16388
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Fluxogramas e aplicações às diferentes áreas da Matemática

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Algoritmos e Fluxogramas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano

MAT6_26NUM03/Fluxogramas e aplicações às diferentes áreas da Matemática

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em várias áreas da Matemática.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A atividade foi idealizada para ser realizada individualmente, mas caso julgue interessante, pode ser aplicada em duplas.

Explique que os comandos podem ser diretos do tipo: vá para frente, vá para trás, para direita, para esquerda, gire, etc.

Caso julgue pertinente questione os alunos a respeito dos objetos de geometria (segmentos de reta, ângulos e quadrados), presentes na atividade.

Propósito:

Relacionar Algoritmos e Fluxogramas a um problema simples de Geometria.

Discuta com a turma:

  • O que é um quadrado?
  • E se quiséssemos desenhar um retângulo, o que seria diferente?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BetsR7TpXTVaC6KH8xmFvEzCymkWFScq8dkeDZZ9EvW63hSsReR8EKSvMsR/atividade-retomada-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Caso julgue pertinente, pode-se dividir a turma em duplas.

A atividade caracteriza como “programa”, mas fique à vontade para explicar aos alunos que são os programas que fazem os computadores realizar atividades. Então fica comum por vezes utilizar “computador” ao invés de “programa.

Questione-os a respeito das maneiras pelas quais se pode transformar horas e minutos em segundos.

Incentive-os a criar estratégias diversas.

Propósito:

Organizar ideias em torno de um objetivo e criar estratégias

Discuta com a turma:

  • Uma hora tem quantos segundos?
  • Qual a relação entre a hora que aparece em nossos relógios agora e a meia noite de ontem?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VqRYrxAtJUQBSseuNpxeRMvWT53rKqCmzvuFataZcvfdy5zAKCuD6kFsQjEq/atividade-principal-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Permita o máximo possível de propostas de solução;

Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.

Propósito:

Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
  • E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdRKFnpAHqPpKseKTk8at9fxFzWxtVde6YvjsH4wukzHeKRxtXPVWt2NMdmm/guia-de-intervencao-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Permita o máximo possível de propostas de solução;

Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.

Propósito:

Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
  • E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo do slide para os alunos e, citando as atividades realizadas na aula de hoje, evidencie que os Fluxogramas podem ser utilizados em quaisquer áreas da Matemática.

Propósito:

Sintetizar as conclusões a respeito do fato de que Fluxogramas (e Algoritmos) podem ser utilizados em todas as áreas da Matemática.

Discuta com a turma:

  • A que áreas pertencem cada uma das atividades propostas na aula de hoje? (Geometria, álgebra, aritmética…)

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

Essa atividade permite algumas possibilidades de Fluxograma (Encontrar denominadores comuns, converter o número para sua forma decimal, etc). Portanto, permita que as estratégias sejam de acordo com a criatividade e interesse dos alunos, não importando qual caminho foi escolhido.

Propósito:

Praticar noções básicas de Algoritmos e Fluxogramas em um contexto relativo às frações.

Discuta com a turma:

  • Qual o procedimento que vocês já utilizam para comparar dois números quaisquer e identificar o maior?
  • É possível definir para as frações algum procedimento diferente dos demais para que seja possível identificar qual a maior fração?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T9KVGSavumUvS7XJ87XMeazDFK88Jrd9JM3UzQ3UqAjD9sBBph9zgh2qcVGb/atividade-raio-x-mat6-26num03.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYPWZ6taZrFHXA7wyMhbJ68a9hsdkrjKcd5d8dXeZJpmv2ghp5AHeWRK7bZX/atividades-complementares-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


Sobre o plano

MAT6_26NUM03/Fluxogramas e aplicações às diferentes áreas da Matemática

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

Objetivos específicos

  • Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em várias áreas da Matemática.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

A atividade foi idealizada para ser realizada individualmente, mas caso julgue interessante, pode ser aplicada em duplas.

Explique que os comandos podem ser diretos do tipo: vá para frente, vá para trás, para direita, para esquerda, gire, etc.

Caso julgue pertinente questione os alunos a respeito dos objetos de geometria (segmentos de reta, ângulos e quadrados), presentes na atividade.

Propósito:

Relacionar Algoritmos e Fluxogramas a um problema simples de Geometria.

Discuta com a turma:

  • O que é um quadrado?
  • E se quiséssemos desenhar um retângulo, o que seria diferente?

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BetsR7TpXTVaC6KH8xmFvEzCymkWFScq8dkeDZZ9EvW63hSsReR8EKSvMsR/atividade-retomada-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Caso julgue pertinente, pode-se dividir a turma em duplas.

A atividade caracteriza como “programa”, mas fique à vontade para explicar aos alunos que são os programas que fazem os computadores realizar atividades. Então fica comum por vezes utilizar “computador” ao invés de “programa.

Questione-os a respeito das maneiras pelas quais se pode transformar horas e minutos em segundos.

Incentive-os a criar estratégias diversas.

Propósito:

Organizar ideias em torno de um objetivo e criar estratégias

Discuta com a turma:

  • Uma hora tem quantos segundos?
  • Qual a relação entre a hora que aparece em nossos relógios agora e a meia noite de ontem?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VqRYrxAtJUQBSseuNpxeRMvWT53rKqCmzvuFataZcvfdy5zAKCuD6kFsQjEq/atividade-principal-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Permita o máximo possível de propostas de solução;

Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.

Propósito:

Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
  • E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdRKFnpAHqPpKseKTk8at9fxFzWxtVde6YvjsH4wukzHeKRxtXPVWt2NMdmm/guia-de-intervencao-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)

Orientações:

Permita o máximo possível de propostas de solução;

Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.

Propósito:

Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
  • E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia o conteúdo do slide para os alunos e, citando as atividades realizadas na aula de hoje, evidencie que os Fluxogramas podem ser utilizados em quaisquer áreas da Matemática.

Propósito:

Sintetizar as conclusões a respeito do fato de que Fluxogramas (e Algoritmos) podem ser utilizados em todas as áreas da Matemática.

Discuta com a turma:

  • A que áreas pertencem cada uma das atividades propostas na aula de hoje? (Geometria, álgebra, aritmética…)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

Essa atividade permite algumas possibilidades de Fluxograma (Encontrar denominadores comuns, converter o número para sua forma decimal, etc). Portanto, permita que as estratégias sejam de acordo com a criatividade e interesse dos alunos, não importando qual caminho foi escolhido.

Propósito:

Praticar noções básicas de Algoritmos e Fluxogramas em um contexto relativo às frações.

Discuta com a turma:

  • Qual o procedimento que vocês já utilizam para comparar dois números quaisquer e identificar o maior?
  • É possível definir para as frações algum procedimento diferente dos demais para que seja possível identificar qual a maior fração?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T9KVGSavumUvS7XJ87XMeazDFK88Jrd9JM3UzQ3UqAjD9sBBph9zgh2qcVGb/atividade-raio-x-mat6-26num03.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYPWZ6taZrFHXA7wyMhbJ68a9hsdkrjKcd5d8dXeZJpmv2ghp5AHeWRK7bZX/atividades-complementares-mat6-26num03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano