Objetivo
MAT6_27GEO01 / Criando e interpretando algoritmos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
Objetivos específicos
- Construir algoritmos que resultem na construção de figuras geométricas;
- Retomar conhecimentos sobre ângulos internos e externos de polígonos regulares;
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Leia cada uma das perguntas do slide junto com os alunos, solicitando, em seguida, que eles anotem os polígonos que lembrarem e suas respectivas características em seus cadernos.
Propósito:
Fazer com que os estudantes retomem alguns conhecimentos prévios sobre os polígonos regulares.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Inicialmente, esclareça para a turma que o robô da atividade compreende passos como: ande 10 centímetros, caminhe 10 centímetros, deslize 10 centímetros, gire 90 graus para a direita, dê meia volta, entre outros.
Peça que eles, utilizando diferentes ferramentas, como compasso, régua, transferidor e esquadros, tentem fazer a construção dessas figuras em seus cadernos, registrando os comandos que o robô poderá fazer para construí-las.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e verifique se há dúvidas entre os alunos, buscando fazê-los refletir sobre elas sem entregar a resposta pronta.
Para mais informações, consulte o guia de intervenções.
Propósito:
Fazer com que os estudantes possam criar e interpretar algoritmos que descrevam a construção de alguns polígonos regulares.
Discuta com a turma:
- Você conseguiu verificar ou lembrar as medidas dos ângulos internos das figuras? E os ângulos externos?
- Por qual figura o seu algoritmo inicia? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmB6adRbtRSaTYU4SFHTs62nQkNd5ms27ASH7B9SetpEkXQaWazFX9p3ppgp/atividade-principal-mat6-27geo02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Leia com os estudantes a resolução do slide e os questione se ela está correta.
Em seguida, pergunte se alguém escreveu de maneira diferente e que leia em voz alta para seus colegas como escreveu o seu algoritmo.
Caso haja discordâncias entre os alunos, ou algoritmos que propõem passos muito distintos, peça para que eles os comparem e tentem executar os algoritmos dos outros para que verifiquem se propõem a construção das mesmas figuras.
Caso também hajam erros entre as respostas apresentadas, levante questionamentos para a turma, para que encontrem e reflitam como eles poderiam ser corrigidos, como:
- Há algum passo neste algoritmo que atrapalha a construção das figuras? Qual?
- É possível apenas apagar este passo, mantendo a coerência na construção das figuras? Se não, como esse passo poderia ser construído?
Propósito:
Socializar e discutir as diferentes resoluções propostas pelos alunos.
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da personagem no slide.
Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.
Propósito:
Retomar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Peça para que os alunos leiam as informações do slide e em seguida que tentem encontrar a resposta da atividade. Enquanto todos respondem, circule pela sala e verifique se ainda restam dúvidas entre os alunos, auxiliando-os a esclarecê-las.
Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.
Propósito:
Verificar e consolidar as principais aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que é ângulo interno de um polígono? E ângulo externo?
- Como eu posso descobrir o ângulo interno de um polígono regular, tendo a medida de um externo? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/22ncESJjsMyZbd8ZDcynTzr7FT83U4Sb3Cv5zDqraccmMeFpT3ZGyZ2tKP8Q/atividade-raio-x-mat6-27geo02.pdf
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDUt3wsFgSAVHfMUxg2waKzZsyK9tJ6BYKbBPMjNsgzvV4Gm8gSWHeuBfdr3/atividades-complementares-mat6-27geo02.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf