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Plano de aula - Criando e interpretando algoritmos através de linguagens específicas

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Construção de formas geométricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

MAT6_27GEO03 / Criando e interpretando algoritmos através de linguagens específicas

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Construir algoritmos que resultem na construção de formas geométricas;
  • Retomar conhecimentos sobre ângulos internos e externos de polígonos regulares;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Solicite que alguém da turma leia em voz alta o comando da atividade e em seguida, questione se todos entenderam. Logo depois, peça para que todos tentem respondê-la, registrando em seus cadernos suas respostas.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens dos estudantes a respeito do uso de algoritmos

Discuta com a turma:

  • Verifique se seus colegas utilizaram os mesmos comandos. Há diferenças? Quais?
  • O robô move-se e gira sempre para o mesmo lado? Por quê?

Neste caso, alguns estudantes poderão dizer que sim, caso considerem que o robô deverá realizar um giro de 270 graus em torno de si mesmo para virar para a direita, e um de 90 graus para virar à esquerda. Já outros poderão dizer que não, caso ele oriente o robô a virar 90 graus para a direita ou para a esquerda.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5djt5Gq5SDkJyRjqwwcZTrQXBH3DwpM2Fp93GQSdvqVkXvsBXfc8BrgCnX7/atividade-retomada-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Inicie explicando aos estudantes a linguagem que será utilizada no decorrer desta e das próximas atividades, citando exemplos. Se necessário, peça para que um dos estudantes fique de pé e aproxime-se de você. Solicite para que ele siga os comandos que você falar, como se fosse o robô. Se o piso da sala for de cerâmica, peça para que ele utilize as linhas para se guiar e que cada peça seja encarada como uma unidade de medida. Você pode também pedir para que ele considere os seus passos como unidade de medida.

Após isto, solicite que a turma responda o desafio em seu caderno.

Sugira que os estudantes utilizem o transferidor para medir os ângulos não indicados, especialmente os formados entre os quadrados. Sugira que utilizem também o compasso e régua para verificar as medidas não indicadas.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se existem dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado.

Caso algum estudante possuam dificuldades em iniciar a atividade, faça-lhe algumas perguntas que o leve a refletir sobre o objetivo da aula e resgatar alguns conhecimentos prévios, como:

  • Por onde o robô deverá iniciar?
  • Em qual direção ele se moverá? Até aonde?
  • Em seguida, o que ele deverá fazer? Como podemos dizer isto utilizando uma linguagem que ele consiga entender?
  • Quais ângulos nesta atividade são iguais? E quais são diferentes?

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a utilização de algoritmos que descrevam a construção de formas geométricas utilizando alguma linguagem de códigos específica.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YxfgrGQVp9TNEsARjDHgYxdBmc5ABrSjBaUJdWDpBEmNFGTVv57yyQbjCwar/atividade-principal-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Materiais de apoio:

Consulte um material sobre a linguagem Super Logo, elaborado por Viviane MarcelIa dos Santos da Universidade Estadual Paulista no ano de 2006: <http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf>.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Inicie explicando aos estudantes a linguagem que será utilizada no decorrer desta e das próximas atividades, citando exemplos. Se necessário, peça para que um dos estudantes fique de pé e aproxime-se de você. Solicite para que ele siga os comandos que você falar, como se fosse o robô. Se o piso da sala for de cerâmica, peça para que ele utilize as linhas para se guiar e que cada peça seja encarada como uma unidade de medida. Você pode também pedir para que ele considere os seus passos como unidade de medida.

Após isto, solicite que a turma responda o desafio em seu caderno.

Sugira que os estudantes utilizem o transferidor para medir os ângulos não indicados, especialmente os formados entre os quadrados. Sugira que utilizem também o compasso e régua para verificar as medidas não indicadas.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se existem dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado.

Caso algum estudante possuam dificuldades em iniciar a atividade, faça-lhe algumas perguntas que o leve a refletir sobre o objetivo da aula e resgatar alguns conhecimentos prévios, como:

  • Por onde o robô deverá iniciar?
  • Em qual direção ele se moverá? Até aonde?
  • Em seguida, o que ele deverá fazer? Como podemos dizer isto utilizando uma linguagem que ele consiga entender?
  • Quais ângulos nesta atividade são iguais? E quais são diferentes?

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a utilização de algoritmos que descrevam a construção de formas geométricas utilizando alguma linguagem de códigos específica.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Inicie solicitando que os estudantes compartilhem algumas de suas respostas, para que verifiquem os caminhos que trilharam e se levam à construção da figura solicitada.

Você pode pedir, inclusive, para que os estudantes troquem suas respostas tentando executar os comandos dos colegas.

Caso também hajam erros entre as respostas apresentadas, levante questionamentos para a turma, para que encontrem e reflitam como eles poderiam ser corrigidos, como:

  • Há algum passo neste algoritmo que atrapalha a construção das figuras? Qual?
  • É possível apenas apagar este passo, mantendo a coerência na construção das figuras? Se não, como esse passo poderia ser construído?

Em seguida, apresente a resolução do slide 5 e discuta com a turma sobre como a personagem poderia continuar ou modificar o seu algoritmo.

Propósito:

Socializar e discutir as diferentes resoluções propostas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os diferentes algoritmos criados? Todos levaram à construção da figura?
  • É possível simplificar esses algoritmos? De que forma?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QVTBbyERQgYg3zJqDuFTDswcs7YtYsvbhNMq6c7ATXYnA229ECRramUunwwp/guia-de-intervencao-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da robô no slide.

Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Faça uma leitura do comando da atividade junto com a turma. Logo após, certifique-se de que todos compreenderam o que deverá ser feito e peça para que registrem suas respostas no caderno.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se ainda restam dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado no início da aula.

Se houverem dúvidas relacionadas a algumas medidas da escada, oriente o aluno a utilizar sua régua ou compasso para que possa comparar as medidas com outras de tamanho semelhante, de modo que seja possível verificar que alguns degraus possuem a mesma largura e altura.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, utilize as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Como é possível descobrir o tamanho da parte de baixo da escada?
  • Como é possível descobrir a altura desta escada?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EV4wmAru2gTtvNVyaCkVwJ6ExYvw3sEUkNFue6nPuSAS85s8hne4WGmjdJCx/atividade-raio-x-mat6-27geo03.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ypEkGFPCaSewD9WuygJVG7YTnnTxHF8TCkQH7smkBQJnvgt69gXfBXqnpay8/atividades-complementares-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT6_27GEO03 / Criando e interpretando algoritmos através de linguagens específicas

 

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Construir algoritmos que resultem na construção de formas geométricas;
  • Retomar conhecimentos sobre ângulos internos e externos de polígonos regulares;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Solicite que alguém da turma leia em voz alta o comando da atividade e em seguida, questione se todos entenderam. Logo depois, peça para que todos tentem respondê-la, registrando em seus cadernos suas respostas.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens dos estudantes a respeito do uso de algoritmos

Discuta com a turma:

  • Verifique se seus colegas utilizaram os mesmos comandos. Há diferenças? Quais?
  • O robô move-se e gira sempre para o mesmo lado? Por quê?

Neste caso, alguns estudantes poderão dizer que sim, caso considerem que o robô deverá realizar um giro de 270 graus em torno de si mesmo para virar para a direita, e um de 90 graus para virar à esquerda. Já outros poderão dizer que não, caso ele oriente o robô a virar 90 graus para a direita ou para a esquerda.

Materiais complementares:

Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5djt5Gq5SDkJyRjqwwcZTrQXBH3DwpM2Fp93GQSdvqVkXvsBXfc8BrgCnX7/atividade-retomada-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Inicie explicando aos estudantes a linguagem que será utilizada no decorrer desta e das próximas atividades, citando exemplos. Se necessário, peça para que um dos estudantes fique de pé e aproxime-se de você. Solicite para que ele siga os comandos que você falar, como se fosse o robô. Se o piso da sala for de cerâmica, peça para que ele utilize as linhas para se guiar e que cada peça seja encarada como uma unidade de medida. Você pode também pedir para que ele considere os seus passos como unidade de medida.

Após isto, solicite que a turma responda o desafio em seu caderno.

Sugira que os estudantes utilizem o transferidor para medir os ângulos não indicados, especialmente os formados entre os quadrados. Sugira que utilizem também o compasso e régua para verificar as medidas não indicadas.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se existem dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado.

Caso algum estudante possuam dificuldades em iniciar a atividade, faça-lhe algumas perguntas que o leve a refletir sobre o objetivo da aula e resgatar alguns conhecimentos prévios, como:

  • Por onde o robô deverá iniciar?
  • Em qual direção ele se moverá? Até aonde?
  • Em seguida, o que ele deverá fazer? Como podemos dizer isto utilizando uma linguagem que ele consiga entender?
  • Quais ângulos nesta atividade são iguais? E quais são diferentes?

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a utilização de algoritmos que descrevam a construção de formas geométricas utilizando alguma linguagem de códigos específica.

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YxfgrGQVp9TNEsARjDHgYxdBmc5ABrSjBaUJdWDpBEmNFGTVv57yyQbjCwar/atividade-principal-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Materiais de apoio:

Consulte um material sobre a linguagem Super Logo, elaborado por Viviane MarcelIa dos Santos da Universidade Estadual Paulista no ano de 2006: <http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações:

Inicie explicando aos estudantes a linguagem que será utilizada no decorrer desta e das próximas atividades, citando exemplos. Se necessário, peça para que um dos estudantes fique de pé e aproxime-se de você. Solicite para que ele siga os comandos que você falar, como se fosse o robô. Se o piso da sala for de cerâmica, peça para que ele utilize as linhas para se guiar e que cada peça seja encarada como uma unidade de medida. Você pode também pedir para que ele considere os seus passos como unidade de medida.

Após isto, solicite que a turma responda o desafio em seu caderno.

Sugira que os estudantes utilizem o transferidor para medir os ângulos não indicados, especialmente os formados entre os quadrados. Sugira que utilizem também o compasso e régua para verificar as medidas não indicadas.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se existem dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado.

Caso algum estudante possuam dificuldades em iniciar a atividade, faça-lhe algumas perguntas que o leve a refletir sobre o objetivo da aula e resgatar alguns conhecimentos prévios, como:

  • Por onde o robô deverá iniciar?
  • Em qual direção ele se moverá? Até aonde?
  • Em seguida, o que ele deverá fazer? Como podemos dizer isto utilizando uma linguagem que ele consiga entender?
  • Quais ângulos nesta atividade são iguais? E quais são diferentes?

Propósito:

Trabalhar com os estudantes a utilização de algoritmos que descrevam a construção de formas geométricas utilizando alguma linguagem de códigos específica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Inicie solicitando que os estudantes compartilhem algumas de suas respostas, para que verifiquem os caminhos que trilharam e se levam à construção da figura solicitada.

Você pode pedir, inclusive, para que os estudantes troquem suas respostas tentando executar os comandos dos colegas.

Caso também hajam erros entre as respostas apresentadas, levante questionamentos para a turma, para que encontrem e reflitam como eles poderiam ser corrigidos, como:

  • Há algum passo neste algoritmo que atrapalha a construção das figuras? Qual?
  • É possível apenas apagar este passo, mantendo a coerência na construção das figuras? Se não, como esse passo poderia ser construído?

Em seguida, apresente a resolução do slide 5 e discuta com a turma sobre como a personagem poderia continuar ou modificar o seu algoritmo.

Propósito:

Socializar e discutir as diferentes resoluções propostas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os diferentes algoritmos criados? Todos levaram à construção da figura?
  • É possível simplificar esses algoritmos? De que forma?

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QVTBbyERQgYg3zJqDuFTDswcs7YtYsvbhNMq6c7ATXYnA229ECRramUunwwp/guia-de-intervencao-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da robô no slide.

Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Faça uma leitura do comando da atividade junto com a turma. Logo após, certifique-se de que todos compreenderam o que deverá ser feito e peça para que registrem suas respostas no caderno.

Enquanto os estudantes respondem, circule pela sala e verifique se ainda restam dúvidas sobre o funcionamento do algoritmo combinado no início da aula.

Se houverem dúvidas relacionadas a algumas medidas da escada, oriente o aluno a utilizar sua régua ou compasso para que possa comparar as medidas com outras de tamanho semelhante, de modo que seja possível verificar que alguns degraus possuem a mesma largura e altura.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, utilize as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Consolidar as principais aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Como é possível descobrir o tamanho da parte de baixo da escada?
  • Como é possível descobrir a altura desta escada?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EV4wmAru2gTtvNVyaCkVwJ6ExYvw3sEUkNFue6nPuSAS85s8hne4WGmjdJCx/atividade-raio-x-mat6-27geo03.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ypEkGFPCaSewD9WuygJVG7YTnnTxHF8TCkQH7smkBQJnvgt69gXfBXqnpay8/atividades-complementares-mat6-27geo03.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUHAkM8Y4FTUScxT32udp44cNdSHMqj6TWts34UAYyYqXUM6EUSrTxZm54Ss/resolucao-das-atividades-mat6-27geo03.pdf

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