do terrorismo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, os documentos com as três imagens sobre os ataques de 11 de setembro de 2001 e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Essas são algumas das imagens dos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos da América. Com base nelas, responda:
- Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
- Vocês acreditam que depois desse atentado a população norte-americana ficou com medo?
- Vocês sabem quais são os motivos que levaram a esses ataques?
- Quais medidas vocês acreditam que o governo dos EUA tomou depois dos atentados?

Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento com o texto e os questionamentos propostos na etapa.

- Qual tema é retratado no texto?
- Quais as motivações apontadas no texto que levaram aos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos?
- Vocês acreditam que os ataques foram justificáveis? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que  respondam a questão proposta na etapa.

- Se você fosse o presidente de uma nação, quais medidas pacíficas tomaria para evitar que seu país fosse praticante ou alvo de ataques terroristas?

Os alunos/grupos podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula.

Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) em que refletem sobre a questão proposta. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

O documentário “11 de setembro: o dia que não terminou” está disponível no canal do Youtube da Revista Novo tempo (disponível aqui).

A livraria digital da Unesco disponibiliza o livro “Cultura da paz: da reflexão à ação” para download gratuito no endereço (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_35UND03

(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas