Fonte para contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Guerra do Ópio
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26. Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Computador, Datashow (se possível) e material para produzir a charge (folha A4, lápis de desenho 6B ou lápis comum grafite, lápis preto e marrom, canetinhas pretas e marrons ou giz de cera preto e marrom).
Material complementar: Seguem os links que estão disponíveis para o desenvolvimento desta aula:
Fonte para contexto:
Orientações para contextualização:
Orientações para problematização:
Glossário:
Fonte para problematização:
Orientações para sistematização:
Sugerimos como material complementar que assista ao filme: “A guerra do ópio”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H2qeWX2rTA8 . A Guerra do Ópio é um filme chinês de estilo épico-histórico dirigido por Xie Jin. Ganhador do prêmio de melhor filme pelo Golden Rooster em 1997 e pelo Hundred Flowers Awards, foi às telas de cinema em diversos festivais internacionais, notadamente Festival de Cannes e o Festival de Montreal.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Opium_War_(film) Acesso em 09 de Dez. de 2018.
Para você saber mais:
NAVARRO, Roberto. O que foi a Guerra do Ópio? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-guerra-do-opio/>. Acesso em: 09 de Dez. de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide e apresente o objetivo da aula aos alunos. Você poderá pedir para que algum aluno leia para a turma, ou você mesmo poderá realizar a leitura. Oriente para que os alunos copiem o objetivo no caderno.
Nesta etapa, você orientará que a turma se divida em trios. Estes trios, permanecerão para a realização de todas as etapas desta aula. Portanto, é importante a mediação do professor para que as divisões atentem à formação de grupos que possam se ajudar de forma mútua.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o slide, o professor poderá escrever o objetivo no quadro e pedir para que os alunos copiem em seus cadernos.
Para você saber mais: Vídeo aula: A Guerra do Ópio - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F-sObBSjVko Acesso em: 09 de Dez de 2018. Neste vídeo, observe a primeira charge apresentada, nela aparece um inglês depositando uma substância, com uso de um funil, por garganta abaixo em um chinês. Se achar pertinente, congele essa imagem e mostre aos alunos para que possam fazer uma leitura sobre a imposição britânica do ópio sobre a China.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Nesta etapa, você deverá apresentar os slides aos alunos. Escolha um trio para que faça a leitura em voz alta de todos os quatro slides relacionados ao contexto. Você poderá estimular os alunos a descreverem as imagens, apontando características. Sugerimos que o professor faça perguntas como: “Qual a relação entre a papoula e a imagem intitulada: “Chineses se viciando em ópio”? Espera-se que os alunos indiquem que o comércio da papoula, que dá origem ao ópio foi muito consumida na China e resultou do crescimento de viciados em ópio.
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, você poderá entregar a contextualização em documento impresso. Atente-se para disponibilizar, pelo menos, uma cópia para cada trio.
Fonte para contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWMuQSJBXScyGNhUcQUw3hS3cMymrFxFQSmGA67JD2baqtThkqMfbvUS7AaH/his8-26und03-fonte-para-contexto.pdf
Orientações para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf
Você poderá escrever no quadro as orientações para contextualização, dessa forma, não será necessário fazer outras impressões para esse material.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura sobre as reações acerca do uso do ópio, riscos e consequências.
Ópio. Portal São Francisco. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/opio>. Acesso em: 09 dez. 2018.
Contexto
Orientações: Nesta etapa, você deverá apresentar os slides aos alunos. Escolha um trio para que faça a leitura em voz alta de todos os quatro slides relacionados ao contexto. Você poderá estimular os alunos a descreverem as imagens, apontando características. Sugerimos que o professor faça perguntas como: “Qual a relação entre a papoula e a imagem intitulada: “Chineses se viciando em ópio”? Espera-se que os alunos indiquem que o comércio da papoula, que dá origem ao ópio foi muito consumida na China e resultou do crescimento de viciados em ópio.
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, você poderá entregar a contextualização em documento impresso. Atente-se para disponibilizar, pelo menos, uma cópia para cada trio.
Fonte para contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWMuQSJBXScyGNhUcQUw3hS3cMymrFxFQSmGA67JD2baqtThkqMfbvUS7AaH/his8-26und03-fonte-para-contexto.pdf
Orientações para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf
Você poderá escrever no quadro as orientações para contextualização, dessa forma, não será necessário fazer outras impressões para esse material.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura sobre as reações acerca do uso do ópio, riscos e consequências.
Ópio. Portal São Francisco. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/opio>. Acesso em: 09 dez. 2018.
Contexto
Orientações: Nesta etapa, você deverá apresentar os slides aos alunos. Escolha um trio para que faça a leitura em voz alta de todos os quatro slides relacionados ao contexto. Você poderá estimular os alunos a descreverem as imagens, apontando características. Sugerimos que o professor faça perguntas como: “Qual a relação entre a papoula e a imagem intitulada: “Chineses se viciando em ópio”? Espera-se que os alunos indiquem que o comércio da papoula, que dá origem ao ópio foi muito consumida na China e resultou do crescimento de viciados em ópio.
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, você poderá entregar a contextualização em documento impresso. Atente-se para disponibilizar, pelo menos, uma cópia para cada trio.
Fonte para contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWMuQSJBXScyGNhUcQUw3hS3cMymrFxFQSmGA67JD2baqtThkqMfbvUS7AaH/his8-26und03-fonte-para-contexto.pdf
Orientações para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf
Você poderá escrever no quadro as orientações para contextualização, dessa forma, não será necessário fazer outras impressões para esse material.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura sobre as reações acerca do uso do ópio, riscos e consequências.
Ópio. Portal São Francisco. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/opio>. Acesso em: 09 dez. 2018.
Contexto
Orientações: Nesta etapa, você deverá apresentar os slides aos alunos. Escolha um trio para que faça a leitura em voz alta de todos os quatro slides relacionados ao contexto. Você poderá estimular os alunos a descreverem as imagens, apontando características. Sugerimos que o professor faça perguntas como: “Qual a relação entre a papoula e a imagem intitulada: “Chineses se viciando em ópio”? Espera-se que os alunos indiquem que o comércio da papoula, que dá origem ao ópio foi muito consumida na China e resultou do crescimento de viciados em ópio.
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, você poderá entregar a contextualização em documento impresso. Atente-se para disponibilizar, pelo menos, uma cópia para cada trio.
Fonte para contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWMuQSJBXScyGNhUcQUw3hS3cMymrFxFQSmGA67JD2baqtThkqMfbvUS7AaH/his8-26und03-fonte-para-contexto.pdf
Orientações para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf
Você poderá escrever no quadro as orientações para contextualização, dessa forma, não será necessário fazer outras impressões para esse material.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura sobre as reações acerca do uso do ópio, riscos e consequências.
Ópio. Portal São Francisco. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/opio>. Acesso em: 09 dez. 2018.
Orientações: Projete o slide para os alunos e leia as propostas 1 e 2 para que possa instigar a contextualização da aula. Neste momento, é importante que os alunos compreendam que o ópio é uma substância entorpecente e que esteve ligado ao passo histórico da China, sobretudo, no contexto do Imperialismo no século XIX.
Como adequar à sua realidade:
Orientações para contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8t9uvbNqzUC3akSpX36r7vjKZXAHhJHab7JN983JjkXypg8qx7QnCjTCYDY/his8-26und03-orientacoes-para-contextualizacao.pdf
Você poderá escrever no quadro as orientações para contextualização, dessa forma, não será necessário fazer outras impressões para esse material.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Problematização
Orientações: Projete os slides para os alunos. Peça para que leiam atentamente as questões que deverão ser analisadas ao longo da leitura do texto. Sugerimos que entregue uma cópia das questões para cada aluno, ou se for possível, peça para que copiem do slide, em seus cadernos.
Espera-se que os alunos apresentem resultados próximos às questões:
- Explique como era a questão legal do Ópio na China?
Resposta esperada: O ópio era ilegal, dentro das leis chinesas do século XIX, sobretudo, era visto como um problema social, pois estava ligado aos inúmeros casos de pessoas viciadas.
- Qual o interesse da Inglaterra no mercado do ópio?
Resposta esperada: O principal interesse era de garantir o comércio e lucrar com a venda e compra da papoula mediando o mercado chinês.
- Quem foi Lin Zexu e qual a sua participação na relação entre a Inglaterra e a China?
Resposta esperada: De acordo com a fonte, foi comissário imperial Lin Zexu em 1839 e teve importante papel na mediação e negociação para evitar o mercado do ópio com a Inglaterra.
- Encontre no texto e aponte o principal motivo que levou à Guerra do Ópio em 1842 e quais as suas consequências.
Resposta esperada: De acordo com o texto: “Não satisfeito, o comissário Lin, em seus atributos, exigiu a promessa por escrito de que tal estoque e comércio não voltariam a se repetir sob risco de serem julgados com pena capital por uma corte de justiça chinesa. Houve a recusa dos britânicos diante de tal ultimato a serem submetido a uma justiça vista como ‘bárbara’. Pouco momentos depois, tiros foram ouvidos advindos das discussões e uma frota armada foi mobilizada atendendo às demandas dos comerciantes britânicos. A China e a Grã-Bretanha entraram em guerra”. [...] a principal consequência pode ser considerada no trecho: “Após o bloqueio, a dinastia Qing foi obrigada a assinar os termos do Tratado de Nanquim (1842) em que foram abertos ao acesso comercial cinco portos chineses [...] A dinastia Qing também foi obrigada a indenizar os custos de guerra estimados à época em US$ 20 milhões”.
Sorteie quatro trios e peça para que cada um, respectivamente, apresente uma resposta de cada pergunta. Peça para que, enquanto as respostas estiverem sendo apresentadas por um dos integrantes, os outros escrevam no quadro as respostas. Assim, você terá um resultado dinâmico de apresentação e registro das respostas. Peça para que todos copiem as respostas do quadro, em seus cadernos.
Caso não possa projetar o slide, entregue uma cópia impressa para cada trio ou escreva no quadro e peça para que os alunos anotem em seus caderno. O material para impressão está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax5HsMq5tTDDFwWmCrdxhvdajba2hkmNmJFttu8cZZbY6BP69kn2wHgadWjc/his8-26und03-orientacoes-para-problematizacao.pdf
Fonte para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SVftE7q55cvPEyxV65NvR559vHjJUNepHNJe3wYFVuXGeVw6tVCC53gEpAdd/his8-26und03-fonte-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Sugerimos a você a leitura completa do capítulo da obra:
MACEDO, Emiliano Unzer. Encontros e defrontações na Ásia. In. História da Ásia: uma introdução à história moderna e contemporânea. Vitória - Universidade Estadual do Espírito Santo. Secretaria de Ensino a Distância, 2016. Disponível para download em: <https://www.academia.edu/33460490/Histo_ria_da_A_sia_-_Emiliano_Unzer.pdf?auto=download>. Acesso em: 09 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente o slide aos alunos e leia as orientações. Neste momento, o professor deverá distribuir os materiais necessários para a produção da charge. Caso ache pertinente, deixe o slide exposto para que a turma retome às orientações, sempre que necessário.
Disponibilize folha A4, lápis de desenho 6B ou lápis comum grafite, lápis preto e marrom, canetinhas pretas e marrons ou giz de cera preto e marrom. Lembre-se, as charges devem remeter a um material de jornal impresso do século XIX, portanto, quanto menos cores for possível, será melhor.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar as orientações em material impresso, faça uma cópia para cada trio. O link das orientações para sistematização está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GNedKdW42qfgGkxggTvmTHm3CxyVM9nKJu7umYpw5GZy9Nf7sm7a94EQzw8t/his8-26und03-orientacoes-para-sistematizacao.pdf
Ao final, escolha dois trios para que apresentem suas charges à sala. Peça para que expliquem a relação da charge com a guerra do Ópio. Sugerimos que o professor realize uma exposição das charges suportes como: painel da escola (é importante que o professor faça em uma folha A4 uma breve titulação, poderá copiar unidade temática da aula), paredes da sala ou outros locais que achar necessário.
Para você saber mais: Sugerimos que veja esse material sobre charges do século XIX. Disponível em: https://prezi.com/1bxy-v-0rqcj/capas-e-charges-do-sec-xix-ao-sec-xxi/ Acesso em 09 de Dez. de 2018. Caso ache interessante e for possível, apresente o material aos alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento do contexto com as fontes propostas e o documento com os questionamentos da etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- O que é o ópio?
- Qual a relação entre o ópio e a Ásia? Indique os países envolvidos.
Peça para que os alunos reflitam, discutam com os colegas e respondam os questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos com as fontes da problematização, o glossário, as orientações e as questões para a problematização.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Se estiverem trabalhando individualmente, você pode propor que discutam com os familiares ou reflitam e respondam.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as charges em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizá-las no computador ou smartphone, usando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Podem seguir as orientações da proposta original e fazer as charges em preto e branco, como em um jornal do século XIX, ou fazê-las coloridas, adotando uma linguagem visual mais moderna.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as charges ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as charges com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Guerra do Ópio através da matéria da Revista Super Interessante, disponível no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do ensino Fundamental
Unidade temática: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia
Objeto (s) de conhecimento: Guerra do Ópio: acordos e resistências da China frente ao imperialismo inglês do século XIX
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia
Palavras-Chave: Guerra do Ópio, China, Imperialismo, Inglaterra, Resistência.
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