10231
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - De olho no tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Medidas de tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosélia Sezerino Fenner,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_20GRM07

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que respondam os questionamentos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas estratégias e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem gravar vídeos. Caso considere viável, compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar as discussões.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fnubH9qXKcse4UrRYavrtG4SYtW97W4beNBFBveZgG2BJ5BFstanNSGajBNs/ativaula-mat5-20grm07.pdf. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as considerações presentes nesta etapa do plano de aula e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando a solução e refletindo sobre os procedimentos realizados.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos suas reflexões sobre a concepção de tempo e sua duração. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que refletiram nesta aula sobre a concepção de tempo. Você pode sugerir que eles dialoguem com seus familiares sobre o “tempo” de quarentena, como está sendo a duração desse tempo? Como está sendo passar esse tempo? Quais atividades estão sendo realizadas para minimizar essa situação? Em que “tempo” estamos vivendo?

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_20GRM07

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas