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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O MST e a participação política campesina no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O MST e a participação política campesina no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o mapa e as questões propostas na etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Você pode estabelecer um prazo para que os estudantes enviem as respostas e escolher ou sortear um ou mais alunos para compartilhar as respostas com o restante da turma. Outra opção é pedir para que todos mandem as respostas para um grupo da turma a que todos tenham acesso, como Google Sala de Aula, Whatsapp ou Facebook. Elas podem podem ser enviadas em formato de texto, áudio ou vídeo.

Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos respondendo dúvidas que os alunos possam ter ou chamando a atenção para informações do mapa.

Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

A proposta é que metade da turma analise o texto da Lei nº 4.504 e a outra metade o texto sobre o Movimento Sem Terra. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar duas atividades diferentes e destiná-las apenas aos alunos que escolher, de maneira bastante simples. Outra opção é encaminhar os textos via e-mail, Whatsapp ou outro meio.

Encaminhe as fontes e peça para que os alunos façam um texto em tópicos sobre elas. Para facilitar a interpretação pelos estudantes de forma autônoma, novas questões foram incluídas neste material.

Questões para refletir:
Lei nº 4.504
- Quando foi publicada essa lei?
- Do que ela trata?
- O que é Reforma Agrária?
- O que é Política Agrícola?
- O que diz o art. 2º da lei?
- Do que uma propriedade rural precisa para cumprir a sua função social?

Histórico do MST
- Quando surgiu o MST?
- Como surgiu o MST?
- Por que o acampamento de Encruzilhada Natalino, depois chamado de Nova Ronda Alta, é importante para este movimento?

Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem tópicos procurando respondê-las. Estabeleça um prazo para que possam produzir os tópicos e entregá-los para você.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem os tópicos para que o restante da turma possa ler. Eles podem enviar textos, áudios ou vídeos lendo os tópicos. Em seguida, proponha que respondam, no próprio grupo da sala, de que forma o que foi apresentado pelos dois textos está relacionado ao que aprenderam com o mapa analisado no contexto.

Outra possibilidade, neste momento, é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam apresentar os tópicos uns aos outros e relacioná-los ao mapa.

De qualquer forma, o importante é que os alunos consigam relacionar que, apesar do Estatuto da Terra ter sido criado em 1964, a luta dos trabalhadores rurais por acesso à terra existe até hoje, por este direito ainda não ser cumprido.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_25UND02

(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.


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