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Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - Greves e movimento operário na Primeira República no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Greves e movimento operário na Primeira República no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.

Contexto
Para despertar o interesse da turma e estimular o protagonismo dos estudantes, encaminhe a matéria sobre as greves em 2017 no grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Solicite que os alunos leiam e discutam.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Qual a relação entre a realização de greves e a conquista ou manutenção de direitos?

Dê um tempo para que a turma debata sobre as respostas e, em seguida, encaminhe o objetivo da aula e os materiais da problematização.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Junto com a fonte proposta, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise do documento.

Questões para refletir:
- Que tipo de fonte histórica é essa?
- A matéria diz que o operário grevista está realizando uma obra justiceira. Por quê?

Questão para responder:
- Segundo a matéria, o que acontecia com os operários que faziam protestos por melhores condições de trabalho?
- Qual a necessidade de realização das greves para a conquista de direitos por parte dos trabalhadores durante a Primeira República?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.

Sistematização
Para a produção da manchete, os alunos podem trabalhar individualmente, agrupados ou coletivamente com a sala toda.
Eles podem discutir o que querem colocar na manchete e escolher o que consideram mais importante entre as sugestões.
Você pode disponibilizar um documento no Google Drive compartilhado com a turma, para que possam construir a manchete ou o jornal coletivamente.
Outra possibilidade pode ser propor que os grupos escrevam, além da manchete, um parágrafo jornalístico sobre os temas discutidos durante a aula. As manchetes e textos dos grupos podem se tornar um jornal ou serem postadas em um mural no Padlet.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_09UND01

(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.


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