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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Ditadura Civil-Militar e as populações indígenas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Ditadura Civil-Militar e as populações indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o texto e peça para que os estudantes respondam o questionamento a seguir. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- O que aconteceu com as populações indígenas durante a ditadura civil-militar?

Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes propostas na etapa e alguns questionamentos para orientar a análise.

Questões para refletir:
- O que seria a rodovia transamazônica?
- Como os governos militares viam a questão indígena?
- O que era a política indigenista protecionista? O que ela defendia?
- O que era a política indígena integracionista? O que ela defendia?

Questões para responder:
- Como podemos relacionar os projetos de construção da Transamazônica e da Usina Hidrelétrica de Itaipu com a violência realizada contra as populações indígenas?
- O que seria o projeto de “integração” dos indígenas proposto pelos governos militares?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
As frases podem ser enviadas no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, para que os alunos possam ver as produções uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui). 
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_21UND01

(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.


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