Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Inicie fazendo os questionamentos do slide 3 aos alunos. Permita que eles exponham suas ideias, ainda que incorretas e aproveite para levantar discussões na turma sobre o que realmente são os fluxogramas e as funções dos elementos citados.
Em seguida, passe para o slide 4 e peça para que todos tentem desenhar o que o fluxograma propõe, utilizando, se necessário, instrumentos de medição como réguas e transferidor.
Aproveite neste momento para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos sobre o significado das figuras e suas respectivas funções.
É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.
Propósito:
Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre fluxogramas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Inicie esta atividade solicitando para que um dos estudantes leia a fala do personagem no slide 5. Logo depois, exiba o fluxograma presente no slide 6 e peça para que todos tentem executá-lo, desenhando a escada solicitada em seus cadernos. Oriente para que todos utilizem instrumentos de desenho como régua, compasso e transferidor.
Enquanto a turma tenta resolver o desafio, caminhe pela sala e observe os desenhos que todos estão desenvolvendo e também se há algum tipo de dúvida ou dificuldade na execução da atividade.
Caso surjam dúvidas em relação a estrutura dos fluxogramas, faça perguntas relacionadas a elas, como por exemplo:
- Qual a função desta figura?
- Você lembra a função de outras figuras que compõem este fluxograma? O que elas propõem?
- O que você acha que esta forma propõe? Por quê?
Propósito:
Fazer com que os estudantes leiam e extraiam informações de algoritmos representados por meio de fluxogramas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem. Logo após, pergunte se ainda há alguma dúvida sobre os fluxogramas que necessite ser esclarecida, abrindo espaço para diálogos.
Propósito:
Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.