Objetivo
MAT6_27GEO04 /Interpretando fluxogramas
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Nonono
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
Objetivos específicos
- Interpretar processos descritos por meio de fluxogramas;
- Construir formas geométricas a partir da execução de fluxogramas;
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Inicie fazendo os questionamentos do slide 3 aos alunos. Permita que eles exponham suas ideias, ainda que incorretas e aproveite para levantar discussões na turma sobre o que realmente são os fluxogramas e as funções dos elementos citados.
Em seguida, passe para o slide 4 e peça para que todos tentem desenhar o que o fluxograma propõe, utilizando, se necessário, instrumentos de medição como réguas e transferidor.
Aproveite neste momento para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos sobre o significado das figuras e suas respectivas funções.
É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.
Propósito:
Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre fluxogramas.
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fkcpbHyr4P7CuGmejmNH89AwUDNUwTyGThXpKb9sf9aH47yt77EfH9u7SPKa/atividade-retomada-mat6-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGpuDCYJYrgyJyhqfY2vJpgt2XXkQDpeb9y3sWFfpMcx7ebVZr9ChwBhFvUE/resolucao-das-atividades-mat6-27geo04.pdf
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Inicie fazendo os questionamentos do slide 3 aos alunos. Permita que eles exponham suas ideias, ainda que incorretas e aproveite para levantar discussões na turma sobre o que realmente são os fluxogramas e as funções dos elementos citados.
Em seguida, passe para o slide 4 e peça para que todos tentem desenhar o que o fluxograma propõe, utilizando, se necessário, instrumentos de medição como réguas e transferidor.
Aproveite neste momento para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos sobre o significado das figuras e suas respectivas funções.
É importante ressaltar que, apesar das regras existentes para a construção de fluxogramas, seguiremos apenas as que aqui foram combinadas, por mais que não sigam fielmente as regras comumente utilizadas.
Propósito:
Retomar alguns conhecimentos prévios dos estudantes sobre fluxogramas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Inicie esta atividade solicitando para que um dos estudantes leia a fala do personagem no slide 5. Logo depois, exiba o fluxograma presente no slide 6 e peça para que todos tentem executá-lo, desenhando a escada solicitada em seus cadernos. Oriente para que todos utilizem instrumentos de desenho como régua, compasso e transferidor.
Enquanto a turma tenta resolver o desafio, caminhe pela sala e observe os desenhos que todos estão desenvolvendo e também se há algum tipo de dúvida ou dificuldade na execução da atividade.
Caso surjam dúvidas em relação a estrutura dos fluxogramas, faça perguntas relacionadas a elas, como por exemplo:
- Qual a função desta figura?
- Você lembra a função de outras figuras que compõem este fluxograma? O que elas propõem?
- O que você acha que esta forma propõe? Por quê?
Propósito:
Fazer com que os estudantes leiam e extraiam informações de algoritmos representados por meio de fluxogramas.
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPYQtJ2ysaPKJjZAvsDcf7a9wA2kCHKq7CjcWK6HzNB5KzXedhY5pVdxX244/atividade-principal-mat6-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGpuDCYJYrgyJyhqfY2vJpgt2XXkQDpeb9y3sWFfpMcx7ebVZr9ChwBhFvUE/resolucao-das-atividades-mat6-27geo04.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Inicie esta atividade solicitando para que um dos estudantes leia a fala do personagem no slide 5. Logo depois, exiba o fluxograma presente no slide 6 e peça para que todos tentem executá-lo, desenhando a escada solicitada em seus cadernos. Oriente para que todos utilizem instrumentos de desenho como régua, compasso e transferidor.
Enquanto a turma tenta resolver o desafio, caminhe pela sala e observe os desenhos que todos estão desenvolvendo e também se há algum tipo de dúvida ou dificuldade na execução da atividade.
Caso surjam dúvidas em relação a estrutura dos fluxogramas, faça perguntas relacionadas a elas, como por exemplo:
- Qual a função desta figura?
- Você lembra a função de outras figuras que compõem este fluxograma? O que elas propõem?
- O que você acha que esta forma propõe? Por quê?
Propósito:
Fazer com que os estudantes leiam e extraiam informações de algoritmos representados por meio de fluxogramas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Pergunte para a turma se também conseguiram desenhar uma escada semelhante à do slide 7. Pergunte também se alguém fez desenhos diferentes e que apresente para a turma.
Aproveite para também perguntar como os estudantes fizeram as escadas com estruturas diferentes da apresentada. Pergunte sempre se todos concordam com os passos trilhados e porque.
Conforme os erros forem sendo observados, aproveite para discutir porque eles ocorreram e como poderiam ser evitados.
Propósito:
Socializar e discutir os diferentes caminhos trilhados pelos estudantes na resolução da atividade, assim como esclarecer eventuais dúvidas ou erros.
Discuta com a turma:
- A escada inicia em um degrau ímpar ou par? Por quê?
- Quantos degraus terá a escada? Por quê?
- Por quê alguns degraus são maiores que outros? Todos concordam? Por quê?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd2TnFPVeqAqVHAK6cxtf52p4gneWkae37penekdrXwXuvMz4gD46bezPqCM/guia-de-intervencao-mat6-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGpuDCYJYrgyJyhqfY2vJpgt2XXkQDpeb9y3sWFfpMcx7ebVZr9ChwBhFvUE/resolucao-das-atividades-mat6-27geo04.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Peça para que algum dos estudantes faça uma leitura em voz alta da fala do personagem. Logo após, pergunte se ainda há alguma dúvida sobre os fluxogramas que necessite ser esclarecida, abrindo espaço para diálogos.
Propósito:
Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Solicite para que a turma responda a atividade em seu caderno, desenhando a forma geométrica proposta pelo fluxograma. Se ainda restarem dúvidas sobre a estrutura dos fluxogramas, aproxime-se do estudante com dúvida e auxilie-o a compreender o funcionamento do fluxograma, fazendo-lhe perguntas que o levem a refletir sobre as funções de início/fim, processos e tomada de decisões.
Se necessário para complementar as aprendizagens dos alunos, consulte as atividades complementares disponíveis neste plano.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula e proporcionar um momento de avaliação.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dt6hA963fbwSFqXJcXYzB3aaFbWSkN5z49NGPe92NUZge8944WSWm8bM2jyh/atividade-raio-x-mat6-27geo04.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzFFJGjhVpNHNkGG76jFfW54TgfV9ZamxHRpUaB4jjvp2VwqUB6PJNssZcXy/atividade-complementar-mat6-27geo04.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGpuDCYJYrgyJyhqfY2vJpgt2XXkQDpeb9y3sWFfpMcx7ebVZr9ChwBhFvUE/resolucao-das-atividades-mat6-27geo04.pdf