16382
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - O suicídio de Vargas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O suicídio de Vargas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.

Contexto
Para despertar o interesse da turma e estimular o protagonismo dos estudantes, encaminhe a imagem da capa do jornal no grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Solicite que os alunos debatam e tentem responder.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Que motivos teriam levado Getúlio Vargas ao suicídio, segundo a capa do jornal?

Dê um tempo para que a turma discuta sobre as respostas a estes questionamentos e, então, encaminhe o objetivo da aula e os materiais da problematização.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Junto com as fontes, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise dos documentos.

Texto Agosto de 1954
- Em relação à afirmação de Vargas “Só morto sairei do Catete”. Por que ele só sairia morto? Quem poderia querer tirar o presidente do poder? Seria uma perseguição a ele?
- Sobre o ataque a Carlos Lacerda e ao Major Rubem Vaz. Quem teria feito o ataque? Foi intencional em querer prejudicar Vargas? Vargas seria o mandante do atentado?

Texto Mataram Getúlio e o povo sai às ruas
- O que aconteceu logo após a notícia do suicídio de Vargas?
- Como a população tratou a UDN (partido de Carlos Lacerda) após a notícia da morte de Vargas?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da notícia ou manchete de jornal, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente, agrupados ou coletivamente.
Uma opção pode ser propor que os alunos, individualmente ou agrupados, produzam pequenos textos jornalísticos apontando o que identificaram como causas políticas da morte de Vargas. Estas notícias podem ser juntadas em um jornal ou em mural no Padlet.
Outra possibilidade é propor que os alunos gravem vídeos ou áudios com as respostas, e juntar esses conteúdos para formar um telejornal ou um podcast.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, inclusive o Museu da República, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_17UND02

(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas