Objetivo
Sobre o plano
MAT6_26NUM04/Fluxogramas aplicados a outras áreas de conhecimento
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Allan Costa Jardim
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
Objetivos específicos
- Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em outras áreas de conhecimento.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Essa atividade foi criada inicialmente para ser aplicada individualmente, mas caso prefira, pode ser aplicada também em duplas, já que, movidos pela curiosidade, pode ocorrer de um aluno querer determinar a pulsação do outro.
Explique-os o contexto de primeiros socorros em que pode-se determinar a pulsação de uma pessoa em situações de desmaio, por exemplo, enquanto não chega socorro médico especializado.
Propósito:
Aplicar o conhecimento de Fluxograma em situação de necessidade de determinação da pulsação.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram alguém procurando o pulso em alguma pessoa passando por necessidades de socorro?
- Se a quantidade de batimentos cardíacos for contada por 20 segundos, como determinar a pulsação? E o que mudaria no Fluxograma?
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G56a2prfGCEtjcDA2WhaxKVmAaeRNSB3sn6EcEtwbuH4wfaHvJXxPvzV2CZY/atividade-retomada-mat6-26num04.pdf
Resolução das atividades:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
A tabela de IMC correta contém muito mais informação, já que as faixas que determinam o grau de obesidade dependem também do sexo e da idade.
Essa atividade exercita o uso de condicionais (se) nos fluxogramas, então, como em várias atividades envolvendo Algoritmos e Fluxogramas, incentive os alunos a pegarem exemplos e efetuarem os cálculos observando as etapas consideradas, e após isso feito, definirem como ficará o fluxograma.
Propósito:
Utilizar Fluxograma em um contexto de cálculo de Índice de Massa Corporal.
Discuta com a turma:
- Pessoas com muita massa (peso) são de fato pessoas não saudáveis?
- Indivíduos muito leves (pouco peso) são pessoas saudáveis?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wvvVgutVXRFXJ7BnsWDJSp4QhzNRPUq7PA9YH47vRVd6Q2QpSqGeYK8ssdU6/atividade-principal-mat6-26num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Incentive a participação de todos nesta discussão, ouvindo propostas e discutindo os procedimentos.
Propósito:
Promover discussão a respeito das estruturas de decisão (condicionais) requeridas na atividade principal.
Discuta com a turma:
- Se quiséssemos incluir na tabela a informação de que IMC menor que 17,8 significa subnutrição, como ficaria o Fluxograma?
- A tabela verdadeira do IMC contém faixas diferentes para meninos e para meninas. Como poderíamos repensar o Fluxograma se tivéssemos essa informação?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6qnHU3ZXMFTGFnZb3KA2cHvhYZJJW44nxu4JsJrcu2KYbXXyZdNAS2Uvqb6S/guia-de-intervencao-mat6-26num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Leia as informações do slide para os alunos, ou peça para um ou mais alunos se revezarem na leitura em voz alta.
Enfatize o fato de que a Matemática é uma Ciência que está presente em praticamente todas as outras e os Fluxogramas podem ser aplicados a vários procedimentos presentes nas mais diversas áreas. Sugira aos alunos que fiquem atentos às demais disciplinas e identificarão exemplos diversos em que Fluxogramas podem ser aplicados.
Propósito:
Sintetizar para os alunos o fato de que Fluxogramas e Algoritmos podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento humano.
Discuta com a turma:
- Que assuntos vocês estão estudando em outras disciplinas? Como Fluxogramas podem ser utilizados?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Caso haja um mapa na sala de aula, mostre-os a escala do mesmo para ilustrar o enunciado desta atividade.
Sugere-se que antes de completar os Fluxogramas da atividade, que sejam feitos testes com números propostos pelos alunos.
Propósito:
Apresentar uma aplicação de Fluxogramas ao entendimento de escalas em mapas.
Discuta com a turma:
- O que ocorre com a distância real representada no mapa se o número que representa a escala for muito grande?
- Existe uma escala de 1:1 ? Como seria?
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyWPXNVsDsYyw9vuqRN3DcN9q4e4wY6pn7CGhwWnpkmRYpYgvCBjuyG3Fbt5/atividade-raio-x-mat6-26num04.pdf
Atividades Complementares para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nb3eMJmugwgWbBsxry72E8daMSX5zw3aQkGtYpY4BxFAg8ceUS45SBWg4f3e/atividades-complementares-mat6-26num04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xK9gbJftXJDStv8SAtYV4hNg7ycVBgxJKDtx5QXGjsSnsyxdC4d4DKWXMGJS/resolucao-das-atividades-mat6-26num04.pdf