Objetivo
Sobre o plano- MAT3_17GEO06 / Figuras congruentes
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Identificar figuras congruentes usando a sobreposição;
- Reproduzir em malha quadriculada figuras congruentes;
- Reconhecer figuras congruentes comparando forma e tamanho.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Imprima a atividade e entregue uma cópia para cada aluno. Explore as figuras fazendo as perguntas abaixo. Dê um tempo para eles e deixe que contem os quadradinhos, verifiquem se os tamanhos são iguais ou não, e explorem diferenças e semelhanças entre elas. Espera-se que os alunos percebam que as quatro figuras são retângulos formados por 18 quadradinhos, porém estão dispostas em posições diferentes. Sobretudo, eles devem perceber os pares de figuras que possuem as mesmas medidas ( altura e largura). É importante que eles compreendam que se girarmos um retângulo, podemos obter outro. No entanto, é comum que alguns alunos não tenham essa percepção, somente olhando e contando os quadradinhos. Por isso, disponibilize tesouras e peça que recortem as figuras. Oriente que façam a sobreposição delas para ver quais se encaixam e assim, possam comprovar as medidas. Perceba que o termo congruência pode não fazer parte do vocabulário dos alunos, sendo comum ouvir, “ as figuras são iguais”. Entretanto, explique que em Geometria, não se pode dizer que figuras são iguais, uma vez que elas são formadas por pontos diferentes. Assim, diga que quando duas figuras são idênticas em tamanho e forma, elas são “congruentes”.
Propósito:
Espera-se que os alunos percebam quais retângulos são congruentes, isto é , têm a mesma medida, largura e altura.
Discuta com a turma:
- Que figura plana temos nestas imagens?
- É possível saber as suas medidas?
- Será que se fosse possível girar os retângulos, eles se encaixariam? Quais?
- Podemos dizer que essas figuras são iguais?
Materiais complementares:
Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a6QjzQQp4YudHkxjb83re2QbukYvphvdUQrDtyr5uqB5pVStxXRJcDVYfmh6/atividade-aquecimento-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Imprima a atividade e entregue uma cópia para cada aluno. Explore as figuras fazendo as perguntas abaixo. Dê um tempo para eles e deixe que contem os quadradinhos, verifiquem se os tamanhos são iguais ou não, e explorem diferenças e semelhanças entre elas. Espera-se que os alunos percebam que as quatro figuras são retângulos formados por 18 quadradinhos, porém estão dispostas em posições diferentes. Sobretudo, eles devem perceber os pares de figuras que possuem as mesmas medidas ( altura e largura). É importante que eles compreendam que se girarmos um retângulo, podemos obter outro. No entanto, é comum que alguns alunos não tenham essa percepção, somente olhando e contando os quadradinhos. Por isso, disponibilize tesouras e peça que recortem as figuras. Oriente que façam a sobreposição delas para ver quais se encaixam e assim, possam comprovar as medidas. Perceba que o termo congruência pode não fazer parte do vocabulário dos alunos, sendo comum ouvir, “ as figuras são iguais”. Entretanto, explique que em Geometria, não se pode dizer que figuras são iguais, uma vez que elas são formadas por pontos diferentes. Assim, diga que quando duas figuras são idênticas em tamanho e forma, elas são “congruentes”.
Propósito:
Espera-se que os alunos percebam quais retângulos são congruentes, isto é , têm a mesma medida, largura e altura.
Discuta com a turma:
- Que figura plana temos nestas imagens?
- É possível saber as suas medidas?
- Será que se fosse possível girar os retângulos, eles se encaixariam? Quais?
- Podemos dizer que essas figuras são iguais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whdtAkkEgFwphD8yEuq37WhQNDutqXybfrZRm2q8mQmMPzk3uHBVRnz6REEs/atividade-principal-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8FrqFSnhFwaeUgkNFc9SDnrkxyNwQaNZV2yAhVTSbKPbJnQvk3bekAXyP7ms/guia-de-intervencoes-mat3-17geo06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5, 6 e 7)
Orientações:
Imprima e entregue aos alunos a atividade. Oriente que eles devem desenhar na malha quadriculada uma figura congruente, ao lado de cada figura dada. Depois eles devem colorir as figuras desenhadas com as cores que desejarem. Explique, que depois de prontas, você pedirá que alguns alunos mostrem suas produções e expliquem como fizeram para reproduzir figuras congruentes. Diga também, que seus trabalhos serão expostos num painel, na sala de aula, ou no pátio da escola. Enquanto os alunos fazem os desenhos, ande pela sala e verifique as estratégias usadas para descobrir as medidas dos lados e perceba como reproduzem as figuras. Fique atento às diferentes possibilidades, para depois usá-las na discussão das soluções. É possível que alguns alunos tenham dificuldade em representar a congruência das figuras, para isso, use o Guia de Intervenções com sugestões de perguntas que você pode fazer.
Propósito:
Reproduzir figuras congruentes na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer para reproduzir figuras congruentes?
- O que é importante observar na figura dada para que possamos reproduzir uma figura congruente à ela?
- Podemos contar os quadradinhos?
- Existe uma só posição possível a ser feita?
- Preciso colorir com a mesma cor as figuras, para que sejam congruentes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 9)
Orientações:
Esses slides são apenas sugestões de possibilidades de produção. Assim, você deve explorar na discussão das soluções, as figuras congruentes feitas por seus alunos. É possível que apareçam mais do que uma figura, em diferentes posições. Peça que alguns alunos mostrem seus desenhos e expliquem como fizeram para saber as suas medidas. Escolha produções diferentes para a discussão. Socialize as descobertas dos alunos, pois alguns podem apresentar dificuldade no entendimento do conceito de congruência. O importante é que eles percebam que, para que as figuras sejam congruentes, elas devem ter as mesmas medidas, isto é, serem iguais em forma e tamanho, no entanto, podem estar em posições diferentes. As cores não necessitam ser iguais, por isso, que em Geometria, dizemos figuras congruentes, e não iguais,
Propósito:
Explorar as possibilidades de figuras congruentes e discutir estratégias de medidas.
Discuta com a turma:
- Como foi que você pensou para desenhar as figuras congruentes?
- Como você fez para descobrir as medidas das figuras?
- O que figuras congruentes precisam ter em comum?
- Existe somente uma possibilidade de figura congruente?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8FrqFSnhFwaeUgkNFc9SDnrkxyNwQaNZV2yAhVTSbKPbJnQvk3bekAXyP7ms/guia-de-intervencoes-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 9)
Orientações:
Esses slides são apenas sugestões de possibilidades de produção. Assim, você deve explorar na discussão das soluções, as figuras congruentes feitas por seus alunos. É possível que apareçam mais do que uma figura, em diferentes posições. Peça que alguns alunos mostrem seus desenhos e expliquem como fizeram para saber as suas medidas. Escolha produções diferentes para a discussão. Socialize as descobertas dos alunos, pois alguns podem apresentar dificuldade no entendimento do conceito de congruência. O importante é que eles percebam que, para que as figuras sejam congruentes, elas devem ter as mesmas medidas, isto é, serem iguais em forma e tamanho, no entanto, podem estar em posições diferentes. As cores não necessitam ser iguais, por isso, que em Geometria, dizemos figuras congruentes, e não iguais,
Propósito:
Explorar as possibilidades de figuras congruentes e discutir estratégias de medidas.
Discuta com a turma:
- Como foi que você pensou para desenhar as figuras congruentes?
- Como você fez para descobrir as medidas das figuras?
- O que figuras congruentes precisam ter em comum?
- Existe somente uma possibilidade de figura congruente?
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Faça as perguntas abaixo aos alunos. Projete este slide ou escreva o conteúdo no quadro, e leia com eles o conceito de figuras congruentes.
Propósito:
Sistematizar o conceito de congruência.
Discuta com a turma:
- O que significa congruência?
- Como podemos saber se duas ou mais figuras são congruentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Resuma a aprendizagem desta aula, retomando as atividades realizadas, relacionando-as com o conceito trabalhado.
Propósito:
Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 12 e 13)
Orientações:
Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Este é o momento para você verificar se o objetivo da aula foi atingido. Por isso, leia com eles o enunciado, certifique-se de que todos entenderam o que é para fazer e depois deixe que façam sozinhos a atividade. Neste plano você encontra também atividades complementares para usar com seus alunos.
Propósito:
Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/97UAbWzfQEsvkXhYd5kpUD5WwUur88gvZpXYePBkM3Wv6vJGksGzdgjXHB2J/atividade-raio-x-mat3-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hE4RUpeY2eNsUG3p4FzJEEC8KBECYbwvzGRJ4n3u3jbxN59AUfSazdMbTAnJ/resolucao-das-atividades-mat3-17geo06.pdf
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 12 e 13)
Orientações:
Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Este é o momento para você verificar se o objetivo da aula foi atingido. Por isso, leia com eles o enunciado, certifique-se de que todos entenderam o que é para fazer e depois deixe que façam sozinhos a atividade. Neste plano você encontra também atividades complementares para usar com seus alunos.
Propósito:
Verificar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6Y3u2MsVKTNKmX29J2Ncq2D5BS2mywA4N6u4Z6ntRqvAVDkdWjnDB68b5BZ/atividades-complementares-mat3-17geo06.pdf