16397
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Representando ideias por meio de fluxogramas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre nterpretar e descrever processos por meio de fluxogramas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

MAT6_27GEO05 / Representando ideias por meio de fluxogramas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Interpretar e descrever processos por meio de fluxogramas;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Faça uma leitura com turma das informações presentes no slide 3. Pergunte para todos se entenderam, ou possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre os elementos apresentados.

Em seguida, apresente o fluxograma so slide 4 e pergunte para a turma o que acham que ali está representado. Deixe que todos pensem e conversem por um tempo.

É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.

Propósito:

Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento e composição dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá pagar uma pessoa que passou 3 horas no estacionamento?
  • Este fluxograma poderia ser refeito de uma forma melhor? Como?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Faça uma leitura com turma das informações presentes no slide 3. Pergunte para todos se entenderam, ou possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre os elementos apresentados.

Em seguida, apresente o fluxograma so slide 4 e pergunte para a turma o que acham que ali está representado. Deixe que todos pensem e conversem por um tempo.

É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.

Propósito:

Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento e composição dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá pagar uma pessoa que passou 3 horas no estacionamento?
  • Este fluxograma poderia ser refeito de uma forma melhor? Como?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://drive.google.com/open?id=1U5yd42RMBzXh66cB0QR5mNLcGq_tWr3ZZ4_vBDOC_m0

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça para que cada dupla fixe seu fluxograma no quadro, usando fita adesiva. Logo depois, você pode comparar alguns fluxogramas, destacando suas principais características positivas, ainda que existam erros, como: organização, utilização de diferentes cores, correto uso dos elementos (retângulos com cantos arredondados, losangos, retângulos e setas).

Depois, verifique alguns erros comuns entre as duplas e pergunte para a turma o que acham sobre eles, por exemplo, se esqueceram de escrever o que cada seta indica (sim ou não), pergunte para a turma qual a importância das setas, e como elas devem ser.

Outro erro que pode ocorrer é a confusão entre características dos quadriláteros. Neste caso, você pode desenhar diversos tipos de quadriláteros em um canto do quadro e perguntar para a turma cada uma de suas características, como lados paralelos, lados de medidas iguais e medidas dos ângulos internos. Na medida em que a turma discute as características dos quadriláteros, você pode utilizar alguns dos fluxogramas para verificar se ele permite ou não chegar até determinado tipo de quadrilátero seguindo suas características. Para isto, basta checar se ao seguir o fluxograma há ambiguidades, ou características ignoradas.

É importante destacar que os erros devem ser tratados como caminhos para a aprendizagem, aproveite-os para levantar discussões, conforme destacado acima.

Propósito:

Compartilhar e discutir sobre os fluxogramas feitos, e também as principais dúvidas ou dificuldades apresentadas pela turma.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sT39TBz2YKKVvGcFkYkWAVBSm8GuYw2q8psDpUy5KCunZuP3FGthYG4UC6cA/guia-de-intervencao-mat6-27geo05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem. Logo após, pergunte se ainda há alguma dúvida sobre os fluxogramas que necessite ser esclarecida, abrindo espaço para diálogos.

Propósito:

Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWzCJHBb2SD8472EBPNeSCSmXwzc9cDsRhyEG2mJqwgEcWa7Z2eWWuU6PBNU/atividade-raio-x-mat6-27geo05.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxQngY4RsbzRDBwtzAJeqBvFvMk5ZKcMudZuGu6GbP2EShbPQg9bBmzFQmpw/atividade-complementar-mat6-27geo05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT6_27GEO05 / Representando ideias por meio de fluxogramas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Interpretar e descrever processos por meio de fluxogramas;

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Faça uma leitura com turma das informações presentes no slide 3. Pergunte para todos se entenderam, ou possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre os elementos apresentados.

Em seguida, apresente o fluxograma so slide 4 e pergunte para a turma o que acham que ali está representado. Deixe que todos pensem e conversem por um tempo.

É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.

Propósito:

Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento e composição dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá pagar uma pessoa que passou 3 horas no estacionamento?
  • Este fluxograma poderia ser refeito de uma forma melhor? Como?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações:

Faça uma leitura com turma das informações presentes no slide 3. Pergunte para todos se entenderam, ou possuem alguma dúvida ou curiosidade sobre os elementos apresentados.

Em seguida, apresente o fluxograma so slide 4 e pergunte para a turma o que acham que ali está representado. Deixe que todos pensem e conversem por um tempo.

É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.

Propósito:

Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento e composição dos fluxogramas.

Discuta com a turma:

  • Quanto deverá pagar uma pessoa que passou 3 horas no estacionamento?
  • Este fluxograma poderia ser refeito de uma forma melhor? Como?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão: https://drive.google.com/open?id=1U5yd42RMBzXh66cB0QR5mNLcGq_tWr3ZZ4_vBDOC_m0

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8)

Orientações:

Projete o slide 5 e 6 e solicite que algum dos estudantes faça uma leitura da fala da personagem. Em seguida, pergunte para a turma o que compreenderam da fala da personagem e se há alguma dúvida.

Leia com a turma as informações sobre os quadriláteros presentes no slide 7 e 8, certificando-se de que os alunos conseguem diferenciar cada quadrilátero. Se houverem dúvidas, você pode direcionar perguntas para a turma, para que todos possam compreender as informações disponibilizadas. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Depois, peça para que se organizem em duplas e distribua algumas folhas coloridas para cada dupla, para que as recortem em forma de retângulos com cantos arredondados, losangos e retângulos. Se não possuir folhas coloridas, você pode distribuir folhas em branco e orientar para que os estudantes as pintem ou destaquem com cores distintas para cada elemento do fluxograma. Entregue também uma cartolina para que eles desenhem o fluxograma e colem seus elementos na mesma.

Enquanto as duplas discutem e produzem os fluxogramas, circule pela sala e verifique se há alguma dúvida ou dificuldade que possa ser esclarecida. Caso haja, faça algumas perguntas para a dupla, de modo que possam refletir sobre a composição dos quadriláteros e suas diferenças. Sugira também para que desenhem em uma folha separada cada tipo de quadrilátero, destacando suas características, como lados iguais, lados paralelos e ângulos internos.

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a criação de fluxogramas para representar ideias ou definições matemáticas.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça para que cada dupla fixe seu fluxograma no quadro, usando fita adesiva. Logo depois, você pode comparar alguns fluxogramas, destacando suas principais características positivas, ainda que existam erros, como: organização, utilização de diferentes cores, correto uso dos elementos (retângulos com cantos arredondados, losangos, retângulos e setas).

Depois, verifique alguns erros comuns entre as duplas e pergunte para a turma o que acham sobre eles, por exemplo, se esqueceram de escrever o que cada seta indica (sim ou não), pergunte para a turma qual a importância das setas, e como elas devem ser.

Outro erro que pode ocorrer é a confusão entre características dos quadriláteros. Neste caso, você pode desenhar diversos tipos de quadriláteros em um canto do quadro e perguntar para a turma cada uma de suas características, como lados paralelos, lados de medidas iguais e medidas dos ângulos internos. Na medida em que a turma discute as características dos quadriláteros, você pode utilizar alguns dos fluxogramas para verificar se ele permite ou não chegar até determinado tipo de quadrilátero seguindo suas características. Para isto, basta checar se ao seguir o fluxograma há ambiguidades, ou características ignoradas.

É importante destacar que os erros devem ser tratados como caminhos para a aprendizagem, aproveite-os para levantar discussões, conforme destacado acima.

Propósito:

Compartilhar e discutir sobre os fluxogramas feitos, e também as principais dúvidas ou dificuldades apresentadas pela turma.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sT39TBz2YKKVvGcFkYkWAVBSm8GuYw2q8psDpUy5KCunZuP3FGthYG4UC6cA/guia-de-intervencao-mat6-27geo05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem. Logo após, pergunte se ainda há alguma dúvida sobre os fluxogramas que necessite ser esclarecida, abrindo espaço para diálogos.

Propósito:

Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWzCJHBb2SD8472EBPNeSCSmXwzc9cDsRhyEG2mJqwgEcWa7Z2eWWuU6PBNU/atividade-raio-x-mat6-27geo05.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxQngY4RsbzRDBwtzAJeqBvFvMk5ZKcMudZuGu6GbP2EShbPQg9bBmzFQmpw/atividade-complementar-mat6-27geo05.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BsgDuAAFQUHh8GQTqMjFC35CfkwKQAvtyUEtvGzDV84pU77HAkK2mP3BJzqH/resolucao-das-atividades-mat6-27geo05.pdf

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 a 13)

Orientações:

Peça para os estudantes desfaçam as duplas. Em seguida, solicite que dois estudantes leiam as falas dos personagens nos slides 11, 12 e 13.

Depois, pergunte se há alguma dúvida sobre o que deverá ser feito e, caso não haja, oriente para que iniciem a atividade, desenhando os fluxogramas em seus cadernos.

Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula, e proporcionar um momento de avaliação.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano