16402
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - As faces do terrorismo

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre As faces do terrorismo

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Professor, este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, pois ele tem a funcionalidade de resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de imagens e texto ou impressão de imagens e textos para disponibilizar aos grupos de alunos.

Material complementar:

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Para você saber mais:

Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado de um conceito bem importante: terrorismo. É extremamente relevante a discussão dessa temática com os estudantes, estimulando um olhar crítico e reflexivo sobre esse assunto que se mostra tão complexo, mas ao mesmo tempo, necessário para compreensão da história contemporânea.

De acordo com o dicionário Priberam, o terrorismo se caracteriza pelo uso deliberado de violência, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos e religiosos.

Segundo o dicionário de conceitos históricos, o terrorismo se resume a atos violentos, quase sempre com fins políticos, usado contra a população civil de um Estado. Estudos atuais sobre a temática apontam para a distinção de pelo menos quatro categorias: terrorismo revolucionário, terrorismo nacionalista, terrorismo de Estado e terrorismo de organizações criminosas. Para maiores informações sobre o conceito de terrorismo, verificar:

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

TERRORISMO. Priberam Dicionário (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/terrorismo> Acesso em: 06 dez 2018.

Nesta aula trabalharemos com um texto do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Antônio Barbosa, que fala sobre o ataque ao Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Para que possa ter acesso ao texto completo, disponibilizamos o link logo abaixo:

Fonte: BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. In: Revista brasileira de política internacional, vol. 45, nº.1, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000100003&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 05 dez 2018.

Caso você queira se aprofundar sobre as particularidades ocorridas no dia do ataque de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, sugerimos assistir o seguinte documentário:

11 de setembro: O dia que não terminou. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>. Acesso em: 06 dez 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos se organizem em trios. Você pode direcionar a escolha das equipes, com o objetivo de garantir que os alunos possam realizar com sucesso a atividade proposta, ou pode deixar que eles decidam.

O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da história contemporânea. No entanto, procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de terrorismo e quais as repercussões desses atos para a ordem mundial, passando a refletir sobre essa temática de maneira crítica e reflexiva.

Para você saber mais:

Observa-se que a tecnologia tem contribuído bastante para a expansão do terrorismo em todos os continentes, promovendo conexões internacionais bastantes sofisticadas, através de redes de comunicação como a internet. Embora sejam considerados fundamentalistas retrógrados, por vezes com métodos bem “antigos”, é nítido como vários grupos têm construído uma estrutura bélica moderna com eficiência cada vez mais letal e poder de alcance mundial. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RICARDO, Sílvia; SUTTI, Paulo. As diversas faces do terrorismo. São Paulo: Harbra, 2002.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Sem desfazer as equipes, peça que os alunos construam um texto colaborativo, respondendo o seguinte questionamento: Se você fosse o presidente de uma nação, quais medidas pacíficas tomaria para evitar que seu país fosse praticante ou alvo de ataques terroristas? Dê o tempo de 5 minutos para que as equipes construam esse texto. Em seguida, selecione algumas das equipes para lerem a toda turma suas respostas.

A expectativa é que as respostas dos estudantes sejam construídas seguindo o caminho da cultura da paz, que prega a consciência permanente dos valores da não violência. É importante ressaltar que a cultura da paz não se resume apenas a ausência de guerra e conflitos, mas prega a resolução pacífica deles. E essa consciência pacífica representa uma mudança radical nos paradigmas que sustentam as atuais relações da sociedade contemporânea. O respeito a vida dos seres vivos precisa ser fortemente defendida, não só a violência criminalizada, mas também aquelas atitudes naturalizadas que estão tão arraigadas nas relações sociais e acabam passando despercebidas.

Para você saber mais:

Para aprofundar a discussão sobre a cultura de paz, indicamos a seguinte leitura:

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação. Balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 dez 2018.

Esse momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões e peça que registrem em seus cadernos o resumo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Professor, este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, pois ele tem a funcionalidade de resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de imagens e texto ou impressão de imagens e textos para disponibilizar aos grupos de alunos.

Material complementar:

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Para você saber mais:

Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado de um conceito bem importante: terrorismo. É extremamente relevante a discussão dessa temática com os estudantes, estimulando um olhar crítico e reflexivo sobre esse assunto que se mostra tão complexo, mas ao mesmo tempo, necessário para compreensão da história contemporânea.

De acordo com o dicionário Priberam, o terrorismo se caracteriza pelo uso deliberado de violência, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos e religiosos.

Segundo o dicionário de conceitos históricos, o terrorismo se resume a atos violentos, quase sempre com fins políticos, usado contra a população civil de um Estado. Estudos atuais sobre a temática apontam para a distinção de pelo menos quatro categorias: terrorismo revolucionário, terrorismo nacionalista, terrorismo de Estado e terrorismo de organizações criminosas. Para maiores informações sobre o conceito de terrorismo, verificar:

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

TERRORISMO. Priberam Dicionário (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/terrorismo> Acesso em: 06 dez 2018.

Nesta aula trabalharemos com um texto do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Antônio Barbosa, que fala sobre o ataque ao Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Para que possa ter acesso ao texto completo, disponibilizamos o link logo abaixo:

Fonte: BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. In: Revista brasileira de política internacional, vol. 45, nº.1, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000100003&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 05 dez 2018.

Caso você queira se aprofundar sobre as particularidades ocorridas no dia do ataque de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, sugerimos assistir o seguinte documentário:

11 de setembro: O dia que não terminou. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos se organizem em trios. Você pode direcionar a escolha das equipes, com o objetivo de garantir que os alunos possam realizar com sucesso a atividade proposta, ou pode deixar que eles decidam.

O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da história contemporânea. No entanto, procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de terrorismo e quais as repercussões desses atos para a ordem mundial, passando a refletir sobre essa temática de maneira crítica e reflexiva.

Para você saber mais:

Observa-se que a tecnologia tem contribuído bastante para a expansão do terrorismo em todos os continentes, promovendo conexões internacionais bastantes sofisticadas, através de redes de comunicação como a internet. Embora sejam considerados fundamentalistas retrógrados, por vezes com métodos bem “antigos”, é nítido como vários grupos têm construído uma estrutura bélica moderna com eficiência cada vez mais letal e poder de alcance mundial. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RICARDO, Sílvia; SUTTI, Paulo. As diversas faces do terrorismo. São Paulo: Harbra, 2002.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com o objetivo de garantir o protagonismo dos estudantes na aula, bem como que esse momento se torne significativo para eles, é importante não expor os motivos que lhe levaram a formulação desta atividade (entender o conceito de terrorismo e quais as implicações desses atos para a ordem mundial). Por isso, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Com os alunos organizados em trios, peça que observem atentamente as imagens dos ataques ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, questionando se eles reconhecem as imagens e a qual evento estão relacionadas. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Embora o atentado de 11 de setembro de 2001 esteja tão presente na memória de várias pessoas, é provável que os estudantes não reconheçam as imagens de maneira imediata. Caso não consigam realizar a associação, você pode falar que as imagens revelam ações de um dos maiores atentados terroristas ocorridos na história mundial, contribuindo dessa maneira, para que os estudantes consigam identificar o evento. É importante impulsionar uma discussão sobre essa temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre esse assunto. Para esse momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • Qual evento as imagens estão retratando?
  • Vocês já tinham ouvido falar desse atentado?
  • Você acredita que depois desse atentado a população americana ficou com medo?
  • Você sabe quais os motivos que levaram a esses ataques?
  • Quais medidas vocês acreditam que o governo americano tomou depois do atentado?

Durante a discussão, é imprescindível que seja realizado uma pequena e breve contextualização sobre o atentado de 11 de setembro, com a ajuda dos estudantes, explorando assim o que eles conhecem sobre esse atentado. Para a aprofundamento sobre as particularidades desse atentado, sugerimos assistir o seguinte documentário: “11 de setembro: O dia que não terminou” . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>.

Logo, o objetivo desse primeiro momento é fazer com que os alunos conheçam algumas particularidades desse atentado, refletindo de maneira crítica sobre a dicotomia difundida de que o Estados Unidos representava o lado do bem e o Afeganistão, simbolizado pelo grupo terrorista da Al-Qaeda, representava o lado do mal. Para isso você pode perguntar se eles acreditam que essa comparação é verdadeira e se realmente existe um lado totalmente certo nessa história. Comente que é necessário olhar de maneira reflexiva sobre esse assunto e por isso essa atividade foi pensada, para ajudá-los a questionarem algumas afirmativas.

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma dividida em equipe de três pessoas, convide-os a realizarem a leitura de um texto do então embaixador brasileiro na época dos atentados, que versa sobre as implicações desse evento para a ordem mundial. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:

Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Após a leitura dos quatro slides, disponibilize mais 3 minutos para que os alunos possam registrar no caderno as respostas dos questionamentos realizados.

Sugestão 2 - Disponibilizar o texto impresso aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as respostas dos questionamentos realizados.

Ressaltamos que é importante o professor ser bem criterioso na questão do tempo, orientando os alunos a terem foco na realização das atividades propostas.

Finalizada a leitura do texto, pergunte à turma o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto aborda algumas das motivações que levaram aos ataques contra os Estados Unidos, bem como a resposta americana ao atentado. Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles conseguiram identificar as motivações que levaram aos ataques de 11 de setembro. Peça que algumas equipes falem as respostas registradas para essa pergunta. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, retome a leitura do segundo parágrafo que fala sobre essa questão.

Por fim questione-os se diante das motivações encontradas no texto, se acreditam que os ataques foram justificáveis. Espera-se que os estudantes respondam que independentemente dos motivos que levaram o grupo Al-Qaeda do Afeganistão a realizar esse atentado contra os Estados Unidos, a paz precisa prevalecer contra toda e qualquer forma de violência, e que o diálogo e o respeito precisam sempre prevalecer.

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Sem desfazer as equipes, peça que os alunos construam um texto colaborativo, respondendo o seguinte questionamento: Se você fosse o presidente de uma nação, quais medidas pacíficas tomaria para evitar que seu país fosse praticante ou alvo de ataques terroristas? Dê o tempo de 5 minutos para que as equipes construam esse texto. Em seguida, selecione algumas das equipes para lerem a toda turma suas respostas.

A expectativa é que as respostas dos estudantes sejam construídas seguindo o caminho da cultura da paz, que prega a consciência permanente dos valores da não violência. É importante ressaltar que a cultura da paz não se resume apenas a ausência de guerra e conflitos, mas prega a resolução pacífica deles. E essa consciência pacífica representa uma mudança radical nos paradigmas que sustentam as atuais relações da sociedade contemporânea. O respeito a vida dos seres vivos precisa ser fortemente defendida, não só a violência criminalizada, mas também aquelas atitudes naturalizadas que estão tão arraigadas nas relações sociais e acabam passando despercebidas.

Para você saber mais:

Para aprofundar a discussão sobre a cultura de paz, indicamos a seguinte leitura:

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação. Balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 dez 2018.

Esse momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões e peça que registrem em seus cadernos o resumo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano