16385
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Criando e interpretando algoritmos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre construção de formas geométricas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

MAT6_27GEO01 / Criando e interpretando algoritmos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Construir algoritmos que resultem na construção de figuras geométricas;
  • Retomar conhecimentos sobre ângulos internos e externos de polígonos regulares;

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia cada uma das perguntas do slide junto com os alunos, solicitando, em seguida, que eles anotem os polígonos que lembrarem e suas respectivas características em seus cadernos.

Propósito:

Fazer com que os estudantes retomem alguns conhecimentos prévios sobre os polígonos regulares.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Inicialmente, esclareça para a turma que o robô da atividade compreende passos como: ande 10 centímetros, caminhe 10 centímetros, deslize 10 centímetros, gire 90 graus para a direita, dê meia volta, entre outros.

Peça que eles, utilizando diferentes ferramentas, como compasso, régua, transferidor e esquadros, tentem fazer a construção dessas figuras em seus cadernos, registrando os comandos que o robô poderá fazer para construí-las.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e verifique se há dúvidas entre os alunos, buscando fazê-los refletir sobre elas sem entregar a resposta pronta.

Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Fazer com que os estudantes possam criar e interpretar algoritmos que descrevam a construção de alguns polígonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu verificar ou lembrar as medidas dos ângulos internos das figuras? E os ângulos externos?
  • Por qual figura o seu algoritmo inicia? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmB6adRbtRSaTYU4SFHTs62nQkNd5ms27ASH7B9SetpEkXQaWazFX9p3ppgp/atividade-principal-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Leia com os estudantes a resolução do slide e os questione se ela está correta.

Em seguida, pergunte se alguém escreveu de maneira diferente e que leia em voz alta para seus colegas como escreveu o seu algoritmo.

Caso haja discordâncias entre os alunos, ou algoritmos que propõem passos muito distintos, peça para que eles os comparem e tentem executar os algoritmos dos outros para que verifiquem se propõem a construção das mesmas figuras.

Caso também hajam erros entre as respostas apresentadas, levante questionamentos para a turma, para que encontrem e reflitam como eles poderiam ser corrigidos, como:

  • Há algum passo neste algoritmo que atrapalha a construção das figuras? Qual?
  • É possível apenas apagar este passo, mantendo a coerência na construção das figuras? Se não, como esse passo poderia ser construído?

Propósito:

Socializar e discutir as diferentes resoluções propostas pelos alunos.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da personagem no slide.

Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Peça para que os alunos leiam as informações do slide e em seguida que tentem encontrar a resposta da atividade. Enquanto todos respondem, circule pela sala e verifique se ainda restam dúvidas entre os alunos, auxiliando-os a esclarecê-las.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Verificar e consolidar as principais aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que é ângulo interno de um polígono? E ângulo externo?
  • Como eu posso descobrir o ângulo interno de um polígono regular, tendo a medida de um externo? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/22ncESJjsMyZbd8ZDcynTzr7FT83U4Sb3Cv5zDqraccmMeFpT3ZGyZ2tKP8Q/atividade-raio-x-mat6-27geo02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDUt3wsFgSAVHfMUxg2waKzZsyK9tJ6BYKbBPMjNsgzvV4Gm8gSWHeuBfdr3/atividades-complementares-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT6_27GEO01 / Criando e interpretando algoritmos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

Objetivos específicos

  • Construir algoritmos que resultem na construção de figuras geométricas;
  • Retomar conhecimentos sobre ângulos internos e externos de polígonos regulares;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia cada uma das perguntas do slide junto com os alunos, solicitando, em seguida, que eles anotem os polígonos que lembrarem e suas respectivas características em seus cadernos.

Propósito:

Fazer com que os estudantes retomem alguns conhecimentos prévios sobre os polígonos regulares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Inicialmente, esclareça para a turma que o robô da atividade compreende passos como: ande 10 centímetros, caminhe 10 centímetros, deslize 10 centímetros, gire 90 graus para a direita, dê meia volta, entre outros.

Peça que eles, utilizando diferentes ferramentas, como compasso, régua, transferidor e esquadros, tentem fazer a construção dessas figuras em seus cadernos, registrando os comandos que o robô poderá fazer para construí-las.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e verifique se há dúvidas entre os alunos, buscando fazê-los refletir sobre elas sem entregar a resposta pronta.

Para mais informações, consulte o guia de intervenções.

Propósito:

Fazer com que os estudantes possam criar e interpretar algoritmos que descrevam a construção de alguns polígonos regulares.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu verificar ou lembrar as medidas dos ângulos internos das figuras? E os ângulos externos?
  • Por qual figura o seu algoritmo inicia? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZmB6adRbtRSaTYU4SFHTs62nQkNd5ms27ASH7B9SetpEkXQaWazFX9p3ppgp/atividade-principal-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Leia com os estudantes a resolução do slide e os questione se ela está correta.

Em seguida, pergunte se alguém escreveu de maneira diferente e que leia em voz alta para seus colegas como escreveu o seu algoritmo.

Caso haja discordâncias entre os alunos, ou algoritmos que propõem passos muito distintos, peça para que eles os comparem e tentem executar os algoritmos dos outros para que verifiquem se propõem a construção das mesmas figuras.

Caso também hajam erros entre as respostas apresentadas, levante questionamentos para a turma, para que encontrem e reflitam como eles poderiam ser corrigidos, como:

  • Há algum passo neste algoritmo que atrapalha a construção das figuras? Qual?
  • É possível apenas apagar este passo, mantendo a coerência na construção das figuras? Se não, como esse passo poderia ser construído?

Propósito:

Socializar e discutir as diferentes resoluções propostas pelos alunos.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FxZQSQhVH4RujKBMwWZDzggShwhtGKvuUqvxNGtQwMyB3HNsFR6ytxPT35tu/guia-de-intervencao-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Peça para que um dos alunos leia em voz alta a fala da personagem no slide.

Peça também para que alguns alunos falem o que mais gostaram na aula e o que aprenderam de novo.

Propósito:

Retomar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Peça para que os alunos leiam as informações do slide e em seguida que tentem encontrar a resposta da atividade. Enquanto todos respondem, circule pela sala e verifique se ainda restam dúvidas entre os alunos, auxiliando-os a esclarecê-las.

Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.

Propósito:

Verificar e consolidar as principais aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que é ângulo interno de um polígono? E ângulo externo?
  • Como eu posso descobrir o ângulo interno de um polígono regular, tendo a medida de um externo? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/22ncESJjsMyZbd8ZDcynTzr7FT83U4Sb3Cv5zDqraccmMeFpT3ZGyZ2tKP8Q/atividade-raio-x-mat6-27geo02.pdf

Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDUt3wsFgSAVHfMUxg2waKzZsyK9tJ6BYKbBPMjNsgzvV4Gm8gSWHeuBfdr3/atividades-complementares-mat6-27geo02.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jdqrHsGKxwrkXDSGcuJKmGqY6RCYm9J64mcMmYJvAsWZxdnnmsUFdfqH62bD/resolucao-das-atividades-mat6-27geo02.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano