10229
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Mapas: entendendo e construindo

Plano de aula de Matemática com atividades para o 3º ano do Fundamental sobre observação do espaço levando em consideração pontos de referência essenciais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_13GEO01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Labirinto Polar
Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco da atividade é a Atividade principal, entretanto, seria interessante começar com o Aquecimento porque este é o primeiro plano da sequência. Nesse aquecimento é realizado um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre mapas e os conceitua. Você pode enviar por e-mail ou WhatsApp os questionamentos de forma antecipada para que os alunos participem escrevendo o que sabem sobre mapas. Se você estiver utilizando o Google sala de aula, pode elaborar um documento coletivo que os alunos podem ir editando e complementando com novas informações. Desta forma, quando for trabalhar a atividade principal, os alunos já estarão ambientados quanto ao assunto.

Atividade principal
O foco desta Atividade principal é a observação do espaço descrevendo e representando trajetos do seu cotidiano. Os alunos precisam ter acesso à atividade principal, que pode ser escrita ou falada, já que não precisa de uma imagem específica para ser mostrada, na verdade, é um levantamento de elementos necessários para fazer um mapa, ou seja, que elementos um bom mapa deve ter. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a situação por vídeo, áudio ou texto. Os alunos devem copiar a situação em seus cadernos e debater no grande grupo sobre esses elementos. Você pode começar como se fosse uma lista e os alunos podem ir completando com novas informações. Caso esteja usando o Google sala de aula, pode disponibilizar um documento compartilhado para que todos o editem, completando a lista. Incremente as discussões problematizando, mas sem oferecer respostas. Você pode enviar os seguintes questionamentos por áudio ou texto para que os alunos escrevam suas respostas:
     - O mapa precisa fazer sentido para quem usa?
     - Será que eu preciso registrar tudo o que eu observo ou somente os fatos essenciais?
     - Como eu posso identificá-lo? (Uma boa resposta seria colocando um título).

Discussão das soluções
Nas discussões é interessante que envie as falas das personagens compartilhando as suas hipóteses. Pode ser realizado por fotografia ou print de tela. Se estiver ao vivo, pode compartilhar os slides. Os alunos podem contribuir verificando se suas hipóteses são as mesmas ou diferem da dos personagens.

Sistematização dos conceitos
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante, pois traz a realidade do aluno para a atividade, pois ele precisa lembrar-se de seu percurso diário de casa para a escola e de lugares por onde passa. Mostra que a necessidade de localização está no nosso dia a dia.

Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é no resgate do itinerário que os alunos fazem de casa para a escola e do que eles veem pelo caminho, os lugares por onde passam, as ruas e avenidas...

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_14GEO01

(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas