16392
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Um triângulo passo-a-passo

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre fluxograma para construções geométricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT9_27GEO03

Recursos
- Necessários:, WhatsApp, Papel, Lápis, Compasso, Régua.
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen ou Loon..

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal

Aquecimento
Fotografe o fluxograma e compartilhe no grupo de WhatsApp. Não esqueça de retomar com os alunos o significado de cada figura utilizada num fluxograma.

Atividade principal
Apresente no grupo de WhatsApp cada etapa da Atividade Principal, disponível nos materiais impressos, separadamente. Utilize as questões propostas no Discuta com a turma para que os alunos registrem suas respostas no caderno. Ao final da 3ª etapa solicite aos alunos que fotografem o fluxograma que representa a construção do triângulo e compartilhem no grupo de WhatsApp. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir dos fluxogramas apresentados pelos alunos via WhatsApp faça as intervenções necessárias e apresente ao final o fluxograma que está no arquivo de resolução da atividade principal.

Sistematização
xxxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.

Convite às famílias
Nem sempre a família pode participar desse momento por não serem professores de matemática, mas é possível que auxiliem na discussão de possibilidades de resolução dos problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT9_27GEO03

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas