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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Construções com software SuperLogo

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Construções com software SuperLogo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabricio Eduardo Ferreira

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Slide Plano Aula

MAT9_27GEO01 / Construções com software SuperLogo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

Objetivos específicos

  • Familiarizar o aluno com os comandos básicos do software SuperLogo;
  • Levar o aluno a descrever os passos necessários para a construção de um quadrado;
  • Descrever por escrito um algoritmo para a construção do quadrado usando os comandos do software SuperLogo.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtXegyZBsYDeqjGYuK4rv27mb3GwSSevU9dw3dKfUmyvy6Y9By7fQRKJgYh8/atividade-aquecimento-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DunND3C4PWJtD2xT8pf33WCQpPVTvPWtBDjN8dYZ9PcFY28tvEXqv5J7kFcB/atividade-principal-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)

Orientações:

Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.

Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.

O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.

Propósito:

Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
  • Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
  • Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tnx5VE6Bcm8eHa4myubsuKV9KdQq74dVf3cRcXnpHUSNAd4BXNkzDQZ3kkD2/guia-de-intervencoes-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)

Orientações:

Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.

Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.

O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.

Propósito:

Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
  • Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
  • Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Faça a leitura do slide inserindo para o aluno o conceito de algoritmo. É muito importante destacar ao aluno que ao alterar a sequência de ações no algoritmo o resultado final também é modificado. Isto pode ser muito bem explorado através dos erros que os alunos podem ter executado ao longo da Discussão das Soluções.

Propósito:

Formalizar o conceito de algoritmo a partir das explorações feitas pelos alunos ao longo da aula.

Discuta com a turma:

  • O quê é importante para definirmos um algoritmo?
  • Se alterarmos a ordem das ações o quê você acha que acontece com a figura final?
  • Existe uma outra maneira de você obter o quadrado diferente daquela que você encontrou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para algum aluno ler o texto do slide e verifique com a turma de o objetivo da aula foi cumprido. Mostre que sempre que houver necessidade de obter um polígono regular você poderá utilizar esta estrutura de comandos para desenhá-lo no SuperLogo. É interessante comentar, também, que este tipo de procedimento consiste na base da programação computacional.

Propósito:

Realizar o fechamento da aula levando o aluno a refletir sobre as etapas utilizadas para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os pontos mais importantes que você aprendeu nesta aula?
  • Você já tinha ouvido falar sobre algoritmos, suas aplicações e importância?
  • Quando você acha que poderá utilizar este conhecimento em outras situações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Escreva no quadro ou projete a pergunta do Raio X e peça para que os alunos a leiam. Em seguida solicite que individualmente cada aluno escreva num papel um algoritmo para obter um retângulo usando os comandos do SuperLogo. Recolha as produções e analise se os alunos utilizaram os comandos um de cada vez, se alguém utilizou o comando Repita e, até mesmo, se houve alunos que estruturam o algoritmo usando o comando Aprenda.

Propósito:

Verificar se os alunos atingiram o objetivo da aula (descrever por escrito uma rotina para a construção de uma figura geométrica usando os comandos do SuperLogo).

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais características de um retângulo?
  • Quais comandos do SuperLogo você pode utilizar para escrever seu algoritmo?
  • Existe alguma outra maneira de escrever algoritmo e obter um retângulo diferente da que você elaborou?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pYSBkA4xmEpFT8ZANT8ANmbTP7pSZ4jhphpXRsV6RGBexKxDJfn5VyK6gp9b/atividade-raio-x-mat9-27geo01.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WrRjPRH56B4UT3xu2kYu3WR24g72TVVXZdTjPHGPS5edBhk5DbAJYePP3h7n/atividades-complementares-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.


MAT9_27GEO01 / Construções com software SuperLogo

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabricio Eduardo Ferreira

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.

Objetivos específicos

  • Familiarizar o aluno com os comandos básicos do software SuperLogo;
  • Levar o aluno a descrever os passos necessários para a construção de um quadrado;
  • Descrever por escrito um algoritmo para a construção do quadrado usando os comandos do software SuperLogo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Materiais complementares:

Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtXegyZBsYDeqjGYuK4rv27mb3GwSSevU9dw3dKfUmyvy6Y9By7fQRKJgYh8/atividade-aquecimento-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)

Orientações:

Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.

Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.

Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.

Propósito:

Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).

Discuta com a turma:

  • Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
  • Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
  • Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Materiais complementares:

Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DunND3C4PWJtD2xT8pf33WCQpPVTvPWtBDjN8dYZ9PcFY28tvEXqv5J7kFcB/atividade-principal-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)

Orientações:

Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.

Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.

Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.

Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Propósitos:

Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;

Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
  • Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
  • Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)

Orientações:

Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.

Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.

O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.

Propósito:

Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
  • Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
  • Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.

Materiais complementares:

Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tnx5VE6Bcm8eHa4myubsuKV9KdQq74dVf3cRcXnpHUSNAd4BXNkzDQZ3kkD2/guia-de-intervencoes-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)

Orientações:

Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.

Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.

O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.

Propósito:

Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
  • Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
  • Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Faça a leitura do slide inserindo para o aluno o conceito de algoritmo. É muito importante destacar ao aluno que ao alterar a sequência de ações no algoritmo o resultado final também é modificado. Isto pode ser muito bem explorado através dos erros que os alunos podem ter executado ao longo da Discussão das Soluções.

Propósito:

Formalizar o conceito de algoritmo a partir das explorações feitas pelos alunos ao longo da aula.

Discuta com a turma:

  • O quê é importante para definirmos um algoritmo?
  • Se alterarmos a ordem das ações o quê você acha que acontece com a figura final?
  • Existe uma outra maneira de você obter o quadrado diferente daquela que você encontrou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Peça para algum aluno ler o texto do slide e verifique com a turma de o objetivo da aula foi cumprido. Mostre que sempre que houver necessidade de obter um polígono regular você poderá utilizar esta estrutura de comandos para desenhá-lo no SuperLogo. É interessante comentar, também, que este tipo de procedimento consiste na base da programação computacional.

Propósito:

Realizar o fechamento da aula levando o aluno a refletir sobre as etapas utilizadas para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os pontos mais importantes que você aprendeu nesta aula?
  • Você já tinha ouvido falar sobre algoritmos, suas aplicações e importância?
  • Quando você acha que poderá utilizar este conhecimento em outras situações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Escreva no quadro ou projete a pergunta do Raio X e peça para que os alunos a leiam. Em seguida solicite que individualmente cada aluno escreva num papel um algoritmo para obter um retângulo usando os comandos do SuperLogo. Recolha as produções e analise se os alunos utilizaram os comandos um de cada vez, se alguém utilizou o comando Repita e, até mesmo, se houve alunos que estruturam o algoritmo usando o comando Aprenda.

Propósito:

Verificar se os alunos atingiram o objetivo da aula (descrever por escrito uma rotina para a construção de uma figura geométrica usando os comandos do SuperLogo).

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais características de um retângulo?
  • Quais comandos do SuperLogo você pode utilizar para escrever seu algoritmo?
  • Existe alguma outra maneira de escrever algoritmo e obter um retângulo diferente da que você elaborou?

Materiais complementares:

Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pYSBkA4xmEpFT8ZANT8ANmbTP7pSZ4jhphpXRsV6RGBexKxDJfn5VyK6gp9b/atividade-raio-x-mat9-27geo01.pdf

Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WrRjPRH56B4UT3xu2kYu3WR24g72TVVXZdTjPHGPS5edBhk5DbAJYePP3h7n/atividades-complementares-mat9-27geo01.pdf

Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf

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