Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Leia cada uma das perguntas do slide junto com os alunos, solicitando, em seguida, que eles anotem os polígonos que lembrarem e suas respectivas características em seus cadernos.
Propósito:
Fazer com que os estudantes retomem alguns conhecimentos prévios sobre os polígonos regulares.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Inicialmente, esclareça para a turma que o robô da atividade compreende passos como: ande 10 centímetros, caminhe 10 centímetros, deslize 10 centímetros, gire 90 graus para a direita, dê meia volta, entre outros.
Peça que eles, utilizando diferentes ferramentas, como compasso, régua, transferidor e esquadros, tentem fazer a construção dessas figuras em seus cadernos, registrando os comandos que o robô poderá fazer para construí-las.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e verifique se há dúvidas entre os alunos, buscando fazê-los refletir sobre elas sem entregar a resposta pronta.
Para mais informações, consulte o guia de intervenções.
Propósito:
Fazer com que os estudantes possam criar e interpretar algoritmos que descrevam a construção de alguns polígonos regulares.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu verificar ou lembrar as medidas dos ângulos internos das figuras? E os ângulos externos?
- Por qual figura o seu algoritmo inicia? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmB6adRbtRSaTYU4SFHTs62nQkNd5ms27ASH7B9SetpEkXQaWazFX9p3ppgp/atividade-principal-mat6-27geo02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da personagem no slide.
Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.