Capa Jornal
Plano de Aula
Plano de aula: O suicídio de Vargas
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Estudos sobre o Brasil 1946-1964
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Capa de jornal sobre a morte de Vargas
Por que Getúlio Vargas se matou?
Mataram Getúlio
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
Carta-testamento de Getúlio Vargas
https://www.historiadobrasil.net/documentos/carta_getulio_vargas.htm
Propaganda e repressão, Rio de Janeiro, 1952
https://www.youtube.com/watch?v=I7UbfINt1_g
Reportagem especial relembra momentos decisivos da morte de Vargas
https://www.youtube.com/watch?v=1XmqMIkMK8M
O Brasil no segundo governo Vargas
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor:
A morte do então presidente Getúlio Vargas causou na época bastante comoção entre a população brasileira. Mas também o evento esteve envolto de mudanças e motivações políticas. Já no documento 1 (Capa de jornal) é citada uma suposta frase de Vargas que diz: “Só morto sairei do Catete”. Esta frase já demonstra o momento político que vivera o país semanas/dias antes do suicídio, momentos de tensão e disputas políticas. Assim como a frase: “A sanha dos meus inimigos deixo o legado de minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer pelos humildes tudo aquilo que eu desejava”. Assim, diante das ações realizadas no Estado Novo e a figura construída em torno de Vargas, ele busca se eternizar na memória dos mais humildes, afirmando ter sido impedido de realizar mais por meio da política.
A Carta-Testamento, citada no documento 2 (Por que Getúlio Vargas se matou?), demonstra mais uma vez a força política que Vargas possuíra, assim como o trecho “Multidões saíram às ruas. Enfurecidos, manifestantes depredaram a sede da Tribuna da Imprensa, o jornal de Carlos Lacerda, mais furibundo dos adversários de Getúlio. Uma massa humana de 100 mil pessoas, a maioria em pranto incontrolável, desfilou diante do caixão do presidente, velado no antigo Palácio do Catete, no Rio. A imprensa noticiou que cerca de 3 mil pessoas presentes ao velório, vítimas de desmaios, mal-estares, crises nervosas e problemas de coração, precisaram ser atendidas pelo serviço médico do palácio”.
Assim, mais uma vez, no documento 2 (Por que Getúlio Vargas se matou?) é possível identificar o assassinato do Major da Aeronáutica e o “inimigo” de Vargas ferido no pé como o momento que desfechou o fim da vida de Vargas. A agitação política e as acusações de que Vargas seria o mandante marcam
o tom da oposição e da imprensa contra o presidente. Também “O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas.” Outro motivo político para alcançar Vargas. E como das últimas ações antes de sua morte, a pressão da Aeronáutica pedindo sua renúncia faz ecoar a célebre frase: “Só morto sairei do Catete”.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (questionar a visão preconceituosa que reduz a grandiosidade e a importância das sociedades indígenas). Por isso, professor, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize a turma em grupos de quatro alunos. Seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Em seguida, projete ou imprima a capa de jornal sobre a morte de Vargas. O documento está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TgpTF5EdbH8Vc2WmfYQANNwNYCJc5DFg69bpfbutcmU8pXeVeuy4aNqsK4pQ/doc01-his9-17und02-capa-jornal.pdf
Peça que todos leiam e relate ao seu grupo quais motivos teriam levado Vargas ao suicídio. Sugestão de pergunta a turma: Quais os motivos que teriam levado Vargas ao suicídio, segundo a capa do jornal? Peça que registrem as respostas no caderno. Esteja sempre observando quem precisa de auxílio quando solicitarem sua presença.
A expectativa é que identifiquem a mensagem deixada por Vargas citando seus “inimigos”; ou ainda a frase do jornal, em tom de surpresa e tristeza: “Desolação no catete”. Caso não cheguem à resposta, você pode perguntar: O que acharam estranho nas frases na capa do jornal? Pode ainda citar frases
com o objetivo de esclarecer os estudantes: “Só morto sairei do catete”, “A sanha de meus inimigos deixo o legado de minha morte. [...]”.
Ainda sobre a capa do jornal, pode perguntar sobre o porquê de a capa do jornal inteiro ser tomada pela notícia da morte do presidente. Ou sobre a frase na parte superior do jornal: “Última Hora havia adiantado, ontem, o trágico propósito”.
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Continue com os grupos de quatro alunos. Peça que dois grupos leiam os documentos abaixo, em voz alta:
Os 19 dias que mudaram o Brasil:
Mataram Getúlio:
Peça que um aluno responda quais as causas políticas da morte de Vargas.
Solicite que os alunos registrem suas respostas no caderno. A expectativa é que o aluno responda, com base nos eventos que ocorreram antes do atentado, o ataque na Rua Toneleros, a pressão das Forças Armadas para que renunciasse. Caso os alunos não consigam alcançar a resposta, você pode indagar sobre os seguintes trechos: “Só morto sairei do Catete”. Por que ele só sairia morto? Quem queria tirar o presidente do poder? Seria uma perseguição ao presidente?
Ou, ainda, com base no ataque a Carlos Lacerda e ao Major Rubem Vaz. Quem teria feito o ataque? Foi intencional em querer prejudicar Vargas? Vargas que seria o mandante?
Quanto ao DOC02 (Mataram Getúlio), a expectativa é que o aluno perceba a oposição como força política e causa da morte de Vargas, marcado no documento como revolta do povo. Como no trecho: “Mataram Getúlio! Mataram Getúlio!”, gritavam os populares nas inúmeras manifestações que se seguiram à notícia do suicídio do presidente.” Ou no trecho: “No Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e capitais do Nordeste, a multidão mostrava a cara e manifestava profunda revolta com o desfecho trágico da dura campanha oposicionista contra Vargas. O Exército interviria em várias cidades.” Caso o aluno não chegue à resposta, leia ou mostre os trechos acima. E pergunte se ele percebe agora a diferença.
Peça que outros alunos complementem as respostas dadas pelos seus colegas, explicando o que pensou.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Com base no que foi trabalhado até aqui na aula, e nos mesmos grupos, peça que os alunos criem uma notícia (manchete de jornal) explicando e dando uma resposta ao questionamento acima, na qual fique explícito o que teria motivado a morte de Vargas.
Selecione alguns estudantes para expor para a classe suas respostas.No término da leitura de cada notícia, outro aluno, que ainda não participou, acrescente sua opinião.
A expectativa é que os alunos reiterem as respostas das etapas anteriores. E que você garanta que os alunos aprenderam o que fora abordado antes.
A expectativa é que os alunos demonstrem os fatos políticos que antecederam a morte de Vargas e como o povo brasileiro respondeu a tal fato. Assim,
os textos demonstram o passo a passo dias antes da morte do presidente, bem como a reação do Brasil depois do evento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.
Contexto
Para despertar o interesse da turma e estimular o protagonismo dos estudantes, encaminhe a imagem da capa do jornal no grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Solicite que os alunos debatam e tentem responder.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Que motivos teriam levado Getúlio Vargas ao suicídio, segundo a capa do jornal?
Dê um tempo para que a turma discuta sobre as respostas a estes questionamentos e, então, encaminhe o objetivo da aula e os materiais da problematização.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Junto com as fontes, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise dos documentos.
Texto Agosto de 1954
- Em relação à afirmação de Vargas “Só morto sairei do Catete”. Por que ele só sairia morto? Quem poderia querer tirar o presidente do poder? Seria uma perseguição a ele?
- Sobre o ataque a Carlos Lacerda e ao Major Rubem Vaz. Quem teria feito o ataque? Foi intencional em querer prejudicar Vargas? Vargas seria o mandante do atentado?
Texto Mataram Getúlio e o povo sai às ruas
- O que aconteceu logo após a notícia do suicídio de Vargas?
- Como a população tratou a UDN (partido de Carlos Lacerda) após a notícia da morte de Vargas?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da notícia ou manchete de jornal, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente, agrupados ou coletivamente.
Uma opção pode ser propor que os alunos, individualmente ou agrupados, produzam pequenos textos jornalísticos apontando o que identificaram como causas políticas da morte de Vargas. Estas notícias podem ser juntadas em um jornal ou em mural no Padlet.
Outra possibilidade é propor que os alunos gravem vídeos ou áudios com as respostas, e juntar esses conteúdos para formar um telejornal ou um podcast.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, inclusive o Museu da República, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura-civil militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI17 - Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946
Palavras-chave: Vargas, suicídio, mudanças políticas, crise política.
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