16398
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Islamismo, preconceito e Islamofobia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Islamismo, preconceito e Islamofobia

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para projeção ou impressão de imagens e reportagens para disponibilizar pra grupos de alunos.

Material complementar:

Imagem da Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, na cidade de Jerusalém, Israel, que representa uma das grandes obras da arquitetura islâmica, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Homens muçulmanos em prosternação durante uma prece em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Reportagens sobre islamofobia, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Para você saber mais:

Professor, para a condução desta aula, será necessário estar apropriado de alguns conceitos essenciais: islã, islamismo e islamofobia. Retomar o significado destes termos em alguns momentos se fará necessário para garantir que os alunos compreendam a temática proposta para esta aula.

O Islamismo ou Islã, cujo significado da palavra representa “submissão a Deus”, está entre as três maiores religiões monoteístas do mundo ao lado do cristianismo e judaísmo. Sua origem remonta ao século VII d. C., quando o profeta Maomé teria recebido mensagens e revelações do anjo Gabriel. Tempos depois, estas palavras fariam parte do Corão ou Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Existem também mais dois textos sagrados islâmicos importantes, são eles: o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguidas pelos islâmicos.

O termo islamofobia tem sido frequentemente utilizado para designar aversão ou ódio a religião e aos seguidores do islamismo. Este comportamento tem sido presenciado em diversos países do mundo e torna-se importante sua discussão para ajudar a desmistificar algumas impressões preconceituosas sobre islamismo.

Nesta aula trabalharemos com trechos de algumas reportagens para explorar a temática em questão. Para que possa ter acesso às reportagens completas, disponibilizamos os links logo abaixo:

Reportagem 1 - O Globo: Islamofobia, o fantasma dos muçulmanos, 2015.

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/islamofobia-fantasma-dos-muculmanos-18059052>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Reportagem 2 - El País: Islamofobia abala a Londres multicultural, 2017.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/24/internacional/1498334460_727859.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Reportagem 3 - El País: Mesquitas espanholas denunciam agressões islamofóbicas, 2017.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/20/internacional/1503240672_674850.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor: O objetivo da aula poderá ser projetado ou lido para a turma. Este momento de apresentação do objetivo é fundamental para que os alunos compreendam o que será abordado e aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. A finalidade desta aula é fazer com que os alunos possam identificar as particularidades do preconceito contra os muçulmanos, compreendendo que o terrorismo não é disseminado apenas por esta religião.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor: Sem desfazer grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta:

Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Antes de iniciarem a leitura é importante solicitar que os alunos prestem bastante atenção nas perguntas que terão que responder baseadas no conteúdo das reportagens.

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Após a leitura do texto, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentados em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos não perceber os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione a outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após a ocorrência de frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e o ódio na população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde se é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações ao professor: De acordo com as discussões realizadas, selecione dois estudantes para responder alguns questionamentos ou peça que se candidatem, não sendo necessário desfazer os trios. Ao primeiro aluno pergunte qual o significado do termo “islamofobia”, que tanto foi mencionado nas reportagens. A expectativa é que o aluno tenha compreendido que esta expressão tem sido bastante utilizada em diversos países para designar o ódio ou a aversão contra as pessoas que seguem o Islã como religião. Caso outros alunos queiram expor suas opiniões sobre este significado, pode deixar. Registre no quadro um resumo das ideias apresentadas.

Sugerimos que o segundo aluno seja questionado acerca dos motivos que levaram a Islamofobia a ter crescido tanto em diversos países nos últimos anos. Neste momento, espera-se que ele reitere as discussões anteriores associando o aumento do preconceito contra os muçulmanos ao aumento dos atos terroristas, casos estes que têm sido bastante divulgados nos últimos tempos. Caso os estudantes não consigam realizar esta associação de maneira imediata, peça que releiam o trecho da reportagem 2, que diz que “cada vez que há um ataque terrorista crescem os incidentes de islamofobia” ou o trecho da reportagem 3, que afirma que “as mesquitas de Granada e Sevilha denunciaram à polícia que sofreram agressões islamofóbicas após os atentados na Catalunha”. Ao mesmo tempo que se almeja que os alunos identifiquem as motivações dos ataques islamofóbicos, espera-se também que eles entendam que esta é uma visão deturpada deste contexto, tendo em vista que muitos destes ataques são realizados por uma minoria extremista que não representa a maioria do povo muçulmano.

Por fim, questione se eles sabiam que os muçulmanos enfrentavam tantos casos de preconceito no cotidiano. Este momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões. A expectativa é que eles tenham entendido os diversos problemas enfrentados pela comunidade muçulmana ao redor do mundo e os diversos estereótipos que cercam este povo e suas práticas. Peça que os alunos registrem em seus cadernos o resumo das discussões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para projeção ou impressão de imagens e reportagens para disponibilizar pra grupos de alunos.

Material complementar:

Imagem da Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, na cidade de Jerusalém, Israel, que representa uma das grandes obras da arquitetura islâmica, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Homens muçulmanos em prosternação durante uma prece em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Reportagens sobre islamofobia, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Para você saber mais:

Professor, para a condução desta aula, será necessário estar apropriado de alguns conceitos essenciais: islã, islamismo e islamofobia. Retomar o significado destes termos em alguns momentos se fará necessário para garantir que os alunos compreendam a temática proposta para esta aula.

O Islamismo ou Islã, cujo significado da palavra representa “submissão a Deus”, está entre as três maiores religiões monoteístas do mundo ao lado do cristianismo e judaísmo. Sua origem remonta ao século VII d. C., quando o profeta Maomé teria recebido mensagens e revelações do anjo Gabriel. Tempos depois, estas palavras fariam parte do Corão ou Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Existem também mais dois textos sagrados islâmicos importantes, são eles: o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguidas pelos islâmicos.

O termo islamofobia tem sido frequentemente utilizado para designar aversão ou ódio a religião e aos seguidores do islamismo. Este comportamento tem sido presenciado em diversos países do mundo e torna-se importante sua discussão para ajudar a desmistificar algumas impressões preconceituosas sobre islamismo.

Nesta aula trabalharemos com trechos de algumas reportagens para explorar a temática em questão. Para que possa ter acesso às reportagens completas, disponibilizamos os links logo abaixo:

Reportagem 1 - O Globo: Islamofobia, o fantasma dos muçulmanos, 2015.

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/islamofobia-fantasma-dos-muculmanos-18059052>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Reportagem 2 - El País: Islamofobia abala a Londres multicultural, 2017.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/24/internacional/1498334460_727859.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Reportagem 3 - El País: Mesquitas espanholas denunciam agressões islamofóbicas, 2017.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/20/internacional/1503240672_674850.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor: O objetivo da aula poderá ser projetado ou lido para a turma. Este momento de apresentação do objetivo é fundamental para que os alunos compreendam o que será abordado e aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. A finalidade desta aula é fazer com que os alunos possam identificar as particularidades do preconceito contra os muçulmanos, compreendendo que o terrorismo não é disseminado apenas por esta religião.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.

Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.

Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.

Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:

  • O que vocês conhecem sobre o islamismo?
  • Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
  • Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
  • O que vocês imaginam que este livro defende?
  • Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?

É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.

Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.

Material complementar:

Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q8W3zaTVGYbHE2CDuHGr9fgdtxP8CCmfxVuu5THjG7Uke3dFa56jRMXeK5WV/his9-35und01-contexto-1-imagem-cupula-da-rocha-em-jerusalem-israel.pdf

Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sk9PPZFdk6rBWHF2UWaBK4hkbX6DAZYHsuNdHDZTyRB4wdSy7atJVxnz4rSb/his9-35und01-contexto-2-imagem-muculmanos-rezam-em-uma-mesquita.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor:

Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações ao professor: Sem desfazer grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta:

Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Antes de iniciarem a leitura é importante solicitar que os alunos prestem bastante atenção nas perguntas que terão que responder baseadas no conteúdo das reportagens.

  • Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
  • O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?

Após a leitura do texto, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentados em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos não perceber os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.

Por fim questione a outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após a ocorrência de frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e o ódio na população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde se é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.

Material complementar:

Reportagens sobre islamofobia, para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MjRzvfKfgPZCzbF62Wz2jMkpX56KyeMxuchqf9KrK3HwNZpf4BfTYBR4fxwK/his9-35und01-problematizacao-reportagens-sobre-islamofobia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações ao professor: De acordo com as discussões realizadas, selecione dois estudantes para responder alguns questionamentos ou peça que se candidatem, não sendo necessário desfazer os trios. Ao primeiro aluno pergunte qual o significado do termo “islamofobia”, que tanto foi mencionado nas reportagens. A expectativa é que o aluno tenha compreendido que esta expressão tem sido bastante utilizada em diversos países para designar o ódio ou a aversão contra as pessoas que seguem o Islã como religião. Caso outros alunos queiram expor suas opiniões sobre este significado, pode deixar. Registre no quadro um resumo das ideias apresentadas.

Sugerimos que o segundo aluno seja questionado acerca dos motivos que levaram a Islamofobia a ter crescido tanto em diversos países nos últimos anos. Neste momento, espera-se que ele reitere as discussões anteriores associando o aumento do preconceito contra os muçulmanos ao aumento dos atos terroristas, casos estes que têm sido bastante divulgados nos últimos tempos. Caso os estudantes não consigam realizar esta associação de maneira imediata, peça que releiam o trecho da reportagem 2, que diz que “cada vez que há um ataque terrorista crescem os incidentes de islamofobia” ou o trecho da reportagem 3, que afirma que “as mesquitas de Granada e Sevilha denunciaram à polícia que sofreram agressões islamofóbicas após os atentados na Catalunha”. Ao mesmo tempo que se almeja que os alunos identifiquem as motivações dos ataques islamofóbicos, espera-se também que eles entendam que esta é uma visão deturpada deste contexto, tendo em vista que muitos destes ataques são realizados por uma minoria extremista que não representa a maioria do povo muçulmano.

Por fim, questione se eles sabiam que os muçulmanos enfrentavam tantos casos de preconceito no cotidiano. Este momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões. A expectativa é que eles tenham entendido os diversos problemas enfrentados pela comunidade muçulmana ao redor do mundo e os diversos estereótipos que cercam este povo e suas práticas. Peça que os alunos registrem em seus cadernos o resumo das discussões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano