16380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Construções com software SuperLogo

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Construções com software SuperLogo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT9_27GEO01

Recursos
- Necessários: Computador, Software SuperLogo, WhatsApp, Papel, Lápis.
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon

Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Atividade Principal

Aquecimento
Antes de dar as orientações da Atividade Principal passe as seguintes informações aos alunos:
     1. Faça o download do software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>).
     2. Após ser baixado, descompacte-o (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>)
     3. Instale o software descompactado no seu computador

Fotografe os slides 3 e 5 deste plano de aula e compartilhe com a turma via WhatsApp. Motive seus alunos a explorarem o software antes de irem para a atividade principal.

Atividade principal
Apresente no grupo de WhatsApp uma foto da proposta da atividade principal em etapas - primeiro o item a e proponha que os alunos respondam às questões:
Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
Em seguida compartilhe o item b da atividade e peça aos alunos que respondam:
Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
E por fim apresente o item c da atividade. Solicite aos alunos que compartilhem no grupo de WhatsApp que estratégias utilizaram para construir o quadrado e que registrem no papel as etapas da construção. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.

Discussão das soluções
A partir das estratégias apresentadas pelos alunos via WhatsApp faça as intervenções necessárias para demonstrar que existe mais de uma possibilidade de solução e qual o modo mais econômico para escrever o algoritmo.

Sistematização
Apresente aos alunos o conceito de algoritmo disponível no slide deste plano de aula.

Encerramento
xxxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.

Convite às famílias
A família pode auxiliar o aluno na descoberta do funcionamento do SuperLog facilitando sua interação.

Sugestão Enviada Por: Carina do Espirito Santo


Código: MAT9_27GEO01

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas