Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Estabelecer relações entre o horário de início/ término e/ou intervalo da duração de um acontecimento
Conceito-chave
Medidas de tempo
Recursos necessários
- Lápis, borracha, caderno;
- Atividade impressa ou não para colar no caderno;
- Relógio de ponteiro, se possível, de 4 a 5 e preferencialmente de parede;
- Dicionários;
- Vários tipos de instrumentos utilizados para medir o tempo (relógio de pulso, digital, cronômetro, celular,etc.);
- Duas ampulhetas construídas com garrafa pet. (Ver modo de construir na resolução da atividade complementar);
- Modelos de relógios antigos, relógio de pêndulo, de bolso (opcional).
Código: MAT5_20GRM07
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
AULA 08
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes