16398
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Islamismo, preconceito e Islamofobia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Islamismo, preconceito e Islamofobia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Para despertar a curiosidade dos alunos, encaminhe, primeiramente, os dois documentos com as imagens e o questionamento. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Você associa estas imagens a quais práticas ou situações?

Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.

Em seguida, por escrito, encaminhe o objetivo da aula e novos questionamentos.

- O que vocês conhecem sobre o islamismo?
- Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
- Qual é o livro sagrado dos muçulmanos?
- O que vocês imaginam que este livro defende?
- Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão (o livro sagrado para os muçulmanos)?

Dê mais um tempo para que os grupos/alunos possam responder. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento com os três trechos das reportagens e os questionamentos propostos na etapa.

- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que respondam as questões propostas na etapa.

- Com base no que vimos, o que vocês entendem por islamofobia?
- Por que vocês acreditam que existem tantos casos de islamofobia ao redor do mundo?
- Vocês sabiam que pessoas muçulmanas enfrentavam tantos casos de preconceito no cotidiano?

Os alunos/grupos podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula.

Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) em que refletem sobre a questão proposta. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.

De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

A youtuber Fatuma, do canal “Fala, Fatuma” tem um vídeo onde apresenta 7 curiosidades sobre o islamismo, que pode ser assistido pelas famílias (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_35UND01

(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas