Contexto 1 - Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel.
Plano de Aula
Plano de aula: Islamismo, preconceito e Islamofobia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para projeção ou impressão de imagens e reportagens para disponibilizar pra grupos de alunos.
Material complementar:
Imagem da Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, na cidade de Jerusalém, Israel, que representa uma das grandes obras da arquitetura islâmica, para impressão:
Homens muçulmanos em prosternação durante uma prece em uma mesquita, para impressão:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão:
Para você saber mais:
Professor, para a condução desta aula, será necessário estar apropriado de alguns conceitos essenciais: islã, islamismo e islamofobia. Retomar o significado destes termos em alguns momentos se fará necessário para garantir que os alunos compreendam a temática proposta para esta aula.
O Islamismo ou Islã, cujo significado da palavra representa “submissão a Deus”, está entre as três maiores religiões monoteístas do mundo ao lado do cristianismo e judaísmo. Sua origem remonta ao século VII d. C., quando o profeta Maomé teria recebido mensagens e revelações do anjo Gabriel. Tempos depois, estas palavras fariam parte do Corão ou Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Existem também mais dois textos sagrados islâmicos importantes, são eles: o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguidas pelos islâmicos.
O termo islamofobia tem sido frequentemente utilizado para designar aversão ou ódio a religião e aos seguidores do islamismo. Este comportamento tem sido presenciado em diversos países do mundo e torna-se importante sua discussão para ajudar a desmistificar algumas impressões preconceituosas sobre islamismo.
Nesta aula trabalharemos com trechos de algumas reportagens para explorar a temática em questão. Para que possa ter acesso às reportagens completas, disponibilizamos os links logo abaixo:
Reportagem 1 - O Globo: Islamofobia, o fantasma dos muçulmanos, 2015.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/islamofobia-fantasma-dos-muculmanos-18059052>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Reportagem 2 - El País: Islamofobia abala a Londres multicultural, 2017.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/24/internacional/1498334460_727859.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Reportagem 3 - El País: Mesquitas espanholas denunciam agressões islamofóbicas, 2017.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/20/internacional/1503240672_674850.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações ao professor: O objetivo da aula poderá ser projetado ou lido para a turma. Este momento de apresentação do objetivo é fundamental para que os alunos compreendam o que será abordado e aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. A finalidade desta aula é fazer com que os alunos possam identificar as particularidades do preconceito contra os muçulmanos, compreendendo que o terrorismo não é disseminado apenas por esta religião.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.
Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.
Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.
Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:
- O que vocês conhecem sobre o islamismo?
- Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
- Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
- O que vocês imaginam que este livro defende?
- Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?
É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.
Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.
Material complementar:
Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:
Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.
Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.
Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.
Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:
- O que vocês conhecem sobre o islamismo?
- Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
- Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
- O que vocês imaginam que este livro defende?
- Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?
É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.
Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.
Material complementar:
Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:
Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações ao professor: A fim de garantir o protagonismo dos alunos e que este momento se torne significativo para eles, é necessário que você não exponha os motivos que levaram à formulação desta atividade (questionar o preconceito que rodeia os seguidores do islamismo ao redor do mundo, atitude que acaba associando esta religião a atos de terrorismo). Por isso, professor, é importante seguir as orientações, conforme descrito abaixo.
Solicite que os alunos se organizem em trios. A escolha das equipes pode ser orientada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.
Em seguida, peça que observem atentamente as imagens da Cúpula da Rocha e de muçulmanos rezando em uma mesquita, questionando quais práticas ou situações eles associam a estas imagens. As imagens poderão ser projetadas ou entregues impressas às equipes.
Dê um tempo para que todos observem as imagens e discutam nas equipes suas impressões. Em seguida, peça que cada equipe exponha suas opiniões. Possivelmente, irão relacionar as imagens ao Islamismo. Caso esta associação não aconteça de imediato, você pode falar que estas imagens estão associadas a uma religião monoteísta que mais cresce em números de seguidores no mundo atualmente, fazendo com que os alunos realizem a relação.
É importante impulsionar uma discussão sobre esta temática, procurando verificar o que os alunos sabem sobre este assunto. Para este momento você poderá realizar as seguintes mediações:
- O que vocês conhecem sobre o islamismo?
- Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
- Qual o livro sagrado dos muçulmanos?
- O que vocês imaginam que este livro defende?
- Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão?
É provável que durante a discussão surja alguma relação com o terrorismo, mas é imprescindível que o professor faça com que os alunos reflitam se realmente estes atos extremistas são uma prerrogativa de todos os muçulmanos. Sabemos que o Islã se tornou uma preocupação para os povos ocidentais sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foram organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
A partir deste momento, todo e qualquer homem e mulher seguidor do islamismo passou a sofrer uma série de preconceitos ao redor do mundo pelo simples fato de ser muçulmanos.
Logo, os alunos precisam refletir sobre esta lógica bem como sobre estas visões preconceituosas. Para isso você pode perguntar se eles não acham estranha a afirmativa de que todos os muçulmanos são culpados pelos diversos ataques terroristas que ocorrem ao redor do mundo e se esta não seria uma visão preconceituosa. Comente que muitas pessoas possuem esta discriminação. Por isso esta atividade foi pensada para ajudar os alunos a refletir e questionar este preconceito.
Material complementar:
Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel, para impressão:
Imagem: Muçulmanos rezam em uma mesquita, para impressão:
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor:
Sem desfazer os grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta. Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Após a realização da leitura das reportagens, solicite que os alunos respondam as seguintes questões, realizando o registro em seus cadernos:
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Para finalização das respostas, você pode disponibilizar 4 minutos. Finalizado este momento, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentado em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas, quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos perceberem os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após os frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e ódio à população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde você é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações ao professor: Sem desfazer grupos, selecione três alunos da classe para ler as reportagens em voz alta:
Você pode projetar as reportagens ou disponibilizá-las impressas para cada equipe. Antes de iniciarem a leitura é importante solicitar que os alunos prestem bastante atenção nas perguntas que terão que responder baseadas no conteúdo das reportagens.
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Após a leitura do texto, pergunte se algum aluno consegue identificar quais tipos de problema os muçulmanos têm enfrentados em alguns países. Caso tenham dificuldade de realizar esta associação, você pode retomar alguns exemplos citados nas reportagens: “[...] Minha família pediu para eu tirar a barba — contou o jovem Faisal [...] estudante de línguas na Universidade Paris VII” ou “[...] Laure Rodríguez não costuma usar o hijab, o véu muçulmano. Mas quando esta espanhola convertida ao Islã decidiu tapar os cabelos com um manto, alguém tentou arrancá-lo” ou “[...] Por todo o Reino Unido, os muçulmanos denunciam que são alvo de violência unicamente pela maneira de se vestir e de rezar”. Se os alunos não perceber os problemas enfrentados pelos muçulmanos, indique estes trechos para que eles possam refletir um pouco sobre o cotidiano destas pessoas.
Por fim questione a outro aluno se ele imagina o que aconteceu nestes países para que estas situações de preconceito passassem a ocorrer com frequência. Neste momento espera-se que o aluno relate que estas atitudes discriminatórias passaram a ocorrer após a ocorrência de frequentes casos terroristas em países europeus, atos estes que inflamaram o repúdio e o ódio na população muçulmana. Questione todos os alunos como eles se sentiriam se estivessem no lugar destas pessoas e como seria viver em um local onde se é julgado e discriminado simplesmente pela religião que você segue. Espera-se que os alunos percebam que grande parte dos muçulmanos sofre diversas consequências de cunho preconceituoso e xenofóbico por causa de atos terroristas praticados por alguns grupos extremistas que seguem o Islã como religião.
Material complementar:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações ao professor: De acordo com as discussões realizadas, selecione dois estudantes para responder alguns questionamentos ou peça que se candidatem, não sendo necessário desfazer os trios. Ao primeiro aluno pergunte qual o significado do termo “islamofobia”, que tanto foi mencionado nas reportagens. A expectativa é que o aluno tenha compreendido que esta expressão tem sido bastante utilizada em diversos países para designar o ódio ou a aversão contra as pessoas que seguem o Islã como religião. Caso outros alunos queiram expor suas opiniões sobre este significado, pode deixar. Registre no quadro um resumo das ideias apresentadas.
Sugerimos que o segundo aluno seja questionado acerca dos motivos que levaram a Islamofobia a ter crescido tanto em diversos países nos últimos anos. Neste momento, espera-se que ele reitere as discussões anteriores associando o aumento do preconceito contra os muçulmanos ao aumento dos atos terroristas, casos estes que têm sido bastante divulgados nos últimos tempos. Caso os estudantes não consigam realizar esta associação de maneira imediata, peça que releiam o trecho da reportagem 2, que diz que “cada vez que há um ataque terrorista crescem os incidentes de islamofobia” ou o trecho da reportagem 3, que afirma que “as mesquitas de Granada e Sevilha denunciaram à polícia que sofreram agressões islamofóbicas após os atentados na Catalunha”. Ao mesmo tempo que se almeja que os alunos identifiquem as motivações dos ataques islamofóbicos, espera-se também que eles entendam que esta é uma visão deturpada deste contexto, tendo em vista que muitos destes ataques são realizados por uma minoria extremista que não representa a maioria do povo muçulmano.
Por fim, questione se eles sabiam que os muçulmanos enfrentavam tantos casos de preconceito no cotidiano. Este momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões. A expectativa é que eles tenham entendido os diversos problemas enfrentados pela comunidade muçulmana ao redor do mundo e os diversos estereótipos que cercam este povo e suas práticas. Peça que os alunos registrem em seus cadernos o resumo das discussões.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Para despertar a curiosidade dos alunos, encaminhe, primeiramente, os dois documentos com as imagens e o questionamento. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Você associa estas imagens a quais práticas ou situações?
Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Em seguida, por escrito, encaminhe o objetivo da aula e novos questionamentos.
- O que vocês conhecem sobre o islamismo?
- Esta é uma religião predominantemente dos povos árabes?
- Qual é o livro sagrado dos muçulmanos?
- O que vocês imaginam que este livro defende?
- Vocês acreditam que todos os muçulmanos interpretam da mesma maneira os ensinamentos pregados pelo Corão (o livro sagrado para os muçulmanos)?
Dê mais um tempo para que os grupos/alunos possam responder. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com os três trechos das reportagens e os questionamentos propostos na etapa.
- Quais tipos de problema o povo muçulmano tem enfrentado nestes países?
- O que aconteceu nestes países para que estas situações passassem a ocorrer?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que respondam as questões propostas na etapa.
- Com base no que vimos, o que vocês entendem por islamofobia?
- Por que vocês acreditam que existem tantos casos de islamofobia ao redor do mundo?
- Vocês sabiam que pessoas muçulmanas enfrentavam tantos casos de preconceito no cotidiano?
Os alunos/grupos podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula.
Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) em que refletem sobre a questão proposta. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.
A youtuber Fatuma, do canal “Fala, Fatuma” tem um vídeo onde apresenta 7 curiosidades sobre o islamismo, que pode ser assistido pelas famílias (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Roberta Duarte da Silva
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo.Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
Palavras-chave: Islamismo, Islã, islamofobia, preconceito, discriminação.
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