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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O MST e a participação política campesina no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O MST e a participação política campesina no Brasil

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Material complementar:

Contexto: Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xajNKcsKXrJbMaQ6MMrnfUWyVVRbumYqMHfr83ZZzEq8WyP7UhWzEPA8twmW/his9-25und02-mapa-dos-imoveis-rurais-pequenos-medios-e-grandes-2003.pdf

Problematização: Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e4mqsrx3fmF9STNA6pHxytMSmvzQbn4QU6fPy9Pvc6qsGwQk4rX7Tn9BGzv8/his9-25und02-estatuto-da-terra.pdf

Movimento Sem Terra Histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fDTHQkEt28Hz5GP62W5HZKRFYqwMxr5QU9JvwKbNeyWkd7kfsPcBFc3dQzcM/his9-25und02-movimento-sem-terra-historico.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em: . Acesso em: 26 nov 2018

Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.

Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula espera-se que os alunos façam a análise do mapa de concentração de terras e latifúndios no Brasil de 2003 e percebam, por meio desta análise, que as regiões com maior concentração de terras são a Norte e Centro Oeste. Esta análise será essencial para a explicar o histórico do MST. Para isso, organize os alunos em grupos e projete ou distribua o mapa impresso.

Entregue uma cópia das orientações para cada grupo ou escreva-as no quadro. Informe os alunos que, ao final da atividade, será sorteado um dos grupos para socializar suas interpretações. Circule na sala entre os grupos, acompanhando a observação e análise do mapa. Orientações para a análise do mapa:

1. Qual ano o mapa foi produzido?

2. Qual o tema do mapa?

3. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais grandes?

4. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais pequenos?

5. Os imóveis rurais grandes cultivam o mesmo tipo de alimento que os imóveis rurais pequenos? Explique sua resposta (o objetivo desta pergunta é a construção de hipóteses).

Ao final sorteie um dos grupos e peça para que socializem suas respostas. Sintetize a respostas dos alunos no quadro por meio de palavras chaves. Esta síntese será retomada ao final desta aula no campo “Sistematização”.

Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xajNKcsKXrJbMaQ6MMrnfUWyVVRbumYqMHfr83ZZzEq8WyP7UhWzEPA8twmW/his9-25und02-mapa-dos-imoveis-rurais-pequenos-medios-e-grandes-2003.pdf

Como adequar à sua realidade:

Este mapa pode ser explorado a partir da análise de sua região.

Para territórios de imóveis rurais grandes: pergunte aos alunos o que os latifúndios produzem, se houve conflitos pela terra, ocupações e assentamentos.

Para territórios de imóveis rurais pequenos: pergunte aos alunos o que as pequenas propriedades produzem, se conhecem assentamentos na região e se há conflitos pela terra.

Para você saber mais:

O MST (Movimento sem Terra) é apenas um dos movimentos sociais de trabalhadores rurais que atuam no Brasil na luta pela Reforma Agrária.

Há outros movimentos sociais campesinos que apresentam os mesmo aspecto políticos de luta pela Reforma Agrária como por exemplo as Ligas Camponesas.

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações descritas no slide e explique-as para a sala. Sugiro a apresentação rápida do conceito de tópico (frases ou parágrafos que apresentam de forma objetiva e precisa o assunto). Distribua, para os grupos, as folhas contendo o texto para análise, entregue uma cópia para cada dois alunos. Junto às cópias do texto, entregue uma folha para que os alunos construam os tópicos ou peça que façam no caderno. Oriente os alunos que ao final serão selecionados 2 grupos (um representante de cada texto) que farão a socialização para a sala. Para esta etapa da aula, foram selecionadas duas propostas de textos. A primeira é um trecho da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 que dispõe sobre o Estatuto da Terra e a segunda proposta conta a história da formação do MST (Movimento Sem Terra). Assim, garantimos visões diferentes sobre o tema, mas que dialogam entre si.

Acompanhe os grupos e controle o tempo. Responda as dúvidas mediando a atividade e o processo de aprendizado dos alunos. O tempo pode ser dividido em 15 minutos para leitura, análise e debate do texto, 10 minutos para a construção dos tópicos.

Textos para análise:

Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 - Estatuto da Terra:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e4mqsrx3fmF9STNA6pHxytMSmvzQbn4QU6fPy9Pvc6qsGwQk4rX7Tn9BGzv8/his9-25und02-estatuto-da-terra.pdf

Movimento Sem Terra - Histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fDTHQkEt28Hz5GP62W5HZKRFYqwMxr5QU9JvwKbNeyWkd7kfsPcBFc3dQzcM/his9-25und02-movimento-sem-terra-historico.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em: . Acesso em: 26 nov 2018

LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.

Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um grupo que interpretou o texto sobre o Estatuto da Terra e o outro que analisou a história do Movimento Sem Terra (MST) e peça para que socializem os tópicos construídos.

Aproveite os tópicos dos grupos para elaborar no quadro uma síntese de cada texto por meio de palavras chaves.

Divida o quadro em duas partes, escreva em um lado a síntese sobre a Estatuto da Terra e do outro sobre o histórico do MST. Finalize comparando estas sínteses com as hipóteses e respostas que os alunos apresentaram no início da aula ao interpretarem o mapa. Verifique o processo de aprendizagem solicitando a um aluno que conte o que foi aprendido na aula. Use como recurso para seleção o sorteio.

Para você saber mais:

Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Material complementar:

Contexto: Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xajNKcsKXrJbMaQ6MMrnfUWyVVRbumYqMHfr83ZZzEq8WyP7UhWzEPA8twmW/his9-25und02-mapa-dos-imoveis-rurais-pequenos-medios-e-grandes-2003.pdf

Problematização: Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e4mqsrx3fmF9STNA6pHxytMSmvzQbn4QU6fPy9Pvc6qsGwQk4rX7Tn9BGzv8/his9-25und02-estatuto-da-terra.pdf

Movimento Sem Terra Histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fDTHQkEt28Hz5GP62W5HZKRFYqwMxr5QU9JvwKbNeyWkd7kfsPcBFc3dQzcM/his9-25und02-movimento-sem-terra-historico.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em: . Acesso em: 26 nov 2018

Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.

Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais:

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula espera-se que os alunos façam a análise do mapa de concentração de terras e latifúndios no Brasil de 2003 e percebam, por meio desta análise, que as regiões com maior concentração de terras são a Norte e Centro Oeste. Esta análise será essencial para a explicar o histórico do MST. Para isso, organize os alunos em grupos e projete ou distribua o mapa impresso.

Entregue uma cópia das orientações para cada grupo ou escreva-as no quadro. Informe os alunos que, ao final da atividade, será sorteado um dos grupos para socializar suas interpretações. Circule na sala entre os grupos, acompanhando a observação e análise do mapa. Orientações para a análise do mapa:

1. Qual ano o mapa foi produzido?

2. Qual o tema do mapa?

3. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais grandes?

4. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais pequenos?

5. Os imóveis rurais grandes cultivam o mesmo tipo de alimento que os imóveis rurais pequenos? Explique sua resposta (o objetivo desta pergunta é a construção de hipóteses).

Ao final sorteie um dos grupos e peça para que socializem suas respostas. Sintetize a respostas dos alunos no quadro por meio de palavras chaves. Esta síntese será retomada ao final desta aula no campo “Sistematização”.

Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xajNKcsKXrJbMaQ6MMrnfUWyVVRbumYqMHfr83ZZzEq8WyP7UhWzEPA8twmW/his9-25und02-mapa-dos-imoveis-rurais-pequenos-medios-e-grandes-2003.pdf

Como adequar à sua realidade:

Este mapa pode ser explorado a partir da análise de sua região.

Para territórios de imóveis rurais grandes: pergunte aos alunos o que os latifúndios produzem, se houve conflitos pela terra, ocupações e assentamentos.

Para territórios de imóveis rurais pequenos: pergunte aos alunos o que as pequenas propriedades produzem, se conhecem assentamentos na região e se há conflitos pela terra.

Para você saber mais:

O MST (Movimento sem Terra) é apenas um dos movimentos sociais de trabalhadores rurais que atuam no Brasil na luta pela Reforma Agrária.

Há outros movimentos sociais campesinos que apresentam os mesmo aspecto políticos de luta pela Reforma Agrária como por exemplo as Ligas Camponesas.

Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.

FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações descritas no slide e explique-as para a sala. Sugiro a apresentação rápida do conceito de tópico (frases ou parágrafos que apresentam de forma objetiva e precisa o assunto). Distribua, para os grupos, as folhas contendo o texto para análise, entregue uma cópia para cada dois alunos. Junto às cópias do texto, entregue uma folha para que os alunos construam os tópicos ou peça que façam no caderno. Oriente os alunos que ao final serão selecionados 2 grupos (um representante de cada texto) que farão a socialização para a sala. Para esta etapa da aula, foram selecionadas duas propostas de textos. A primeira é um trecho da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 que dispõe sobre o Estatuto da Terra e a segunda proposta conta a história da formação do MST (Movimento Sem Terra). Assim, garantimos visões diferentes sobre o tema, mas que dialogam entre si.

Acompanhe os grupos e controle o tempo. Responda as dúvidas mediando a atividade e o processo de aprendizado dos alunos. O tempo pode ser dividido em 15 minutos para leitura, análise e debate do texto, 10 minutos para a construção dos tópicos.

Textos para análise:

Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 - Estatuto da Terra:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e4mqsrx3fmF9STNA6pHxytMSmvzQbn4QU6fPy9Pvc6qsGwQk4rX7Tn9BGzv8/his9-25und02-estatuto-da-terra.pdf

Movimento Sem Terra - Histórico:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fDTHQkEt28Hz5GP62W5HZKRFYqwMxr5QU9JvwKbNeyWkd7kfsPcBFc3dQzcM/his9-25und02-movimento-sem-terra-historico.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em: . Acesso em: 26 nov 2018

LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.

Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um grupo que interpretou o texto sobre o Estatuto da Terra e o outro que analisou a história do Movimento Sem Terra (MST) e peça para que socializem os tópicos construídos.

Aproveite os tópicos dos grupos para elaborar no quadro uma síntese de cada texto por meio de palavras chaves.

Divida o quadro em duas partes, escreva em um lado a síntese sobre a Estatuto da Terra e do outro sobre o histórico do MST. Finalize comparando estas sínteses com as hipóteses e respostas que os alunos apresentaram no início da aula ao interpretarem o mapa. Verifique o processo de aprendizagem solicitando a um aluno que conte o que foi aprendido na aula. Use como recurso para seleção o sorteio.

Para você saber mais:

Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.

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