Objetivo
Sobre o plano
MAT6_26NUM03/Fluxogramas e aplicações às diferentes áreas da Matemática
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Allan Costa Jardim
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).
Objetivos específicos
- Idealizar Algoritmos e Fluxogramas relacionados à solução de problemas em várias áreas da Matemática.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
A atividade foi idealizada para ser realizada individualmente, mas caso julgue interessante, pode ser aplicada em duplas.
Explique que os comandos podem ser diretos do tipo: vá para frente, vá para trás, para direita, para esquerda, gire, etc.
Caso julgue pertinente questione os alunos a respeito dos objetos de geometria (segmentos de reta, ângulos e quadrados), presentes na atividade.
Propósito:
Relacionar Algoritmos e Fluxogramas a um problema simples de Geometria.
Discuta com a turma:
- O que é um quadrado?
- E se quiséssemos desenhar um retângulo, o que seria diferente?
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BetsR7TpXTVaC6KH8xmFvEzCymkWFScq8dkeDZZ9EvW63hSsReR8EKSvMsR/atividade-retomada-mat6-26num03.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Caso julgue pertinente, pode-se dividir a turma em duplas.
A atividade caracteriza como “programa”, mas fique à vontade para explicar aos alunos que são os programas que fazem os computadores realizar atividades. Então fica comum por vezes utilizar “computador” ao invés de “programa.
Questione-os a respeito das maneiras pelas quais se pode transformar horas e minutos em segundos.
Incentive-os a criar estratégias diversas.
Propósito:
Organizar ideias em torno de um objetivo e criar estratégias
Discuta com a turma:
- Uma hora tem quantos segundos?
- Qual a relação entre a hora que aparece em nossos relógios agora e a meia noite de ontem?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VqRYrxAtJUQBSseuNpxeRMvWT53rKqCmzvuFataZcvfdy5zAKCuD6kFsQjEq/atividade-principal-mat6-26num03.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Permita o máximo possível de propostas de solução;
Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.
Propósito:
Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
- E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdRKFnpAHqPpKseKTk8at9fxFzWxtVde6YvjsH4wukzHeKRxtXPVWt2NMdmm/guia-de-intervencao-mat6-26num03.pdf
Resolução das atividades:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Permita o máximo possível de propostas de solução;
Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.
Propósito:
Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
- E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia o conteúdo do slide para os alunos e, citando as atividades realizadas na aula de hoje, evidencie que os Fluxogramas podem ser utilizados em quaisquer áreas da Matemática.
Propósito:
Sintetizar as conclusões a respeito do fato de que Fluxogramas (e Algoritmos) podem ser utilizados em todas as áreas da Matemática.
Discuta com a turma:
- A que áreas pertencem cada uma das atividades propostas na aula de hoje? (Geometria, álgebra, aritmética…)
Raio X
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Essa atividade permite algumas possibilidades de Fluxograma (Encontrar denominadores comuns, converter o número para sua forma decimal, etc). Portanto, permita que as estratégias sejam de acordo com a criatividade e interesse dos alunos, não importando qual caminho foi escolhido.
Propósito:
Praticar noções básicas de Algoritmos e Fluxogramas em um contexto relativo às frações.
Discuta com a turma:
- Qual o procedimento que vocês já utilizam para comparar dois números quaisquer e identificar o maior?
- É possível definir para as frações algum procedimento diferente dos demais para que seja possível identificar qual a maior fração?
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/T9KVGSavumUvS7XJ87XMeazDFK88Jrd9JM3UzQ3UqAjD9sBBph9zgh2qcVGb/atividade-raio-x-mat6-26num03.pdf
Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jYPWZ6taZrFHXA7wyMhbJ68a9hsdkrjKcd5d8dXeZJpmv2ghp5AHeWRK7bZX/atividades-complementares-mat6-26num03.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf