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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - O destino do negro no Brasil pós-abolição

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O destino do negro no Brasil pós-abolição

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Impressão do trecho texto “O ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco.
  • Impressão do infográfico do Atlas da Violência de 2018.
  • Caderno e caneta.

Material complementar:

  • Trecho do texto “O Ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

  • Infográfico do Atlas da Violência de 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola. Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Professor, nesta etapa você irá introduzir a discussão que será desenvolvida durante a aula, sendo a chave para que os alunos entendam o assunto a ser trabalhado durante esta sequência didática.

Para você saber mais:

Professor, se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse o dossiê da Biblioteca Nacional Digital dos Movimentos Abolicionistas brasileiros, disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-de-escravos-no-brasil/movimentos-abolicionistas-e-alforrias/.
Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.

  • Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
  • Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
  • Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
  • Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.

Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.

Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.

  • Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
  • Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
  • Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
  • Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.

Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.

Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Professor, esta etapa deve sintetizar as reflexões realizadas pelos alunos após as análises dos documentos realizadas nas etapas anteriores.
  • Cada dupla deverá produzir um quadro comparativo, igual ao deste slide, onde deverão listar cinco permanências e cinco mudanças na realidade da população negra desde o Império até os dias de hoje.
  • Você pode reproduzir o modelo deste slide no quadro para que as duplas copiem em seus cadernos ou projetar para a sala, se assim for possível.
  • O quadro deverá ser preenchido com base nas reflexões sobre os documentos analisados na aula.
  • Professor, as expectativas de respostas para o preenchimento do quadro estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ernzp8eZuZca6FdgvBh7YvP9egF7V3694egYzHxjAr6m3wSEfnG9Vnh7usYF/his8-19und02-expectativas-de-respostas.pdf

As respostas podem variar de acordo com o perfil de cada turma, mas é interessante que haja a orientação para que sigam o caminho indicado pelas fontes, como mostrado nas expectativas de respostas. Professor, você não precisa imprimir ou compartilhar com os alunos, a expectativa de respostas é apenas uma orientação para o seu trabalho.

  • As duplas que quiserem podem ler em voz alta o resultado de seu quadro para que toda a sala possa refletir sobre as questões colocadas por cada um.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Impressão do trecho texto “O ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco.
  • Impressão do infográfico do Atlas da Violência de 2018.
  • Caderno e caneta.

Material complementar:

  • Trecho do texto “O Ideal abolicionista”, de Joaquim Nabuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

  • Infográfico do Atlas da Violência de 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola. Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Professor, nesta etapa você irá introduzir a discussão que será desenvolvida durante a aula, sendo a chave para que os alunos entendam o assunto a ser trabalhado durante esta sequência didática.

Para você saber mais:

Professor, se julgar necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse o dossiê da Biblioteca Nacional Digital dos Movimentos Abolicionistas brasileiros, disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-de-escravos-no-brasil/movimentos-abolicionistas-e-alforrias/.
Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.

  • Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
  • Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
  • Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
  • Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.

Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.

Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

Distribua, junto com o Atlas da Violência, o trecho do texto “Desigualdade como legado da escravidão no Brasil”, por Maria Teresa Manfredo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FXZcbd6728sYvGdvvctf5z6nVqUnqW4VrBpsJy2hYfkPce8D7KsaBaxPcSPp/his8-19und02-contexto-problematizacao.pdf

Professor, se não for possível realizar a impressão, você pode escrever os dados presentes no infográfico no quadro, realizar a leitura coletiva para a sala, ou projetar este slide, se dispor dos recursos necessários.

  • Oriente a análise do infográfico e do texto a ser realizada pelos alunos, dando ênfase ao fato de que a população que mais sofre com a violência no Brasil é justamente a população negra. Relacione este fato como um dos legados da escravidão no Brasil.
  • Certifique-se de que os alunos consigam relacionar a análise do primeiro documento textual, datado da época do Império, com esta segunda leitura atual, podendo comparar o ideal abolicionista com a realidade racial construída no Brasil.
  • Auxilie a reflexão dos alunos, garantindo que eles percebam como as desigualdades entre negros e brancos estão presentes em todos os âmbitos da nossa sociedade não só no que diz respeito à violência.
  • Questione sobre o acesso à educação da população negra com relação à branca bem como a representatividade e igualdade de oportunidades.

Como adequar à sua realidade: Professor, você pode dar ênfase aos dados do seu estado presentes no Atlas da Violência, direcionando a discussão para analisar a desigualdade racial dentro da sua realidade.

Para você saber mais: Professor, se tiver interesse, acesse o material completo do Atlas da Violência de 2018, disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=33410&Itemid=432. Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Professor, caso ache necessário, pode acessar o texto completo usado como fonte, disponível em https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/ . Acesso em: 2 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Professor, esta etapa deve sintetizar as reflexões realizadas pelos alunos após as análises dos documentos realizadas nas etapas anteriores.
  • Cada dupla deverá produzir um quadro comparativo, igual ao deste slide, onde deverão listar cinco permanências e cinco mudanças na realidade da população negra desde o Império até os dias de hoje.
  • Você pode reproduzir o modelo deste slide no quadro para que as duplas copiem em seus cadernos ou projetar para a sala, se assim for possível.
  • O quadro deverá ser preenchido com base nas reflexões sobre os documentos analisados na aula.
  • Professor, as expectativas de respostas para o preenchimento do quadro estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ernzp8eZuZca6FdgvBh7YvP9egF7V3694egYzHxjAr6m3wSEfnG9Vnh7usYF/his8-19und02-expectativas-de-respostas.pdf

As respostas podem variar de acordo com o perfil de cada turma, mas é interessante que haja a orientação para que sigam o caminho indicado pelas fontes, como mostrado nas expectativas de respostas. Professor, você não precisa imprimir ou compartilhar com os alunos, a expectativa de respostas é apenas uma orientação para o seu trabalho.

  • As duplas que quiserem podem ler em voz alta o resultado de seu quadro para que toda a sala possa refletir sobre as questões colocadas por cada um.

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