16376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - O Fascismo e suas faces

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre O Fascismo e suas faces

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, de e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicar. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, o documento com o trecho de Madeleine Albright e os questionamentos propostos na etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

- Por que a autora faz um alerta?
- Como e por que o discurso fascista foi aceito naquele momento, segundo o texto?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, por escrito, áudio ou vídeo. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise do texto, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalharem individualmente.

Encaminhe o documento com o discurso, a imagem de Mussolini e os questionamentos propostos na etapa. Você também pode encaminhar, se quiser, um pequeno texto, áudio ou vídeo, contextualizando a figura de Mussolini, ou pedir para que os alunos façam uma rápida pesquisa sobre a biografia dele, de modo que consigam compreender melhor o discurso.

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito, áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você contextualize a fonte e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o trecho da letra da música de Humberto Gessinger e, se possível, o link dela, para que os alunos possam ouvá-la no Youtube.
Eles podem enviar o complemento para a letra em forma de poesia, gravar áudio ou vídeo cantando o trecho, uma paródia dela ou de outra música sobre os temas discutidos na aula.

Os alunos podem compartilhar as produções com os colegas nas redes sociais, criando uma hashtag.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com  familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem saber um pouco mais sobre a biografia de Madeleine Albright, autora do texto “Fascismo: Um alerta”, a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Estado no Estados Unidos, e as opiniões dela sobre nacionalismo radical e o totalitarismo nesta entrevista publicada no Jornal El País (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_13UND01

(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas