16384
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Construção de Brasília

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Construção de Brasília

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Google Drive.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e os dois textos propostos junto com alguns questionamentos. Utilize o meio que achar mais adequado, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- A Constituição de 1891 estabelece uma reserva de uma zona de 14.400 quilômetros quadrados de terra. Para que seria utilizada esta terra? Onde estava localizada?
- A Lei Nº 2.874 foi assinada por quem? O que ela estabelece?

Questão para responder:
- Que hipóteses podem ser levantadas quanto à ideia da construção de Brasília?

Dê um tempo para que a turma envie as hipóteses, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhadas no grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Junto com a fonte proposta, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise do documento.

- Quem são as pessoas na fotografia?
- O que estão fazendo ali?
- Como devem ser as suas condições de moradia, vestimenta e alimentação?
- Esta foto poderia ser considerada atual?
- Qual a visão de Lúcio Costa sobre Brasília? Que elementos do texto demonstram esta visão?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da letra de música, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou a sala toda coletivamente.
Se houver alunos que toquem algum instrumentos, pode ser composta uma música pela turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os seus familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_18UND01

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas