16399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Fluxogramas aplicados a outras áreas de conhecimento

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Fluxogramas

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT6_26NUM04/Fluxogramas aplicados a outras áreas de conhecimento

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em outras áreas de conhecimento.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Essa atividade foi criada inicialmente para ser aplicada individualmente, mas caso prefira, pode ser aplicada também em duplas, já que, movidos pela curiosidade, pode ocorrer de um aluno querer determinar a pulsação do outro.

Explique-os o contexto de primeiros socorros em que pode-se determinar a pulsação de uma pessoa em situações de desmaio, por exemplo, enquanto não chega socorro médico especializado.

Propósito:

Aplicar o conhecimento de Fluxograma em situação de necessidade de determinação da pulsação.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram alguém procurando o pulso em alguma pessoa passando por necessidades de socorro?
  • Se a quantidade de batimentos cardíacos for contada por 20 segundos, como determinar a pulsação? E o que mudaria no Fluxograma?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G56a2prfGCEtjcDA2WhaxKVmAaeRNSB3sn6EcEtwbuH4wfaHvJXxPvzV2CZY/atividade-retomada-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A tabela de IMC correta contém muito mais informação, já que as faixas que determinam o grau de obesidade dependem também do sexo e da idade.

Essa atividade exercita o uso de condicionais (se) nos fluxogramas, então, como em várias atividades envolvendo Algoritmos e Fluxogramas, incentive os alunos a pegarem exemplos e efetuarem os cálculos observando as etapas consideradas, e após isso feito, definirem como ficará o fluxograma.

Propósito:

Utilizar Fluxograma em um contexto de cálculo de Índice de Massa Corporal.

Discuta com a turma:

  • Pessoas com muita massa (peso) são de fato pessoas não saudáveis?
  • Indivíduos muito leves (pouco peso) são pessoas saudáveis?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wvvVgutVXRFXJ7BnsWDJSp4QhzNRPUq7PA9YH47vRVd6Q2QpSqGeYK8ssdU6/atividade-principal-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Incentive a participação de todos nesta discussão, ouvindo propostas e discutindo os procedimentos.

Propósito:

Promover discussão a respeito das estruturas de decisão (condicionais) requeridas na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Se quiséssemos incluir na tabela a informação de que IMC menor que 17,8 significa subnutrição, como ficaria o Fluxograma?
  • A tabela verdadeira do IMC contém faixas diferentes para meninos e para meninas. Como poderíamos repensar o Fluxograma se tivéssemos essa informação?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6qnHU3ZXMFTGFnZb3KA2cHvhYZJJW44nxu4JsJrcu2KYbXXyZdNAS2Uvqb6S/guia-de-intervencao-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia as informações do slide para os alunos, ou peça para um ou mais alunos se revezarem na leitura em voz alta.

Enfatize o fato de que a Matemática é uma Ciência que está presente em praticamente todas as outras e os Fluxogramas podem ser aplicados a vários procedimentos presentes nas mais diversas áreas. Sugira aos alunos que fiquem atentos às demais disciplinas e identificarão exemplos diversos em que Fluxogramas podem ser aplicados.

Propósito:

Sintetizar para os alunos o fato de que Fluxogramas e Algoritmos podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento humano.

Discuta com a turma:

  • Que assuntos vocês estão estudando em outras disciplinas? Como Fluxogramas podem ser utilizados?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Caso haja um mapa na sala de aula, mostre-os a escala do mesmo para ilustrar o enunciado desta atividade.

Sugere-se que antes de completar os Fluxogramas da atividade, que sejam feitos testes com números propostos pelos alunos.

Propósito:

Apresentar uma aplicação de Fluxogramas ao entendimento de escalas em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que ocorre com a distância real representada no mapa se o número que representa a escala for muito grande?
  • Existe uma escala de 1:1 ? Como seria?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyWPXNVsDsYyw9vuqRN3DcN9q4e4wY6pn7CGhwWnpkmRYpYgvCBjuyG3Fbt5/atividade-raio-x-mat6-26num04.pdf

Atividades Complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nb3eMJmugwgWbBsxry72E8daMSX5zw3aQkGtYpY4BxFAg8ceUS45SBWg4f3e/atividades-complementares-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT6_26NUM04/Fluxogramas aplicados a outras áreas de conhecimento

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em outras áreas de conhecimento.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Essa atividade foi criada inicialmente para ser aplicada individualmente, mas caso prefira, pode ser aplicada também em duplas, já que, movidos pela curiosidade, pode ocorrer de um aluno querer determinar a pulsação do outro.

Explique-os o contexto de primeiros socorros em que pode-se determinar a pulsação de uma pessoa em situações de desmaio, por exemplo, enquanto não chega socorro médico especializado.

Propósito:

Aplicar o conhecimento de Fluxograma em situação de necessidade de determinação da pulsação.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram alguém procurando o pulso em alguma pessoa passando por necessidades de socorro?
  • Se a quantidade de batimentos cardíacos for contada por 20 segundos, como determinar a pulsação? E o que mudaria no Fluxograma?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G56a2prfGCEtjcDA2WhaxKVmAaeRNSB3sn6EcEtwbuH4wfaHvJXxPvzV2CZY/atividade-retomada-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A tabela de IMC correta contém muito mais informação, já que as faixas que determinam o grau de obesidade dependem também do sexo e da idade.

Essa atividade exercita o uso de condicionais (se) nos fluxogramas, então, como em várias atividades envolvendo Algoritmos e Fluxogramas, incentive os alunos a pegarem exemplos e efetuarem os cálculos observando as etapas consideradas, e após isso feito, definirem como ficará o fluxograma.

Propósito:

Utilizar Fluxograma em um contexto de cálculo de Índice de Massa Corporal.

Discuta com a turma:

  • Pessoas com muita massa (peso) são de fato pessoas não saudáveis?
  • Indivíduos muito leves (pouco peso) são pessoas saudáveis?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wvvVgutVXRFXJ7BnsWDJSp4QhzNRPUq7PA9YH47vRVd6Q2QpSqGeYK8ssdU6/atividade-principal-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Incentive a participação de todos nesta discussão, ouvindo propostas e discutindo os procedimentos.

Propósito:

Promover discussão a respeito das estruturas de decisão (condicionais) requeridas na atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Se quiséssemos incluir na tabela a informação de que IMC menor que 17,8 significa subnutrição, como ficaria o Fluxograma?
  • A tabela verdadeira do IMC contém faixas diferentes para meninos e para meninas. Como poderíamos repensar o Fluxograma se tivéssemos essa informação?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6qnHU3ZXMFTGFnZb3KA2cHvhYZJJW44nxu4JsJrcu2KYbXXyZdNAS2Uvqb6S/guia-de-intervencao-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia as informações do slide para os alunos, ou peça para um ou mais alunos se revezarem na leitura em voz alta.

Enfatize o fato de que a Matemática é uma Ciência que está presente em praticamente todas as outras e os Fluxogramas podem ser aplicados a vários procedimentos presentes nas mais diversas áreas. Sugira aos alunos que fiquem atentos às demais disciplinas e identificarão exemplos diversos em que Fluxogramas podem ser aplicados.

Propósito:

Sintetizar para os alunos o fato de que Fluxogramas e Algoritmos podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento humano.

Discuta com a turma:

  • Que assuntos vocês estão estudando em outras disciplinas? Como Fluxogramas podem ser utilizados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Caso haja um mapa na sala de aula, mostre-os a escala do mesmo para ilustrar o enunciado desta atividade.

Sugere-se que antes de completar os Fluxogramas da atividade, que sejam feitos testes com números propostos pelos alunos.

Propósito:

Apresentar uma aplicação de Fluxogramas ao entendimento de escalas em mapas.

Discuta com a turma:

  • O que ocorre com a distância real representada no mapa se o número que representa a escala for muito grande?
  • Existe uma escala de 1:1 ? Como seria?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyWPXNVsDsYyw9vuqRN3DcN9q4e4wY6pn7CGhwWnpkmRYpYgvCBjuyG3Fbt5/atividade-raio-x-mat6-26num04.pdf

Atividades Complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nb3eMJmugwgWbBsxry72E8daMSX5zw3aQkGtYpY4BxFAg8ceUS45SBWg4f3e/atividades-complementares-mat6-26num04.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano