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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - A questão de Terras Indígenas: do Império aos dias de hoje

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A questão de Terras Indígenas: do Império aos dias de hoje

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Textos referentes às etapas de contextualização e problematização impressos para serem distribuídos aos alunos
  • Caderno
  • Lápis, caneta e borracha

Material complementar:

Para você saber mais:

Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em: 05 dez 2018

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola.

Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira com que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais: Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em 5 de Dezembro de 2018

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa você irá introduzir a discussão a ser realizada nessa aula. Para isso, leia para sala a descrição disponível no site da FUNAI (http://www.funai.gov.br/index.php/quem-somos#. Acesso em: 05 dez 2018). Sobre o que são e quais suas funções dentro da nossa sociedade. A partir daí, faça alguns questionamentos aos alunos para compreender qual o conhecimento prévio do assunto:

  • Você sabe o que é território?
  • Você sabe o que são territórios indígenas?
  • Você conhece algum?
  • De quem eram as terras no Brasil antes da colonização?

Essas questões você pode escrever no quadro para que os alunos copiem e

Tempo sugerido: 13 minutos

m seus cadernos, ou projetar esse slide, se a sua escola dispor dos recursos necessários. Essa etapa é importante para que você consiga desconstruir visões estereotipadas sobre o que são os territórios indígenas e os próprios povos em si.

Para essas questões, é esperado que os alunos respondam:

  • Um local que pertence à alguém.
  • Lugar onde moram os indígenas
  • As terras eram dos povos originários.

Como adequar à sua realidade: Caso você viva em uma região onde haja territórios indígenas ou esteja em um deles, adeque a suas questões, relacionando-as com esses territórios regionais.

Para você saber mais: Se julgar necessário entender melhor como funciona a demarcação das terras indígenas no Brasil atualmente, acesse a área do site da FUNAI que explica como as demarcações acontecem, disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas. Acesso em: 05 dez 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa etapa serve para que os alunos sistematizem os conhecimentos adquiridos durante a aula. Ainda em grupos, os alunos devem debater e elaborar um consenso do grupo que sintetize as reflexões que fizeram sobre o tema após a leitura e análise das fontes. Você orientou os alunos a realizar uma leitura comparativa, agora, oriente para que as reflexões também caminhem nesse sentido. O grupo deverá elaborar um texto curto, de até 5 linhas, que sintetize o que eles concluíram da análise das três fontes históricas. Os alunos deverão registrar o texto em seus cadernos e realizar cada grupo a leitura coletiva do resultado para a sala, assim todos compartilham dos conhecimentos adquiridos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Textos referentes às etapas de contextualização e problematização impressos para serem distribuídos aos alunos
  • Caderno
  • Lápis, caneta e borracha

Material complementar:

Para você saber mais:

Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em: 05 dez 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola.

Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira com que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais: Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em 5 de Dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa você irá introduzir a discussão a ser realizada nessa aula. Para isso, leia para sala a descrição disponível no site da FUNAI (http://www.funai.gov.br/index.php/quem-somos#. Acesso em: 05 dez 2018). Sobre o que são e quais suas funções dentro da nossa sociedade. A partir daí, faça alguns questionamentos aos alunos para compreender qual o conhecimento prévio do assunto:

  • Você sabe o que é território?
  • Você sabe o que são territórios indígenas?
  • Você conhece algum?
  • De quem eram as terras no Brasil antes da colonização?

Essas questões você pode escrever no quadro para que os alunos copiem e

Tempo sugerido: 13 minutos

m seus cadernos, ou projetar esse slide, se a sua escola dispor dos recursos necessários. Essa etapa é importante para que você consiga desconstruir visões estereotipadas sobre o que são os territórios indígenas e os próprios povos em si.

Para essas questões, é esperado que os alunos respondam:

  • Um local que pertence à alguém.
  • Lugar onde moram os indígenas
  • As terras eram dos povos originários.

Como adequar à sua realidade: Caso você viva em uma região onde haja territórios indígenas ou esteja em um deles, adeque a suas questões, relacionando-as com esses territórios regionais.

Para você saber mais: Se julgar necessário entender melhor como funciona a demarcação das terras indígenas no Brasil atualmente, acesse a área do site da FUNAI que explica como as demarcações acontecem, disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas. Acesso em: 05 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.

  • Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
  • Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
  • Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
  • Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
  • Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.

Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.

O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018

O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:

https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.

Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa etapa serve para que os alunos sistematizem os conhecimentos adquiridos durante a aula. Ainda em grupos, os alunos devem debater e elaborar um consenso do grupo que sintetize as reflexões que fizeram sobre o tema após a leitura e análise das fontes. Você orientou os alunos a realizar uma leitura comparativa, agora, oriente para que as reflexões também caminhem nesse sentido. O grupo deverá elaborar um texto curto, de até 5 linhas, que sintetize o que eles concluíram da análise das três fontes históricas. Os alunos deverão registrar o texto em seus cadernos e realizar cada grupo a leitura coletiva do resultado para a sala, assim todos compartilham dos conhecimentos adquiridos.

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